Por não haver muita informação sobre a Muralha Fernandina, no Porto, este local poderá ser um dos segredos mais bem escondidos da cidade. A entrada? É feita por uma porta mesmo ao lado da Igreja de Santa Clara. Neste momento, está em obras e não pode ser visitado, mas pode ver aqui no Viaje Comigo, no vídeo e fotografias.
A localização da Muralha Fernandina fica perto da Sé do Porto, com uma vista que abrange o rio Douro, a ponte Luís I, a marginal de Gaia, a ponte do Infante, a Serra do Pilar e, à esquerda, o Funicular que sobe mesmo ao lado. No final da muralha, do século XIV, está uma espécie de torre que é considerada um miradouro excelente, como se pode ver neste vídeo.
Reza a história, que as muralhas foram mandadas edificar pelo rei D.Afonso IV, em 1336, para defesa da cidade. Como a construção só foi concluída em 1376, já no reinado de D. Fernando, as muralhas ficaram sempre conhecidas como Fernandinas.
No início, a muralha, tinha várias portas e postigos espalhados pela cidade – incluindo Batalha e Cordoaria – atualmente só este pedaço é visitável mas, na Ribeira, também encontra outros vestígios como, por exemplo, o Postigo do Carvão – local que recebia precisamente o carvão e abastecia a cidade, a partir dali.
Com o crescimento da cidade, as muralhas foram desaparecendo, tendo visto também diminuída a sua importância estratégica militar. Com o crescimento da cidade, a parte muralhada era incompatível com o alargamento de ruas e construções de novos edifícios.
Segundo o site de turismo da Câmara do Porto: “Presentemente existem ainda dois trechos, um localizado junto à Rua Arnaldo Gama intitulado Trecho dos Guindais e o outro junto das Escadas do Caminho Novo, intitulado Trecho do Caminho Novo. Ponto integrante da Rota Urbana do Vinho”.
INFORMAÇÕES
Entrada pela Igreja de Santa Clara, Largo Primeiro de Dezembro, Porto, Portugal
Horário de abertura: de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00