Publicado em Dezembro 15, 2013

Receitas com bacalhau, do chef Hélio Loureiro, no evento Viaje Comigo

Evento Viaje Comigo/ Gastronomia [ Receitas ]

O chef Hélio Loureiro esteve presente no evento Viaje Comigo, que lançou oficialmente o site, na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia.

No segundo dia do evento, a 8 de dezembro, o conhecido cozinheiro da Seleção Nacional de Futebol foi mostrar inovadoras receitas com bacalhau – algumas das quais muito em conta e outras como forma de aproveitar sobras do fiel amigo (quando sobram postas do bacalhau cozido das festas, por exemplo).

A pedido de muitos participantes, aqui ficam três receitas do chef Hélio Loureiro. Hoje, o chef é…você! Se experimentar as receitas em casa, envie-nos as suas fotografias para vermos como correu! 😀

Entretanto, pode ver muitas mais receitas aqui! Bom apetite!

1ª receita) BACALHAU MIÚDO RECHEADO COM MIGAS DE BOROA E GRELOS 

Bacalhau miúdo

Bacalhau miúdo

INGREDIENTES
1 Bacalhau miúdo

3 Cebolas

2 dentes de alho

Azeite

Bacon

500 gr de grelos pré-cozidos (podem ser congelados)

200gr de boroa de milho

Sal

Pimenta

Salsa

Cebolinho

Fio do norte

Pão ralado

CONFEÇÃO

Chef Hélio Loureiro

Chef Hélio Loureiro

Depois de bem demolhado o bacalhau, retire-lhe a espinha do meio sem cortar a pele , bem como as barbatanas e as espinhas dorsais.

Leve ao lume 1 cebola média com dois dentes de alho picado com 8 colheres de sopa de azeite, deixe alourar, acrescente um pouco de bacon em cubinhos e deixe alourar, acrescente 500 g de grelos pré cozidos ( podem ser dos congelados).

Envolva bem, tempere de sal e pimenta e junte 200 g de boroa de milho desfarelada só o miolo, acrescente duas colheres de sopa de salsa e cebolinho picados e deixe cozinhar bem envolvendo sempre tudo muito bem, durante cerca de dez minutos.

Recheie o bacalhau com este preparado , até o bacalhau com fio do norte dando-lhe a forma do peixe em fresco. Ate bem com o fio e leve ao forno polvilhado com pão ralado e azeite sobre uma cama de cebola em rodela.

O forno deve estar à temperatura de 180ºc. Deixe o bacalhau cerca de vinte minutos, acompanhe com arroz de bacalhau e as migas que sobraram

Receitas com bacalhau, do chef Hélio Loureiro, no evento Viaje Comigo

Receitas com bacalhau, do chef Hélio Loureiro, no evento Viaje Comigo

2ª receita) ARROZ CALDOSO DE BACALHAU CREMOSO

INGREDIENTES

Bacalhau – lombo e barbatanas

Azeite

2 Cebolas

1 dente Alho

2 chávenas de chá Arroz Carolino

Vinho branco

2 colheres de sopa Manteiga

6 colheres de sopa de Natas

Salsa

Coentros

CONFEÇÃO

Leve ao lume 4 colheres de sopa de azeite, uma cebola picada, um dente de alho picado e deixe alourar um pouco.

Acrescente 2 chávenas de chá de arroz carolino, envolva bem e regue com 6 colheres de sopa de vinho branco, regue com 5 chávenas de agua a ferver ou, melhor ainda, caldo de bacalhau feito com as espinhas do bacalhau.

Acrescente cubos da parte da barbatanas do bacalhau, e deixe cozinhar cerca de 15 minutos. Coloque duas colheres de sopa de manteiga e 6 colheres de sopa de natas.

Polvilhe com salsa picada e coentros e sirva.

3ª receita) LOMBOS DE BACALHAU COM CROSTA DE PÃO E AZEITONAS 

INGREDIENTES

Lombos de bacalhau

200gr de pão ralado

Salsa Picada

Cebolinho

Tomilho

Mostarda Savora

Azeite

Colorau

100gr de azeitonas pretas sem caroço, picadas

São servidos?

São servidos?

CONFEÇÃO

Retire as espinhas do lombos de bacalhau. À parte, desfaça 200 g de pão ralado, 2 colheres de sopa de salsa picada, uma colher de sopa de cebolinho e uma colher de sopa de tomilho picado.

Acrescente duas colheres de sopa de mostarda Savora, envolva tudo com dez colheres de sopa de azeite , um colher de chá de colorau.

Por fim, 100 g de azeitonas pretas sem caroço picadas. Coloque esta pasta por cima dos lombos de bacalhau e leve ao forno pré-aquecido a 180c. Deixe assim durante quinze minutos. Sirva. Bom apetite!

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo