Já conhecem o 28A, em Lisboa? Não? Então ponham na vossa “to do list”! Primeiro, há que esclarecer o que é um Supper Club: não, não é um restaurante. É um conceito internacional, com cada vez mais fãs em Portugal, que consiste em fazer uma refeição no conforto de uma casa particular, longe do rebuliço dos restaurantes. Com mais privacidade, mais conforto e comida caseira, mas sempre com toques contemporâneos.
Esta foi a minha primeira experiência no género e não podia ter sido melhor. É como ir jantar, ou almoçar, a casa dos amigos, mas com experiências gastronómicas bem mais rebuscadas e perfecionistas. A cozinha é orgânica, onde são usados produtos frescos, daí o menu mudar sazonalmente.
A gastronomia portuguesa é a pedra basilar, mas a isso tem que adicionar sabores de outros países e ainda a criatividade do Gonçalo e da Íris, os nossos anfitriões, que são os mestres cozinheiros deste Supper Club.
A sala do 28A é acolhedora, bem decorada e tem ainda um pátio, ideal para churrascadas de verão, ou brunches em dias soalheiros. Sabemos que deve estar curioso e querer saber onde fica, mas essa informação só será dada após a reserva.
Existem menus fixos mas, no nosso caso, foi surpresa e calhou muito bem! Quando os anfitriões foram às compras havia uma grande panóplia de frutos exóticos e isso foi muito bem explorado durante a refeição.
Para começar, uma caseira manteiga de jalapeños e maple syrup (xarope de ácer).
De entrada: ceviche de peixe espada preto, batata doce, pepino, rabanete e espuma de maracujá doce. Uma verdadeira delícia! Yuuuumiii!!!
O prato principal foi carne maturada, durante um mês, com manteiga clarificada. Para acompanhar: o já famoso arroz de limão (sim, já nos tinham falado dele!) do 28A e esparregado de banana-maçã – fomos as felizes cobaias deste criativo esparregado. Dias depois ainda me sinto o cão do Pavlov ao recordar estas iguarias!
Para terminar (em grande!) deliciamo-nos com panacota de cacau e chilly, creme e sorvete de framboesa, framboesas petrificadas, chocolate e chilly caramelizado. Uma sobremesa muito diversificada e com muita criatividade.
Como adiantamos no início: o 28A não é um restaurante e, por isso, só faz duas marcações por semana, sendo que é você quem escolhe o dia. Podem ser almoços ou jantares, e tem ainda brunch aos domingos com a típica American Apple Pie, Mimosas, carne de porco fumada, ovos Benedict, panquecas e muito mais… Vale a pena acordar mais tarde para o brunch! 😀
Para reservar? Muito simples. Mandar um e-mail com o número de pessoas (máximo 8) e com o menu pretendido para o grupo. Não tem companhia? Não há problema algum! Junta-se a um grupo e fica a conhecer novas pessoas e os divertidos anfitriões.
O melhor? O ambiente de casa, confortável, onde podemos estar à vontade e até mais tarde (do que num restaurante comum), o convívio, sem ter que cozinhar e sem ter de arrumar depois…. Esta minha primeira experiência num Supper Club foi excelente e, por isso, recomendo veemente uma visita ao 28A, que me fez planear a próxima ida a Lisboa com alguma ansiedade! Aliás, para quem vai visitar a capital portuguesa, os anfitriões dão várias dicas da cidade das Sete Colinas.
INFORMAÇÕES
Marcações: 28a.lisbon@gmail.com
A morada ser-lhe-á dada no dia da reserva.
Preço: 40€ por pessoa (bebidas incluídas)
Site
Texto: Rafaela Santiago