A vila do Pinhão é um dos pontos centrais – senão mesmo o centro – da Região Demarcada do Douro. Era daqui que saía (e sai) quase todo o Vinho do Porto. Antigamente, partiam as pipas nos barcos rabelos, e depois em vagões, a partir da estação de comboios, em direção às caves de vinho em Vila Nova de Gaia.
A vila fica ladeada pelos rios Douro e Pinhão e, em 1933, já dava que falar. “Foi pioneira na na rede eléctrica e iluminação pública, sendo a primeira freguesia do distrito de Vila Real a ter telefone, correio permanente e água canalizada”, refere o site da Câmara Municipal de Alijó.
A Estação do Pinhão é um dos locais que deve visitar. Foi construída no século XIX e os azulejos, que retratam as terras durienses e cenas de vindimas, foram colocados em 1937.
Aliás, todo o comércio do Pinhão é virado para os vinhos e turismo, com cafés, restaurantes, hotéis, provas, visitas a quintas, artesanato, passeios de barcos, etc.
A partir de maio até outubro é quando a região duriense é mais visitada. Principalmente na época de vindimas, altura em que os turistas vêm preparados para participarem na apanha das uvas, na pisa nos lagares e, claro, experimentar os néctares do Douro.
A vila, com quase 700 habitantes (dados de 2011) recebe cerca de 400 mil turistas por ano. São muitos apaixonados por vinhos e pelo Alto Douro Vinhateiro. A paisagem do Pinhão está dentro da classificação da UNESCO como Património Cultural da Humanidade.
Pontos do Pinhão a visitar:
– Ponte: concluída em 1906, é constituída por um tabuleiro metálico e três ramos com vãos de 68,7m;
– Estação do Pinhão e os seus azulejos (saiba mais sobre a estação ferroviária e os seus azulejos aqui no Viaje Comigo);
– Os montes com socalcos, trabalhados pelo Homem, repletos de vinhas em redor do Pinhão;
– Do lado esquerdo do rio Douro, está a entrada para a loja da Real Companhia Velha e entrada na Quinta das Carvalhas. Uma das empresas e quintas mais antigas da região. Tem também visitas e programas específicos na época de vindimas;
– Visitar e fazer provas na Quinta da Roêda, que tem jogos de castas para os visitantes e programas nas vindimas;
– Provas na Quinta do Bomfim, junto da linha de comboio do Pinhão e com vista para o rio Douro;
– Também pode fazer provas no Vintage House Hotel e ficar lá instalado. Todos os quartos têm vista para o Douro e tem ainda um restaurante Rabelo com a gastronomia regional. Sem dúvida um local a visitar;
– Na zona ribeirinha estão diversos outros restaurantes e bares: Restaurante Bar Veladouro; Restaurante Bar LBV 79; Restaurante Caisa da Foz; etc, são apenas alguns exemplos.
– Suba até ao Miradouro de Casal de Loivos, que tem uma vista panorâmica sobre a vila do Pinhão
Marque na agenda a festa no Pinhão: Nossa Senhora da Conceição, no segundo domingo de julho.
Se puder faça a viagem de comboio da linha do Douro, junto ao rio. É uma viagem muito bonita. O comboio parte do Porto para a Régua e daí passará pelo Pinhão (tem poucos horários diários).
Pode também fazer o passeio com um Comboio Histórico do Douro, de locomotiva a vapor e animação a bordo. Funciona de maio a outubro e tem todas as informações aqui.