O concelho de Santo Tirso convida a explorar a diversidade paisagística, dos montes aos parques urbanos, e os seus contrastes entre as construções religiosas e as modernas esculturas espalhadas pela cidade. Aliás, é provavelmente a cidade portuguesa com mais obras de arte na rua, de artistas nacionais e internacionais, graças às iniciativas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao Ar Livre.
Santo Tirso é também um concelho de grande tradição artesanal, estando nele sediada a Confraria do Caco, de renome internacional.
Ao visitar Santo Tirso não pode deixar de provar alguns dos produtos locais, como os famosos jesuítas da histórica Confeitaria Moura, os limonetes e as bolachas do Mosteiro de Santa Escolástica.
Não se esqueça de experimentar também os galardoados vinhos verdes, produzidos nesta região, e o célebre licor de Singeverga.
Para melhor conhecer o concelho, o Viaje Comigo deixa aqui algumas dicas do que pode fazer e visitar em Santo Tirso. Boa Viagem!!
O QUE VISITAR
– Castro do Monte Padrão
Este Monumento Nacional, implantado num dos pontos mais elevados do Monte Padrão, sinaliza vestígios de um povoado fortificado da época romana e medieval. Pode ainda visitar o Centro Interpretativo do Monte Padrão para saber mais sobre este tema.
– Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso
Este edifício representa o quão importante foi, e ainda é, a indústria têxtil na região.
Pode observar o bairro operário, de meados da década de 40 do século XX, e obter uma visita guiada (com marcação prévia).
– Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção
Este mosteiro, da freguesia de Monte Córdova, é um dos locais de referência de Santo Tirso. O seu exterior revela traços neo-românicos e no seu interior destaca-se uma imagem de Nossa Senhora da Assunção, da autoria do escultor João da Fonseca Lapa.
– Mosteiro de São Bento/ de Santo Tirso
Santo Tirso foi construído em torno deste mosteiro de claustros imponentes, sito na margem esquerda do rio Ave, na zona baixa da cidade, e é classificado como Monumento Nacional. Nele encontra testemunhos sobre a vida e a Ordem de São Bento em forma de telas e esculturas.
-Mosteiro de Singeverga
Este mosteiro destaca-se pela sua preciosa coleção de Arte Sacra e por nele se encontrar um importante quadro do pintor veneziano, do século XVI, Tintoretto. Além disso, é aqui que é produzido o conhecido Licor de Singeverga.
– Museu Eclesiástico de Vila das Aves em Santo Tirso
Este museu acolhe uma coleção de quase 70 registos, arrecadados desde o século XVIII até à atualidade. O espaço destaca-se ainda pelos altares neomanuelinos, ricos ornamentos e imagens religiosas.
– Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao Ar Livre
Este museu recebe inúmeros artistas que expõem as suas esculturas pelos espaços públicos do município, sendo os principais focos: Praça Camilo Castelo Branco, Parque dos Carvalhais, Praça 25 de Abril, Parque Urbano da Rabada, Parque D. Maria II e jardins adjacentes.
– Museu Municipal Abade Pedrosa
O Museu alberga uma exposição permanente, que incide na arqueologia tirsense da Pré-História à Idade Média, e exposições temporárias. Estas estendem-se em diferentes temas, sobressaindo as artes plásticas e a história local.
– Passeios pedestres
A extensa paisagem natural do município motiva qualquer um a fazer caminhadas, provas de orientação ou trails, seja em locais demarcados como Fervença e Valinhas, ou pelos inúmeros espaços verdes urbanos como o Parque D. Maria II, os Jardins da Praça do Município, Parque Urbano da Rabada, Parque da Ribeira do Matadouro, entre outros.
– Termas das Caldas da Saúde
Em Areias, pode desfrutar das termas que, além dos cuidados que prestam a diversas enfermidades, têm ainda uma singular exposição dos instrumentos usados nos tratamentos nos primórdios do século XX.
Gastronomia
Em Santo Tirso a tradição gastronómica inclui alguns pratos bem conhecidos como o bacalhau, o cozido à portuguesa,o cabrito assado, os rojões, entre outros.
Os doces não são esquecidos, e destacam-se os jesuítas, as bolachas do Mosteiro de Santa Escolástica (Roriz) e os limonetes, cuja receita nasceu no concelho.
Para acompanhar as refeições pode deliciar-se com os galardoados vinhos verdes, o orgulho da grande tradição vinícola da região. Prove ainda o licor de Singeverga, conhecido como o licor dos beneditinos.
Quanto à animação noturna, pode divertir-se nos inúmeros bares, concentrados principalmente no Largo Coronel Baptista Coelho, onde durante todo o ano decorrem festas promovidas pela Câmara. Se pretender dançar noite dentro, tem a conhecida discoteca Pedra do Couto.
ONDE COMER EM SANTO TIRSO
Em Santo Tirso, o restaurante 8 Villas serve uma fusão da cozinha tradicional portuguesa e internacional e também sushi. Várias opções e uma ementa muito diversificada para agradar a diferentes pessoas, que se reúnam numa mesa, e também diferentes apetites. Serve também petiscos portugueses.
ONDE FICAR ALOJADO EM SANTO TIRSO
Em Santo Tirso, no norte de Portugal, o 8 Villas não podia ser um alojamento mais central. Está na Rua Sousa Trepa, onde estão localizados vários restaurantes, cafés, bares e outros espaços de comércio tradicional da cidade. Se dormir aqui, estará perto de tudo e mais perto ainda dos locais que vendem os famosos e doces jesuítas e limonetes.
– Procura outros hotéis em Santo Tirso? Pesquise aqui