Recontro de Valdevez - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo
Publicado em Março 1, 2017

Recontro de Valdevez, Arcos de Valdevez

Portugal [ Arcos de Valdevez ]

Dois cavaleiros enfrentam-se na beira-rio dos Arcos de Valdevez? O que significam aquelas estátuas no Campo do Transladário? Representam um dos momentos mais importantes destas terras e que influenciaram o destino da história de Portugal.

As estátuas, da autoria do escultor José Rodrigues, representam um dos momentos mais importantes na fundação de Portugal, ou melhor, que antecipou a independência do Condado Portucalense.

O que aconteceu?

Em 1141, os exércitos de Afonso Henriques e do seu primo, Afonso VII de Castela e Leão, encontram-se e teve lugar uma espécie de torneio medieval, a que se chamou de Recontro de Valdevez, que evitou a batalha campal.

Foram selecionados os melhores cavaleiros, de ambos os lados, para lutarem no torneio. A sorte ficou do lado dos homens de Afonso Henriques (que queria autonomia para o território português) e assim terminam as ambições de Afonso VII de Castela e Leão.

E sabiam que esse momento histórico está marcado nos painéis de azulejos na estação de São Bento, na cidade do Porto?

O Recontro de Valdevez é recriado todos os anos no Paço de Giela, nos Arcos de Valdevez, no início do mês de julho.

Desafio 2017 – #60 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Recontro de Valdevez - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Recontro de Valdevez – Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo