Vassouras - Fazenda Cachoeira Grande. Crédito para Mapa de Cultura-RJ
Publicado em Novembro 10, 2015

Talentos do Brasil Rural dá a conhecer antigas fazendas e comunidades indígenas

Américas/ Brasil

O projeto Talentos do Brasil Rural quer juntar o turismo e as culturas e atividades da agricultura familiar. Assim, foram criados programas, de rotas turísticas e roteiros definidos, para visitar fazendas e cafezais e comunidades indígenas no Brasil.

Se a história do Brasil está ligada à agricultura, desde a época colonial, as produções marcaram o curso do país… hoje em dia, o Brasil é o maior produtor e exportador de café e cana-de-açúcar do mundo, e de cacau no continente Americano. O país tem atualmente mais de quatro milhões de estabelecimentos de agricultura familiar, o que representa 84% das propriedades rurais brasileiras.

O projeto “Talentos do Brasil Rural” é do Ministério do Turismo do Brasil, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, e quer colocar os visitantes a conhecerem as antigas fazendas, podendo acompanhar colheitas e experimentar o típico café rural.

Vale do Anari - Rondonia - Brasil - Cafe organico - Waldir Ruela. Mutirao de trabalho - Ministerio do Desenvolvimento Agrario - © Marcelo Curia

Vale do Anari – Rondonia – Brasil – Cafe orgânico – Waldir Ruela. Mutirao de trabalho – Ministério do Desenvolvimento Agrário – © Marcelo Curia

ROTA DO CAFÉ

A Rota do Café dá a conhecer as fazendas históricas onde viveram os barões do café, entre 1850 e 1860.
Vassouras, no Rio de Janeiro, é um dos melhores locais para contemplar o mobiliário da época.
Nalguns locais, os visitantes podem experimentar vários tipos de café num salão decorado ao estilo Belle Époque, como se estivessem em Paris no final do século XIX.
Em Vassouras pode-se visitar também a fazenda Cachoeira Grande, uma propriedade com vários cafezais e com alojamento para turistas. A fazenda foi restaurada e o mobiliário antigo está preservado e é o próprio dono que conta a história da fazenda aos visitantes. O passeio inclui ainda uma visita ao lago e aos jardins, vista aérea do pátio de café, visita às ruínas das antigas senzalas, onde moravam os escravos, e ao local onde se encontram as antigas máquinas movidas a água.

Turismo Rural - Café. Crédito para Ascom-MDA

Turismo Rural – Café. Crédito para Ascom-MDA

Rota Café com Cachaça

Além de ser um dos maiores produtores de café, o Brasil é também o principal fabricante de cachaça – a bebida típica feita a partir da cana-de-açúcar. E as duas bebidas fazem o roteiro de turismo rural no sudeste de Minas Gerais. Denominado Café com Cachaça, este passeio dá a oportunidade de os turistas conhecerem os processos produtivos artesanais das bebidas sob o cuidado de agricultores familiares. A propriedade da Cachaçaria Guaraciaba, por exemplo, considerada uma das melhores cachaças do Brasil, permite visitas aos terrenos para se observar de perto como é feita a bebida.

Turismo Rural - Cachaça. Crédito para Paulo H. Carvalho-MDA

Turismo Rural – Cachaça. Crédito para Paulo H. Carvalho-MDA

ROTA DAS FLORESTAS

Rota do Tucorin – Turismo Comunitário no Baixo Rio Negro (Amazónia)

O Brasil é um dos maiores “pulmões” do planeta, já que abriga a maior floresta tropical do mundo, a Amazónia. Além disso, no país há cerca de 817 mil indígenas no Brasil, de 305 etnias e 274 idiomas.
Através deste roteiro Tucorin, os visitantes podem conviver com os índios, que vivem no interior da mata amazónica, mais precisamente no Baixo Rio Negro. O acesso às comunidades é feito por via fluvial e, para outras, é necessário percorrer trilhos a pé pela floresta.

Turismo Rural - Indígena. Crédito para Leopoldo Silva-MTur (2)

Turismo Rural – Indígena. Crédito para Leopoldo Silva-MTur (2)

Turismo Rural - Indígena. Crédito para Leopoldo Silva-MTur

Turismo Rural – Indígena. Crédito para Leopoldo Silva-MTur

Rota da Mata Atlântica de Minas

Do outro lado do país, junto à costa, situa-se a Mata Atlântica, também uma das maiores florestas do Brasil, classificada como Património Nacional da Humanidade. Esta floresta estende-se ao longo de mais de um milhão de km² e abrange 17 estados.
A fauna e a flora locais incluem cerca de 20 mil espécies vegetais, 261 espécies de mamíferos, 200 répteis, 370 anfíbios, 350 peixes e 849 aves.
Através do roteiro Mata Atlântica de Minas, os visitantes podem conhecer as cidades situadas entre os vales e montanhas da floresta mineira e acampar numa das regiões com a maior quantidade de lagos do país. A viagem tem uma duração prevista de três dias e, entre as principais atividades, destacam-se os passeios noturnos de barco para observação de animais, o arvorismo, as caminhadas e rapel.

Rota do Café e da Cachaça. Brasil Rural. Crédito para Shutterstock-MDA

Rota do Café e da Cachaça. Brasil Rural. Crédito para Shutterstock-MDA

Brasil Rural - Vale dos Vinhedos. Crédito para Portal Brasil

Brasil Rural – Vale dos Vinhedos. Crédito para Portal Brasil

Turismo Rural. Crédito para Ascom-MDA

Turismo Rural. Crédito para Ascom-MDA

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo