A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa deu a conhecer os cinco (5) novos roteiros da Calçada Artística de Lisboa, criados em homenagem a este símbolo tradicional da cultura portuguesa, que é uma importante forma de arte pública.
O roteiro Eixo Central: do Parque Eduardo VII à Praça do Município passa por locais como o Monumento a Rosa Araújo, a Rua das Pretas, o Monumento ao Calceteiro e a Rua da Conceição.
Este é um percurso repleto de trabalhos de excelência e pequenas surpresas, como aquelas que podem ser encontradas junto ao Monumento à Grande Guerra. Nesta zona os calceteiros mais habilidosos deixaram pequenos desenhos de estrelas, flores, uma carinha sorridente, um pássaro e alguns outros.
No cruzamento da Rua Nova do Almada com a Rua da Conceição, onde circula o famoso elétrico 28, inicia-se o roteiro Do Chiado ao Largo de São Paulo. É neste percurso que os mais atentos vão poder encontrar o primeiro QR Code feito em Calçada Portuguesa.
Entre o estabelecimento Paris em Lisboa e a Livraria Sá da Costa o mesmo foi criado em 2012, pela Associação de Valorização do Chiado, com o objetivo de promover a zona.
É no Padrão dos Descobrimentos que tem início o roteiro Belém: do Padrão dos Descobrimentos ao Terreiro das Missas. Junto a este monumento pode ser observada uma rosa dos ventos com 50 metros de diâmetro, uma peça monumental a não perder.
O restante percurso leva os interessados a conhecer a calçada artística de Belém, num trajeto que passa por locais como o Museu de Arte Popular, os Pasteis de Belém ou o Museu Nacional dos Coches, terminando no Terreiro das Missas.
O roteiro Da Avenida Almirante Reis à envolvente da Igreja de São Brito dá a conhecer inúmeras peças de calçada artística em locais como o Instituto Superior Técnico, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a Rua António Patrício ou o Mercado de Alvalade.
A meio do percurso, junto à Sapataria Godiva encontram-se três personagens de desenhos animados, o “Pato Donald”, o “Pernalonga” e o “Calimero”. Já no último ponto desta rota, perto da Escola Básica S. João de Brito, está o primeiro exemplo de calçada-mosaico a cores, em Lisboa.
As novas propostas artísticas do Parque das Nações é o último destes 5 novos roteiros. Com início na Torre da Galp e passando por locais como os Jardins de Água, o Rossio dos Olivais ou o Jardim dos Jacarandás, termina no Terreiro dos Corvos.
No Oceanário é possível observar diversas figuras híbridas que recriam o imaginário de monstros marinhos. Já junto ao Pavilhão de Portugal encontra uma peça de grandes dimensões com a figura de um calceteiro, uma ode à profissão.
Os roteiros apresentados figuram no recém-publicado livro “Calçada Artística de Lisboa: 5 roteiros”, da autoria de António Miranda, publicado pela Associação da Calçada Portuguesa, com o apoio do Turismo de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa, à venda na FNAC.
NÃO ESQUECER
*Já sabes que podes comprar artigos da marca ©Viaje Comigo? Com inúmeros artigos de viagem! 😀*
E podes seguir a loja no Instagram também ViajeComigo.Store
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Sugerimos a Consulta do Viajante Online marcada através deste link.
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.