Anfiteatro Los Altos de Chávon
Publicado em Novembro 19, 2014

Los Altos de Chávon, La Romana, República Dominicana

Américas/ República Dominicana [ La Romana ]

Depois de visitarmos a Casa de Campo, em La Romana, na República Dominicana, passámos também pela área de Los Altos de Chávon. Ainda fica dentro da propriedade de Casa de Campo e é algo que nunca tinha visto. Se conhecerem semelhante digam-me.

Rio Chávon

Rio Chávon

Praça em Los Altos de Chávon

Praça em Los Altos de Chávon

Chamam a Altos de Chávon a vila dos artistas. Confesso que pouco sabia do local, mas vim de lá de tal forma maravilhada que, depois, quis saber tudo. Se pensa que é apenas um local turístico, desengane-se! É algo completamente diferente. Imagine um cenário cinematográfico criado a partir do zero. É isso que aqui encontra. A construção desta réplica de uma aldeia mediterrânica, do século XVI, começou em 1976 e terminou em 1982, aquando da inauguração do anfiteatro. Sim, é verdade, tem um enorme anfiteatro.

Arcadas em Los Altos de Chávon

Arcadas em Los Altos de Chávon

“A história faz-se”. Terá dito alguém esta frase. De certeza absoluta. E terá dito certamente quem mandou construir esta vila de espírito italiano. Foram eles Roberto Copa, um antigo designer de estúdios da Paramount Pictures, e Charles Bluhdorn investidor e responsável pela Paramount. Este último, é um nome muito ligado à indústria do cinema e principalmente a estes estúdios, que lhe dedicaram “O Padrinho III”, em 1990.

Loja em Los Altos de Chávon

Loja em Los Altos de Chávon

Praça em Los Altos de Chávon

Praça em Los Altos de Chávon

Aliás, muitos filmes de Hollywood tiveram cenas filmadas na República Dominicana, devido à paixão de Charles Bluhdorn por este país, onde teve vários investimentos. Foram gravadas partes de “O Padrinho II” (1974) em Santo Domingo (para fingir cenas que são passadas em Cuba); e, outro exemplo, entre muitos, é “Apocalypse Now” (1979), com cenas junto do rio Chávon.

Com o seu trabalho – incluindo a construção do resort Casa de Campo – Bluhdorn é considerado por muitos como o “pai” do turismo na República Dominicana. Não só pelo seu investimento na área, mas por ter chamado à ilha eventos internacionais, como a Miss Universo (1977), que lançavam o turismo dominicano.

Los Altos de Chávon

Los Altos de Chávon

Lojas em Los Altos de Chávon

Lojas em Los Altos de Chávon

Bluhdorn comprou plantações de açúcar e nesses terrenos foi construída a Casa de Campo, atualmente um dos mais luxuosos resorts locais. Na altura, Bluhdorn convidou um amigo seu, o Oscar de la Renta – um designer dominicano – para decorar a Casa de Campo.

Roberto Copa desenhou esta vila e Charles Bluhdorn mandou construir. A filha de Charles, Dominique, está à frente da fundação e centro cultural de Altos de Chávon, mas a Casa de Campo foi vendida após o falecimento de Bluhdorn.

Anfiteatro Los Altos de Chávon

Anfiteatro Los Altos de Chávon

E com esta história toda, esquecemo-nos de falar de Los Altos de Chávon: é uma réplica de uma aldeia mediterrânica, do século XVI, com um anfiteatro que atrai as atenções de todos os visitantes.

Com cinco mil lugares, o anfiteatro foi inaugurado em 1982 com um concerto de Frank Sinatra. Entretanto, acolheu muitos outros artistas nacionais e internacionais como Santana, Sting, Plácido Domingo, Andrea Bocelli, Julio Iglesias, Pet Shop Boys, Duran Duran, Elton John e muitos mais.

Igreja de Los Altos de Chávon

Igreja de Los Altos de Chávon

Restaurante italiano em Los Altos de Chávon

Restaurante italiano em Los Altos de Chávon

Passeie pelos caminhos ladeados de pedras, praças, terraços e ruelas construídos ao pormenor, e fique atento às portas e janelas. Agora, pensando na história do local e de quem o construiu, parece-se muito com um cenário de filme. Não é? Mas, neste caso, não é só cenário e existe mesmo algo por detrás das paredes.

Desta vila dos artistas, construída com muita pedra, pode avistar o rio Chávon e pode visitar vários locais: Museu Arqueológico Regional, com artefactos históricos; Museu e loja do Cacau; galerias com exposições de artistas; e a Igreja de San Estanislao de Cracovia.

Choco Museo - Los Altos de Chávon

Choco Museo – Los Altos de Chávon

As lojas são quase todas dedicadas a diversas artes: pintura, escultura, cerâmica, joalharia, entre outros, e pode ainda escolher entre os diferentes restaurantes que aqui estão instalados. Porque, de facto, se realiza aqui a formação artística em várias vertentes, a escola local está ligada à Parson´s School of Design, de Nova Iorque.

Casa em Los Altos de Chávon

Casa em Los Altos de Chávon

INFORMAÇÕES

Se for hóspede da Casa de Campo entra sem pagar em Los Altos de Chávon.
Visita normal: 25 dólares por dia (para quem não é hóspede da Casa de Campo)
Pode fazer a reserva do seu tour a partir do seu hotel ou resort

Loja de cerâmicas - Los Altos de Chávon

Loja de cerâmicas – Los Altos de Chávon

Jardins de Los Altos de Chávon

Jardins de Los Altos de Chávon

Panorâmica do Rio Chávon

Panorâmica do Rio Chávon

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo