Montanhas Tien Shan Cazaquistão © trejlerfilms Pixabay
Publicado em Maio 29, 2023

Viajar para Cazaquistão (e mapas)

Ásia/ Cazaquistão

Já pensou viajar para a “Terra dos nómadas”? O Cazaquistão, nome que se traduz como “Terra dos Nómadas”, é um dos países com maior variedade de etnias do mundo, sendo 131 grupos étnicos oficialmente representados. Trata-se também de um país de grande extensão, situado na Ásia Central, e que faz fronteiras com Rússia, China, Uzbequistão, Quirguistão e Turcomenistão (ou Turquemenistão). A sua extensão faz com que seja o maior país sem costa marítima do mundo.

Tien Shan, Cazaquistão © Tom_aaa Pixabay

Tien Shan, Cazaquistão © Tom_aaa Pixabay

Assim, é fácil compreender a sua grande multiplicidade de culturas, paisagens e riqueza histórica.
A geografia do Cazaquistão estende-se do mar Cáspio às montanhas Altai, e, de norte a sul, das planícies da Sibéria Ocidental aos oásis e desertos da Ásia Central.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Portanto, as paisagens naturais deste país são um enorme atrativo. Mas, se não dispensa conhecer um pouco da história e da cultura, deve passar pela capital, a cidade de Astana, ou pela cidade de Almaty.
No Cazaquistão vai encontrar até alguns locais classificados como Património Mundial pela UNESCO.

Astana - Cazaquistão © Boztay Akimkhan Pixabay

Astana – Cazaquistão © Boztay Akimkhan Pixabay

Mapa do Cazaquistão

Mapa do Cazaquistão

HISTÓRIA DO CAZAQUISTÃO

Desde a Antiguidade que o Cazaquistão é disputado por várias tribos nómadas. Foi fundado por descendentes de Genghis Khan no século XVI, o Khanato Cazaque foi o primeiro reino independente da etnia cazaque. O reino Cazaque existiu até o século XVIII, até que se fragmentou em três partes, posteriormente incorporadas no Império Russo.

O Império Russo dominou o país por muitos anos, embora tenha sido rejeitado desde o início, devido ao profundo distúrbio que a invasão causou ao estilo de vida nómada tradicional e à consequente fome que estava a abater-se sobre muitas das tribos.

Quando finalmente se deu o colapso da União Soviética, o Cazaquistão declarou a sua independência em 1990. Sob o Governo de Nursultan Nazarbayev, que subiu inicialmente ao poder em 1989 como chefe do Partido Comunista do Cazaquistão e foi eleito presidente em 1991, o Cazaquistão começou a aproximar-se mais do modelo de uma economia de mercado, e tem visto um crescimento económico desde 2000, parcialmente devido às suas grandes reservas de petróleo, gás natural e outros recursos.

Astana, Cazaquistão - Konevi Pixabay

Astana, Cazaquistão – Konevi Pixabay

Mapa do Cazaquistão

Mapa do Cazaquistão

Alguns dos melhores pontos a visitar no Cazaquistão:

O Cazaquistão é um país muito extenso e os pontos classificados como Património Mundial pela UNESCO encontram-se dispersos, porém, se tiver tempo, vale a pena conhecê-los durante o seu percurso.
São eles:
• Rota da Seda: Corredor Chang’an-Tianshan (2014)
• Petróglifos da Paisagem Arqueológica de Tamgaly (2004)
• Tien-Shan (2016) (sítio transfronteiriço com Quirguistão e Uzbequistão)
• Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi (2003)
• Saryarka – Estepes e Lagos do Cazaquistão Setentrional (2008)

Em relação às cidades, pode começar por visitar Astana, a capital, onde vai encontrar uma metrópole dinâmica e muito moderna, com arquitetura arrojada e grandes avenidas. Contudo, sugerimos que reserve algum tempo para visitar a cidade de Almaty, a antiga capital do Cazaquistão. Esta é uma cidade que atrai muito os visitantes, mais do que Astana, por ser cosmopolita, com várias áreas verdes, mesquitas e vários monumentos.

CLIMA

O clima do Cazaquistão é continental. No Verão pode atingir temperaturas de 37 graus e no Inverno temperaturas negativas. Os melhores meses para conhecer o país são de maio a setembro, com temperaturas mais amenas.

Almaty - Cazaquistão © 12019 Pixabay

Almaty – Cazaquistão © 12019 Pixabay

Gastronomia do Cazaquistão

A culinária do Cazaquistão reflete as várias influências da região e dos países vizinhos. A grande base é a carne, mas também utilizam, atualmente, vários tipos de vegetais, frutas, peixe e mariscos, assim como pratos e doces cozidos no forno (que não eram típicos antigamente).

Um dos pratos de carne mais tradicionais é o Beshbarmak (cozido em caldo, cordeiro e pedaços de massa enrolada). “Beshbarmak” significa “cinco dedos”.

No Cazaquistão serve-se bastante carne de cavalo, que é preparada de várias maneiras, incluindo defumada ou em forma de salsichas (kazy e muzhuk).

A carne costuma ser acompanhada com pastelinhos de massa cozida e de caldo, chamado sorpa, geralmente servido em pialas.

As bebidas mais tradicionais são os kumis (leite de égua), shubat (iogurte de leite de camela), ayran (iogurte de leite de vaca) ou chá preto com leite ou nata.

Mapa do Cazaquistão

Mapa do Cazaquistão

Capital: Astana
Área: 2 724 900 km²
População: 18 690 115 habitantes
Fronteiras: Rússia, China, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão (Turquemenistão).

Moeda: Tenge (KZT)
Clima: O clima é continental, com invernos rigorosos e verões quentes. Podem ocorrer temperaturas negativas de outubro a abril.
Língua Oficial: Cazaque e russo
Religião: Islamismo

Sistema político: República constitucional
Horário: + 5 horas que em Portugal e + 8 horas que em São Paulo

Visto: Não é necessário visto para cidadãos portugueses ou brasileiros, cuja estada respeite os seguintes pontos: 30 dias consecutivos a contar da primeira entrada; 90 dias, num período de 180 dias a contar da primeira entrada.

Vacinas: Recomenda-se que tenha o boletim de vacinas atualizado.

Contactos úteis:
Embaixada de Portugal em Astana:
6, Saryarka, Business Center Arman, 10th floor, Z10H9E3 Astana
Telefone: +7 7172 768 302 / + 7 7172 768 305
Email: astana@mne.pt

Código telefónico internacional: +7

Telefone de emergência consular (a uoilizar exclusivamente em situações de emergência por cidadãos nacionais residentes ou em trânsito no Cazaquistão): +7 778 495 1746

Mapa do Cazaquistão

Mapa do Cazaquistão

Bandeira:

O Cazaquistão adotou a sua bandeira em 1992. É composta pela cor azul-celeste e, no centro, um sol (de 32 raios) e uma águia dourados. O azul representa os diversos povos turcos que formam a população do país. A águia simboliza o poder do Estado, mas para a nação moderna do Cazaquistão, é um símbolo de independência, liberdade e um voo para o futuro.

Bandeira do Cazaquistão

Bandeira do Cazaquistão

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo