Fogaça da Feira - Direitos Reservados Fogaça da Feira - Direitos Reservados Município de Santa Maria da Feira
Publicado em Março 31, 2016

Receita da Fogaça da Feira

Gastronomia [ Receitas ]

Este é um doce que me faz lembrar os domingos em família, a provar a fogaça ainda quente – com ou sem manteiga. A Fogaça é um pão doce tradicional de Santa Maria da Feira, e o seu formato tenta imitar a imagem da torre de menagem do Castelo, com os seus quatro coruchéus.

Várias são as casas do concelho de Santa Maria da Feira que a produzem tal como antigamente. Apesar da Festa das Fogaceiras ser celebrada a 20 de janeiro, as fogaças são vendidas o ano inteiro!

E diz a tradição que, por ocasião da Festa das Fogaceiras, os santamarianos (habitantes de Santa Maria da Feira) enviem fogaças aos familiares e amigos, mesmo aos que se encontram longe. Não se esqueçam de nós 😀

Ingredientes da Fogaça da Feira - Direitos Reservados Município de Santa Maria da Feira

Ingredientes da Fogaça da Feira – Direitos Reservados Município de Santa Maria da Feira

Fazer a Fogaça da Feira - Direitos Reservados Município de Santa Maria da Feira

Fazer a Fogaça da Feira – Direitos Reservados Município de Santa Maria da Feira

RECEITA DA FOGAÇA DA FEIRA

INGREDIENTES

– Farinha de trigo
– Ovos
– Açúcar
– Manteiga
– Fermento de padeiro
– Água
– Canela
– Sal
– Sumo e raspa de casca de limão

Receita Fogaça da Feira - Direitos Reservados Município de Santa Maria da Feira

Receita Fogaça da Feira – Direitos Reservados Município de Santa Maria da Feira

CONFEÇÃO

1. Dissolve-se o fermento na água tépida e junta-se farinha de trigo até se obter uma massa mole. Se o ambiente for ameno, deixa-se levedar 15 minutos.

2. Depois adicionam-se os ovos, o açúcar previamente peneirado com a canela, a manteiga, o sal, a raspa e o sumo dos limões e a farinha necessária para se obter uma massa um pouco mais consistente do que a do pão.

3. Deixa-se fermentar 30 minutos, o tempo necessário para a massa dobrar de volume.
Nesta altura, formam-se bocados de massa do tamanho que se pretende fazer a fogaça e moldam-se num rolo comprido, semelhante a uma serpente. Depois, começa-se a enrolar pelo lado mais largo, resultando uma pirâmide.

4. À medida que vão sendo enroladas, as pirâmides vão sendo colocadas no tendal (tabuleiro forrado com um pano polvilhado com farinha), onde voltam a crescer (entre 30 minutos a 1 hora).

5. Colocam-se as fogaças em fila na pá do forno e pincelam-se com ovo batido. Com uma tesoura, dão-se quatro golpes no topo da pirâmide, dos quais resultarão os quatro coruchéus da torre de menagem do Castelo.

6. Introduzem-se as fogaças em forno bem quente e, 15 minutos depois, puxam-se para fora (com a ajuda da pá) e, à mão, separam-se as “torres do Castelo”, permitindo, assim, que o calor penetre no interior das fogaças, cozendo-as uniformemente.

Bom apetite!

Forno da Fogaça da Feira - Direitos Reservados Município de Santa Maria da Feira

Forno da Fogaça da Feira – Direitos Reservados Município de Santa Maria da Feira

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo