A GRZ- Grande Rota do Zêzere permite percorrer os 370 Km de extensão que ligam a nascente do Rio Zêzere, no Covão D’Ametade, na Serra da Estrela, até à sua foz, em Constância, onde encontra o Rio Tejo.
Esta é a primeira grande rota multidisciplinar do país, podendo ser percorrida a pé, de bicicleta e de canoa.
Os 370 Km de extensão da GRZ percorrem 13 concelhos: Manteigas, Covilhã, Guarda, Fundão, Pampilhosa da Serra, Vila de Rei, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Ferreira do Zêzere, Abrantes e Constância.
Rota multimodal
O percurso desta Grande Rota foi projetado para poder ser feito a pé, de bicicleta ou de canoa. Assim, pode realizar-se de forma contínua e encadeada, ou recorrendo a mais do que uma disciplina.
São inovadoras as 13 Estações Intermodais, ao longo do percurso. Instaladas em locais próximos do rio, as Estações são estruturas de apoio, que permitem aos utilizadores da rota alternarem o modo de locomoção ao longo do itinerário (pedestre, BTT e canoa), sem necessidade de sair do percurso para trocar o equipamento utilizado, ou seja, bicicletas e canoas.
Outra das caraterísticas desta rota é a existência de percursos complementares, quer circulares como Pequenas Rotas em torno de pontos onde a GRZ passa, fixando utilizadores mais tempo num determinado ponto, quer derivações a partir do itinerário principal que levam os utilizadores a áreas geográficas e pontos de interesse próximos, como as Aldeias do Xisto, as praias fluviais, as albufeiras e barragens, entre outros.
O Rio Zêzere nasce na Serra da Estrela, a cerca de 1900m de altitude, junto ao Cântaro Magro, onde se define o início do maior vale glaciar da Europa (13 km). Seguindo para sudoeste, pela região da Beira Interior, Pinhal Interior e Médio Tejo, conflui com o rio Tejo a oeste de Constância, após um curso de cerca de 248 quilómetros. Depois do Mondego, é o segundo maior rio exclusivamente português.