Farto de servir sempre os mesmos doces? Aqui fica uma nova ideia! Hoje o chef é… você! Cozinhe como um verdadeiro chef, em sua casa, seguindo a receita de Gilberto Costa, professor adjunto na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).
Gilberto Costa* é diretor do Curso de Produção Alimentar em Restauração, coordenador do Curso de Especialização Tecnológica Gastronomia e Artes Culinárias e membro da Comissão Científica Pedagógica do Curso de Mestrado em Inovação em Artes Culinárias da ESHTE. Aqui, o chef deu-nos a receita de leite creme com maçã e chá verde.
Entretanto, pode ver muitas mais receitas aqui! Bom apetite!
Ingredientes
Leite creme com maçã e chá verde
500g Bebida de soja com açúcar, cálcio, sal e aromas
15g Amido de milho (farinha maizena)
80g Gema de ovo
300g Maçã reineta
5 Canela em pau
5 Casca de limão
70g Açúcar light
1g Chá verde folhas
Como preparar?
1. Cortar a maçã aos cubos e saltear com um pouco de canela e açúcar.
2. Colocar a maçã num recipiente onde irá colocar o leite creme.
3. Levar o leite ao lume com o pau de canela e a casca de limão a aquecer até cerca de 70/75o C.
4. Colocar o chá, tapar e deixar de infusão 3 a 4 minutos.
5. À parte, bater as gemas com o açúcar e a maizena.
6. Adicionar o leite quente, aos poucos, às gemas com a ajuda das varas.
7. Levar ao lume a cozer sem deixar ferver, mexendo sempre.
8. Depois de cozido colocar no recipiente, já com a maçã e deixar arrefecer.
9. Polvilhar com açúcar e queimar.
10. Servir
GILBERTO COSTA*
É professor adjunto da ESHTE, diretor do Curso de Produção Alimentar em Restauração, coordenador do Curso de Especialização Tecnológica Gastronomia e Artes Culinárias e membro da Comissão Científica Pedagógica do Curso de Mestrado em Inovação em Artes Culinárias.
A paixão pela pastelaria se, por um lado, levou este açoriano a deixar a ilha de São Miguel e a procurar outros horizontes, por outro, tem-lhe proporcionado a oportunidade de divulgar o que de melhor guarda da gastronomia das nove ilhas atlânticas.
Fez o Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, tendo-se licenciado em Produção Alimentar na Restauração, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Mais tarde, faria o mestrado em Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração.
Paris cruzou-se, entretanto, no seu trajeto, através da L´École Lenôtre, que lhe ministrou mais aperfeiçoamento e formação gastronómica, tendo ganho, em terras gaulesas, uma nova perspetiva ao nível da criação culinária. A Bélgica foi outro país escolhido para frequentar várias formações.
Na ESHTE, além de docente, é diretor do Curso de Produção Alimentar em Restauração, coordenador do Curso de Especialização Tecnológica de Gastronomia e Artes Culinárias e membro da Comissão Científica e Pedagógica do Mestrado em Inovação em Artes Culinárias.
Entre os projetos atuais está a feitura e comercialização de alguns pães tradicionais açorianos, como o Bolo Lêvedo, a Massa Sovada e o Bolo de Sertã, desconhecidos da maior parte dos continentais. O chef é agenciado pela Prochef Agency.