Praça dos Segadores - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 2, 2017

Os segadores, Macedo de Cavaleiros

Norte/ Portugal [ Macedo de Cavaleiros/ Uma fotografia por dia... ]

Em Macedo de Cavaleiros, por terras de Trás-os-Montes, no norte de Portugal, há uma praça, mesmo no centro da cidade, que homenageia os “segadores”. Sabe quem são?

Na mesma praça, junto ao Museu de Arte Sacra, estão três estátuas: duas de homens (os trabalhadores), que estão a conversar, e uma outra, de uma mulher, de cabaz à cabeça, que era quem levava a merenda para o “mata-bicho”, quando faziam a pausa nos trabalhos nos campos. Os segadores eram quem ia para para os campos segar, ou seja, ceifar o trigo, com as foices.

Praça dos Segadores - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Praça dos Segadores – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

No dicionário: se·gar
(latim seco, -are, cortar)
verbo transitivo
1. Cortar com gadanha ou foice (ex.: segar o trigo; segar erva). = CEIFAR
2. Cortar finamente (ex.: segar as folhas da alface).

Praça dos Segadores - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Praça dos Segadores – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

“Ao concelho de Macedo de Cavaleiros chamavam noutros tempos o “concelho da fouce”. Com razão. Eram terras ricas de cereal e por isso era a fouce (também dita seitoura) a alfaia definitiva.
Macedo não se envergonhava do chamadouro. pelo contrário, ele inculcava fartura de pão na arca. Por meados do século, ainda a ceifa mecanizada vinha longe, acudiam à vila os segadores em busca de quem os justasse.
Vinham todos os anos, de terras longínquas, aproveitar a oportunidade sazonal de ganhar umas jeiras. E, com eles, vinha a alegria às ruas de Macedo, sobretudo na feira de São Pedro ou “dos segadores”, a 29 de junho.

Estou a vê-los: em bando numerosos e garridos, cada bando como que arregimentado sob o seu pendão, desfilavam pelas ruas centrais da vila e vinham juntar-se na Praça dos Segadores, entre cantigas e o seu pezinho de chula, à espera de lavrador precisado que os apalavrasse.
Feito o ajuste, lá iam no dia marcado para o calvário imenso da segada, também ela feita entre cantigas, mas agora dolentes, como se a música fosse o único queixume de andar dias inteiros, dobrados pelos rins, curtindo sóis e sedes, a segar o pão”.
(Texto de A. M. Pires Cabral, escritor e poeta transmontano)

Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia vão encontrar uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma.

Desafio 2017 – #33 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Praça dos Segadores - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Praça dos Segadores – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo