No Hotel da Música, no Porto, arranca a partir deste ano com uma aposta no turismo judaico. O hotel, situado no Mercado do Bom Sucesso, é escolhido como hotel-piloto num projeto que se estende a todas as unidades do Grupo Hoti Hotéis.
O projeto vai ter a coordenação do rabino Daniel Litvak, cuja supervisão é reconhecida pelo Grão Rabinato de Israel e por entidades de cashrut (das leis alimentares do judaísmo) a nível mundial.
Os colaboradores do Hotel da Música tiveram formação para estarem aptos a receber clientes judeus e também a cozinha teve uma intervenção para se tornar kosher, ou seja, preparada para confecionar os alimentos de acordo com a lei religiosa judaica. O restaurante do Hotel da Música tem igualmente uma ementa de “cozinha judaica”.
Como curiosidade, como funciona a cozinha nestes moldes?
Todo o funcionamento da cozinha, a ligação dos aparelhos e os processos de escolha e confeção dos alimentos são acompanhados e fiscalizados por um mashguiach – um supervisor judeu que observa as obrigações religiosas no dia-a-dia.
Os produtos e ingredientes: ou são casher por natureza ou têm as certificações rabínicas, como por exemplo: leite Chalav Israel, carne Glatt Kosher e pão Afiat Israel.
Existe também uma cozinha central do grupo hoteleiro de onde vão sair as refeições, com selagem rabínica, para as unidades de todo o país.
“Queremos quebrar barreiras ao proporcionar uma experiência única até mesmo para os clientes que não são judeus”, sublinha Delfim Filho, do Grupo Hoti Hotéis.
Contactos e mais informações sobre o Hotel da Música.