Está a pensar visitar o país que serviu de cenário ao filme “O Senhor dos Anéis”? Partilhamos consigo um pouco sobre o que é a Nova Zelândia! Este é um país insular (formado por duas ilhas, a Ilha Norte e a Ilha Sul), localizado no Pacífico sul.
Situa-se também a cerca de 2000 km a sudeste da Austrália, separados através do mar da Tasmânia. Sim, a Nova Zelândia é um país geograficamente muito isolado. Talvez por isso tenha tantas paisagens naturais que parecem intocadas pelo Homem. Tem uma extensão de 268 680 km, habitados por 4,908,420 de pessoas. A capital é a cidade de Wellington.
Sendo um país tão deslumbrante como longínquo (nos antípodas de Portugal), sugerimos que sigas aqui as primeiras dicas para preparar a sua viagem.
Sabias que os Neozelandeses são também conhecidos como “kiwis”? Um apelido que vem do pássaro nativo e que é o símbolo nacional da Nova Zelândia.
NÃO ESQUECER
*Já sabes que podes comprar artigos da marca ©Viaje Comigo? Com inúmeros artigos de viagem! 😀*
E podes seguir a loja no Instagram também ViajeComigo.Store
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Sugerimos a Consulta do Viajante Online marcada através deste link.
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
HISTÓRIA DA NOVA ZELÂNDIA
Inicialmente, o território da Nova Zelândia era habitado por povos de ascendência polinésia. Posteriormente vieram os maori e só depois os europeus. Em 1840, o Reino Unido assinou um acordo com os chefes maori, o Tratado de Waitangi, no qual se firma a soberania britânica sobre as ilhas. Deste modo inicia-se a colonização, que culmina com a morte de grande parte dos povos nativos.
Entretanto, a economia começa a expandir-se, principalmente através da pecuária.
A Nova Zelândia foi declarada um domínio da coroa britânica através de uma proclamação real, em 1907 e só em 1947 conquistou a sua autonomia interna e externa, através do Estatuto de Westminster.
Posteriormente, os maori começaram a recuperar-se gradualmente do declínio de sua população, através da interação e casamentos com os europeus. Nas últimas décadas, o povo maori conquistou importantes direitos no seio da sociedade neozelandesa, o que valorizou muito as suas tradições.
Alguns pontos a visitar na Nova Zelândia:
Auckland é uma das cidades por onde pode começar o seu tour, já que é a maior cidade do país, vibrante, cosmopolita e o seu centro internacional de viagens aéreas. É um bom local para recuperar, e ganhar fôlego para mais tarde explorar áreas mais inóspitas.
Conheça a História do país num dos vários museus de Auckland, visite o Parnell Farmers Market, passeie pelo parque Auckland Domain e à noite, divirta-se e saboreie nos bares e restaurantes multiculturais que servem todos os tipos de culinária.
A cerca de 30 minutos de barco de Auckland fica a Ilha Waiheke. Trata-se de uma ilha repleta de vinhedos e diz-se que é um dos locais essenciais para os amantes de bom vinho.
Ainda em contexto citadino, sugerimos que conheça Queenstown, considerada a capital da aventura da Nova Zelândia. Localiza-se no lado sudoeste da Ilha Sul.
Falando em experiências inesquecíveis, não deixe de visitar as Waitomo Glowworm Caves. Estas caves são naturalmente iluminadas por milhares de pirilampos e tornaram-se num dos locais mais exclusivos da Nova Zelândia.
Na Baía das Ilhas o cenário é idílico: a água azul, o verde envolvente, os rochedos… Considera-se um dos melhores locais do país para pescar ou praticar desportos aquáticos. Esta região incrível é composta por 144 ilhas entre Cape Brett e a Península de Purerua.
Outro local com uma paisagem de cortar a respiração é Milford Sound, onde vai encontrar penhascos cinematográficos e fiordes envolvidos por montanhas e cachoeiras. A natureza no seu estado mais puro!
Estas são apenas algumas sugestões, havendo muito mais para explorar neste país!
Clima
A Nova Zelândia tem um clima temperado, porém, é influenciado pelo mar e pelas montanhas e pode sofrer mudanças rápidas durante o próprio dia. A costa oeste é a área mais chuvosa do país e durante o inverno pode mesmo haver queda de neve. Os meses de verão são entre dezembro e fevereiro (os meses mais secos) e os de inverno de junho a agosto.
Gastronomia da Nova Zelândia
A culinária neozelandesa foi amplamente influenciada pela Ásia e pela Inglaterra (devido à colonização).
Alguns dos pratos tradicionais são:
• Mexilhões de lábios verdes – conhecido como New Zealand mussels – são uma das maiores fontes de proteína para os neozelandeses.
• Cordeiro de Canterbury.
• Blue Cod – um tipo de bacalhau azul que é muito encontrado nas águas temperadas.
• Hangi – Este é o prato maori mais tradicional, feito de carne, frango e legumes, tudo assado debaixo da terra.
• Vai encontrar também o típico english breakfast e as suas tradicionais fish and chips.
• Não se esqueça de acompanhar com os vinhos, afamados e de excelente qualidade, da Nova Zelândia.
Algumas palavras / vocabulário em maori:
Kia ora – Olá
Kia ora tātou – Olá a todos
Tēnā koe – Saudações (dito a uma pessoa)
Tēnā koutou – Saudações a todos (dito a três ou mais pessoas)
Nau mai, haere mai – Bem-vindo
Kei te pēhea koe? – Como vai?
Kei te pai – Bom
Tino pai – Muito bom
Ka kite anō – Até logo
Capital: Wellington
Área: 268 680 km²
População: 4,908,420 habitantes (estimativa de 2018).
Fronteiras: Não possui fronteiras terrestres.
Moeda: Dólar neozelandês.
Clima: Clima temperado, com temperaturas médias anuais que variam de 10 °C no sul até 16 °C no norte.
Língua Oficial: Inglês e o maori.
Religião: O cristianismo é a religião predominante.
Sistema político: Monarquia constitucional parlamentarista unitária
Horário: GMT +12. + 15 horas que em São Paulo.
Visto: Não é necessário visto para visitantes portugueses ou brasileiros que visitem o país por menos de 90 dias.
Vacinas: Não há nenhuma vacina obrigatória. Aconselha-se a ter o boletim de vacinas atualizado.
Contactos úteis:
Código telefone: +64
Números de telefone de Emergência:
– Polícia – 111 ou 64 4 4749499
– Bombeiros – 111
– Emergência Médica – 111
Consulado Honorário em Wellington:
Cônsul Honorário: Paula Gouveia de Almeida Sullivan
Endereço: 67 Port Road, Seaview, Lower Hutt, Wellington 5010
Tel: +64 2163 2343
E-mail: portuguese.honoraryconsul.wgtn@gmail.com
Bandeira:
A Nova Zelândia tornou-se independente do Reino Unido em 1931 e, ainda assim, manteve a sua bandeira. Esta é de cor azul, com a bandeira do Reino Unido no canto superior esquerdo e, no lado direito, quatro estrelas, que representam constelação de Crux (Constelação do Cruzeiro do Sul).