Podemos quase jurar que em cada esquina de Macau há um restaurante português. Pronto, não juramos, mas existem mesmo muitos. Claro que, como turista, o Viaje Comigo queria experimentar a gastronomia local. Existem de facto alguns pratos macaenses, que são uma mistura entre a gastronomia portuguesa e as influências chinesas.
Um dos pratos mais típicos é galinha africana, feito com caril e condimentos que vêm da altura dos Descobrimentos portugueses. Provámos esse prato no restaurante Litoral. Se quiser experimentar a típica gastronomia cantonesa, vá até ao último andar do hotel Sofitel Macau at Ponte 16 (Rua do Visconde Paço de Arcos, Macau) e no restaurante Le Chinois pode experimentar todas as iguarias cantonesas.
Mas, se preferir provar a gastronomia portuguesa em terras do Oriente, Macau o sítio ideal. Existem vários restaurantes, de elevada qualidade, que mandam vir todos os ingredientes de Portugal e também os vinhos.
Outras comidas: nas ruas encontra os carrinhos com comida local e também há McDonald’s em Macau! Em todo o lado vai encontrar os pastéis de nata, a imitar os portugueses no aspeto, mas o sabor é diferente.
RESTAURANTES QUE VISITAMOS E EXPERIMENTAMOS EM MACAU
Restaurante Litoral
Restaurante com decoração típica portuguesa e uma ementa que junta especialidades portuguesas e macaenses.
Morada: Litoral, Rua do Almirante Sérgio, 261-A r/c, Macau
Site
Restaurante Tromba Rija
Não chegamos a experimentar a comida neste Tromba Rija, mas falamos com o dono e conhecemos o chef português. Vai tudo de Portugal – tudo! – para que a gastronomia lusa esteja fielmente representada. No correr do buffet estão todos os petiscos lusos assim como as mais típicas sobremesas portuguesas.
Morada: Tromba Rija, Edifício Centro Comercial Praia Grande – edifício da Torre de Macau
Site
Antica Trattoria
Restaurante tipicamente italiano – a servir vinhos portugueses! – onde provamos excelentes pratos desde pastas a pizzas. Aprovado!
Morada: Av. Sir Anders Ljungstedt, 40, Macau
360º Café na Torre de Macau
O restaurante percorre todo o espaço em redor da Torre de Macau, no último piso. Um buffet que nunca mais acaba e com vistas panorâmicas – tudo em cima de uma plataforma giratória que vai rodando e vai tendo vista sobre todo o território de Macau. Se for antes do pôr-do-sol consegue ter a vista de dia e de noite. É deslumbrante das duas formas. Não conseguimos provar tudo – é mesmo muita comida! – mas o que comemos estava ótimo.
Site do 360º Café na Torre de Macau
Rossio do hotel MGM
Tem um buffet com comida do mundo inteiro: do sushi, às pastas italianas, empadas americanas, etc Há de tudo para todos os gostos. A secção de pastelaria é também uma perdição: desde gelados, bolos, pastéis, crepes, etc. O chef é português: Ivo Benidio.
Morada: Rossio do hotel MGM, Avenida Dr. Sun Yat Sen, Macau
Site
EM TAIPA
Restaurante O Manel
Manuel chegou a Macau em 1980 e em 1990 decidiu abrir este restaurante com comida portuguesa. De decoração simples e, nas paredes, com recordações portuguesas, como o mapa do país e a sua paixão futebolística com os cachecóis do Sporting CP. Experimentámos peixe grelhado, costelinhas e até leitão nos chegou à mesa. Foi como estar em Portugal.
Morada: Restaurante O Manel, Rua de Fernão Mendes Pinto, 90 r/c, Taipa, Macau
Restaurante O Santos
Também acabamos só por fazer uma visita a este restaurante, mas não nos sentamos para comer. Fica na rua mais movimentada de Taipa, com muito comércio tradicional. O sr. Santos foi para Macau em 1983 e abriu este restaurante seis anos depois de lá chegar. A cozinha portuguesa é o seu estandarte, assim como a paixão pelo seu clube: sócio e embaixador do SL Benfica em Macau. Não há que enganar: as paredes do restaurante estão repletas de fotografias de cachecóis do Benfica (e de outros clubes) e fotografias com jogadores de futebol, mas também por lá passaram outras celebridades: Mick Jagger foi uma delas.
Morada: Restaurante O Santos, Rua do Cunha, 20 r/c, Taipa, Macau
Site
Restaurante António
O nome do restaurante, aberto há 18 anos, vem do próprio chef António. As porções são enormes e os sabores bem portugueses. Azulejos nas paredes e os vinhos vêm de Portugal com o rótulo António. Se lá for não se admire se encontrar um cantor de fado a animar as hostes e a cantar em inglês “Smells good, smells like Lisbon”! E toda a gente acompanha o refrão.
Morada: Restaurante António, Rua dos Clérigos, 7, Taipa, Macau
Site
ILHA DE COLOANE
Restaurante Miramar
Fica junto da praia em Coloane e na ementa sobressaem os pratos portugueses: há sangria, caracóis, arroz de polvo (delicioso!), galinha, etc, etc
Morada: Restaurante Miramar, Praia de Hác Sá
Site
Café Nga Tim
Café simples com grande esplanada onde se come a comida típica chinesa, mesmo junto da Igreja De São Francisco, com a calçada portuguesa debaixo dos pés! Experimentámos os camarões, a sapateira, o arroz xau xau e o porco agridoce entre outros pratos. No final ainda provamos os pastéis de nata, semelhantes aos portugueses em aspeto, mas com sabor diferente – leia aqui.
Morada: Café Nga Tim, Rua do Caetano 8 – Coloane (mesmo junto da Igreja de São Francisco Xavier), Macau
O Viaje Comigo viajou a convite do Turismo de Macau.