O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no município de Ourém (distrito de Santarém), é visitado por milhares de fiéis todos os anos. Mas, é no dia 13 de maio, data em que se celebra a primeira aparição da Virgem, que o local recebe milhares de peregrinos, que mostram a sua devoção.

Basílica da Santíssima Trindade em Fátima © Viaje Comigo

Fátima, “Milagre do Sol” – Direitos Reservados do Santuário
Reza a história que, a 13 de maio de 1917, três crianças – Lúcia (10 anos), Francisco (9 anos) e Jacinta (7 anos) – enquanto apascentavam o seu pequeno rebanho, depararam-se com um forte clarão sobre uma pequena azinheira (onde posteriormente se construiu a Capelinha das Aparições). Esse clarão tomou a forma de uma senhora segurando um terço, que os advertiu para a importância de rezar e que iria aparecer durante os seguintes 5 meses, no mesmo local, à mesma hora. Avisou ainda, que iria revelar a sua identidade e realizar um milagre no último dia da sua aparição.

Pastorinhos de Fátima © Viaje Comigo

Azinheira no Santuário de Fátima © Viaje Comigo
Nos meses que se seguiram, Nossa Senhora revelou três profecias aos pastorinhos e a 13 de outubro, do mesmo ano, a Senhora disse-lhes que era a “Senhora do Rosário” e deu-se o “Milagre do Sol”: a estrela começou a girar vertiginosamente e a forte chuva que caía findou e as roupas das pessoas que assistiam, secaram no mesmo instante.
Desde então, o local tornou-se um oásis espiritual e um dos maiores centros da fé cristã em Portugal, sendo ainda um dos mais relevantes no mundo, atraindo milhares de devotos dos quatro cantos do globo.

Fátima – Direitos Reservados Luís de Oliveira

Santuário de Fátima © Viaje Comigo
O QUE VISITAR EM FÁTIMA?
O Viaje Comigo deixa algumas sugestões dos pontos mais importantes e do que ver na sua visita:
Basílica da Santíssima Trindade
Este imponente e moderno edifício circular foi inagurado em 2007 com o objetivo de acolher o número crescente de visitantes, uma vez que a Basílica de Fátima não tinha espaço suficiente. A Basílica, assinada pelo arquiteto Alexandros Tomazis, tem capacidade para cerca de 8 mil pessoas e, no seu interior, tem trabalhos de inúmeros artistas, como os azulejos de Siza Vieira, a monumental Cruz Alta de Robert Schad, entre outros.

Basílica da Santíssima Trindade em Fátima © Viaje Comigo

Basílica da Santíssima Trindade em Fátima © Viaje Comigo
Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Este grandioso conjunto arquitetónico, inaugurado a 7 de outubro de 1953, foi criado pelo holandês Gerard Van Kriechen e continuado pelo arquiteto João Antunes. No exterior, sobressai o mosaico que evoca a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora, a torre sineira, o carrilhão composto por 62 sinos e a coroa de bronze, que pesa 7.000 quilos.
No interior, além de todos os símbolos religiosos, tem o imponente orgão de tubos (com cerca de 12 mil tubos).

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima © Viaje Comigo
Capela das Aparições
Nesta capela, por onde os devotos passam, encontra o pedestal com a imagem de Nossa Senhora, que marca o local exato onde outrora existiu a azinheira sob qual a Virgem apareceu aos pastorinhos a 13 de maio de 1917. A árvore desapareceu, levada ao longo dos anos, ramo a ramo, pelos muitos peregrinos que por aqui passaram. Aqui são celebradas diversas missas, ao longo do dia, em diferentes idiomas.

Fátima, imagem de Nossa Senhora, Capelinha das Aparições – Direitos Reservados

Capelinha das Aparições no Santuário de Fátima © Viaje Comigo
Monumento ao Sagrado Coração de Jesus
No centro do recinto de Oração, em frente à Capelinha das Aparições, ergue-se a imagem em bronze dourado de Jesus Cristo. Foi oferecida por um peregrino e benzida por Mons. João Beda Cardinale, Núncio Apostólico, em 1932.
Muro de Berlim
Este monumento recorda a queda do Muro de Berlim e do “fim do comunismo” – revelado como um dos segredos de Fátima – e foi oferecido por um português, na altura emigrado na Alemanha. Este imenso bloco do Muro pesa 2.600 quilos, mede 1.20 metros de largura e 3.60 de altura.
Presépio
Junto do edifício da Reitoria está edificado o presépio, trabalho do escultor José Aurélio, inaugurado em 1999, no Dia de Natal. É triangular, evocando a Santíssima Trindade, com 5 metros de largura e outros 5 de altura, e à noite poderá vê-lo todo iluminado.

Fátima, presépio do escultor José Aurelio – Direitos Reservados do Santuário
COMO IR PARA FÁTIMA
Fátima fica a 130 km de distância de Lisboa, 85 km de Coimbra e 200 km do Porto. Se não for de carro, a melhor opção, é ir de camioneta, uma vez que pára a cerca de 10 minutos do centro a pé, enquanto que a estação de comboios fica a mais de 20 Km de distância.
Também existem muitas companhias e agências que fazem as excursões de um dia até Fátima.
Pode ver horários e preços das camionetas no site da Rede Expresso.

Santuário de Fátima © Viaje Comigo
ONDE FICAR EM FÁTIMA
Há uma grande diversidade de alojamento em Fátima. Pode ver aqui variados espaços e os preços para as datas em que quer visitar Fátima. É só clicar aqui.

Santuário de Fátima © Viaje Comigo
INFORMAÇÕES
Santuário de Fátima, Fátima, Portugal
Contactos: (+351) 249 539 623
Nota: se pretende evitar as maiores confusões, não vá perto da data do 13 de maio. Também os dias 13 de cada mês são os que mais gente levam ao Santuário.
Texto: Rafaela Santiago

Santuário de Fátima © Viaje Comigo

Santuário de Fátima © Viaje Comigo

Santuário de Fátima © Viaje Comigo