Bergamo é um paraíso para os foodies e não deixa a típica gastronomia italiana ficar mal: desde as pizzas com ingredientes frescos, passando por raviolis caseiros, até aos risottos saborosos.
Mas, esta cidade dá o seu toque pessoal e tem, na sua bandeira culinária, a polenta – um alimento muito antigo, diz-se ser até anterior ao pão – com base em farinha de milho. É usado como acompanhamento e feito de diversas formas e feitios… e é delicioso!
Ficam aqui os restaurantes onde o Viaje Comigo se deleitou em Bergamo! Bom apetite!
No primeiro dia da viagem fomos almoçar à La Vendemmia, na parte baixa de Bergamo. Este típico restaurante tem, à sua frente, um bonito jardim e, ao seu redor, paisagens verdejantes.
Para jantar, subimos o Monte San Vigilio para conhecermos o Restaurante Baretto. Para lá chegar, pode apanhar o funicular e tem acesso rápido ao apetitoso destino.
Prepare-se para uma vista deslumbrante num ambiente romântico e comida maravilhosa…
Manzo all’olio com polenta Bergamasca
Risotto alla zucca com culatello crocante
Sobremesas
Outro almoço maravilhoso, desta vez na Taverna de Babalè, em Scanzorosciate, perto de Bergamo. Mais uma vez, foi uma ótima refeição, o staff simpático e o espaço muito acolhedor.
Carne de porco acompanhada com a tradicional polenta com queijo
Bolo de maçã caseiro
Como não podia deixar de ser, em Itália, há que comer pizza! Fomos jantar umas pizzas deliciosas no Da Mimmo, na parte antiga da cidade. Neste restaurante tem ruínas, no seu interior, admiradas à luz das velas, o que o torna um local romântico por excelência! Diz ter sido o primeiro restaurante em Bergamo a fazer pizzas, e fá-las tão mas, tão bem… que as imagens não fazem jus ao seu sabor!
E os italianos não só de pizzas e pasta percebem, os doces são uma tentação, desde biscoitos, a bolos, a chocolate…
Este é o doce típico de Bergamo, a polenta doce