Tirana, Albânia © Foto 5075933© Pixabay
Publicado em Maio 4, 2023

Dicas e mapas: viajar para a Albânia

Albânia/ Europa

Ainda pouco falada nas rotas do turismo europeu – mas a crescer cada vez mais! – a Albânia é um país deslumbrante, repleto de praias e uma natureza circundante pautada por montanhas, vales e florestas. O país esteve pouco dedicado ao turismo durante muito tempo, e começa agora a florescer para os viajantes.

Albânia © GDJ Pixabay

Albânia © GDJ Pixabay

Onde fica? A Albânia é um pequeno país que se encontra na Península Balcânica, junto a Montenegro, Kosovo, Macedónia e Grécia, banhada pelos mares Adriático e Jónico (parte do Mar Mediterrâneo). É atualmente um dos destinos europeus mais económicos para visitar, tendo até sido nomeado em 2011 pelo Lonely Planet como “destino número 1 a ser visitado”.

O país é pequeno (28,748 km²), com 2 877 956 habitantes e áreas repletas de montanhas, floresta, cachoeiras e praias. Mas não se engane, também há um rico património histórico para explorar. A capital é a cidade de Tirana.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Mesquita Tirana - Albânia © EjupLila/Pixabay

Mesquita Tirana – Albânia © EjupLila/Pixabay

Mapa com regiões da Albânia - Europa ©DR

Mapa com regiões da Albânia – Europa ©DR

História da Albânia

Referi que a Albânia foi um país fechado por muito tempo e é fácil perceber, se olharmos para o passado político-social. A Albânia conquistou a sua independência em 1912, conseguindo mantê-la mesmo depois da I Guerra Mundial. Contudo, durante a II Guerra Mundial, a Itália anexou o país aos seus territórios. Mais tarde, em 1943, as tropas alemãs tomaram conta do país.

Em 1944, a Albânia adotou o regime socialista, aliando-se à União Soviética. Seguiu-se um período de muita repressão e instabilidade política.
Em 1990 a democratização da Albânia iniciou-se e o comunismo começou a colapsar. Foi nesta altura que se deu o “famoso” episódio de fevereiro de 1991, quando uma multidão derrubou, na praça principal de Tirana, a estátua do ex-presidente comunista Enver Hoxha.

Entretanto, depois de mais alguns anos conturbados, em abril de 2009, o país é admitido oficialmente na NATO. No mesmo mês, Berisha (primeiro-ministro da Albânia entre 2005 e 2013) formaliza pedido de adesão à União Europeia.

Shkoder - Albânia - Foto Falco © Pixabay

Shkoder – Albânia – Foto Falco © Pixabay

Alguns pontos a visitar na Albânia

A Albânia é considerada hoje um “paraíso mais acessível”. Por exemplo, ao visitar a Riviera Albanesa vai encontrar praias de areia fina e água cristalina, que são uma excelente alternativa às turísticas ilhas Gregas ou costa do sul da Itália. São cerca de 130 quilómetros de praias e algumas que mais se destacam são: Dhërmi; Palase, Gjipe, Jale, Livadhi, Borsh, Lori, Dhoma e Sorkadheve.

Vale muito a pena também ir conhecer os três maiores lagos da Península Balcânica, formados pelos movimentos das placas tectónicas: Escútare. Buttini e Ocrida.

Um ponto icónico na Albânia é, sem dúvida, o “The Blue Eye” (o Olho Azul), também conhecido como Syri i Kalter. Localiza-se perto de Muzinë, no sul do país. Como já deve estar a imaginar, trata-se de uma obra-prima da natureza, um fenómeno natural que consiste numa queda de água com 50 metros de profundidade, em que a água é cristalina e revela diversas tonalidades de azul, em conjunção com o verde envolvente. É um cenário de sonho! Foi recentemente classificado como Monumento Natural, por isso não é permitido mergulhar, mas vale a pena ir até lá para conhecer tamanha beleza.

Para conhecer mais profundamente a história da Albânia, sugiro que vá até à capital, Tirana e visite o National History Museum. Outro sítio interessante é o Bunk’Art 1 e 2, um bunker da II Guerra Mundial transformado num centro de arte.

Existem ainda outras atrações e monumentos históricos em Tirana, porém, saindo da capital, a oferta também é interessante. Sugiro que visite as cidades de Berat e Gjirokaster, classificadas como Património Mundial pela UNESCO, são as duas cidades mais históricas do país.
Se gosta de ruínas e todo o ambiente que nos remonta a tempos passados, Appolonia é o melhor local. Ao visitar as ruínas vai certamente perceber um pouco melhor sobre o papel da Albânia na História Antiga.

Tirana, Albânia © Foto 5075933© Pixabay

Tirana, Albânia © Foto 5075933© Pixabay

Mapa fronteiras da Albânia - Europa ©DR

Mapa fronteiras da Albânia – Europa ©DR

Clima da Albânia

A Albânia tem um clima predominantemente mediterrânico, com verões secos e quentes e invernos chuvosos, mas pouco severos. No inverno, a temperatura média ronda os 10 °C e no verão os 25 °C. Claro que se for mais para a área das montanhas, as temperaturas variam um pouco. A melhor época para visitar a Albânia é entre maio e setembro.

Gastronomia da Albânia

Devido ao facto da Albânia ter assimilado a cultura muçulmana, mas, ainda assim, ser um país europeu, a sua gastronomia é também uma mistura que envolve vários sabores.
É amplamente influenciada pela cozinha turca, grega e italiana também. O almoço é a refeição principal para os Albaneses, sendo constituído pela sopa, o prato principal e a sobremesa.

Consome-se bastante carne, sendo esta de boa qualidade, já que o país tem várias planícies verdes. Geralmente a carne é servida assada na brasa ou guisada, e acompanhada com o tradicional pilaf (arroz muito popular no Oriente Médio e servido com especiarias).

Também se consomem bastantes vegetais, alguns frutos secos, principalmente as nozes e muito pão. A Albânia produz vários tipos de pão e é algo que nunca pode faltar na mesa. Sendo um país localizado junto ao mar, tem marisco de excelente qualidade, enriquecendo ainda mais a sua gastronomia.

Sugiro alguns pratos típicos como: Byrek (o famoso pastel albanês, recheado e feito com massa filó), Tavë Kosi (pilaf de borrego e iogurte), Gjellë me Arra (carne com nozes), Tavë me presh (empadão de alho-porro com carne moída).

Mapa da Albânia © albanian-tourism-locations_mapa_site albaniantourist

Mapa da Albânia © albanian-tourism-locations_mapa_site albaniantourist

Algumas Palavras em Albanês

Bom dia = Mirëdita
Boa noite = Mirëmbrëma
Adeus= Mirupafshim
Até Logo = Shihemi më vonë
Sim = Po
Não = Jo

Por favor = Ju lutem
Obrigado = Faleminderit
Muito obrigada = Shumë faleminderit
Obrigado pela sua ajuda = Faleminderit për ndihmën tuaj
De nada = Ju lutem
Está bem = Në rregull
Está bem = Dakord

Quanto custa, por favor? = Sa kushton, ju lutem?
Desculpe = Më falni
Não compreendo = Nuk kuptoj
Compreendi = Kuptova
Não sei = Nuk e di
Onde é a casa de banho por favor? = Ku është tualeti, ju lutem?

Estátua de Skanderbeg - Tirana - Albânia © jennyfriedrichs -Pixabay

Estátua de Skanderbeg – Tirana – Albânia © jennyfriedrichs -Pixabay

INFORMAÇÕES SOBRE A ALBÂNIA

Capital: Tirana
Área: 28,748 km²

População: 2 877 956 hab. (dados de 2021)

Fronteiras: Faz fronteira a norte com Montenegro, a nordeste com o Kosovo, a leste com Macedônia do Norte, a sul com a Grécia e a sudoeste com o Mar Adriático.

Moeda: Lek

Clima: Clima mediterrânico, com invernos brandos e verões relativamente quentes.

Língua Oficial: Albanês
Religião: Grande parte da população é muçulmana, mas ainda existe uma percentagem de cristãos.

Sistema político: República parlamentar unitária
Horário: + 1 hora que em Portugal. + 4 horas que em São Paulo.

Visto: Não é necessário visto para visitantes portugueses ou brasileiros que visitem o país por menos de 90 dias.
Vacinas: Não há nenhuma vacina obrigatória, apenas as comummente recomendadas.

Contactos úteis: Albânia: Cônsul – Dr. Edmond TrakoRua
Joaquim Ant. Aguiar, nº64, Piso 4 Lisboa 1070-153
(+351) 213 863 600/601/602
embassy-portugal@embassyofalbania.com
Não existe representação diplomática portuguesa na Albânia, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Roma.

Bandeira: a bandeira albanesa é vermelha com uma águia bicéfala negra. A águia é inspirada nas águias bizantinas, um símbolo comum em toda a Europa Oriental. Na época do comunismo, a imagem da águia foi interpretada como a representação da segurança e união do país, com uma cabeça voltada para o norte e outra para o sul.

Bandeira da Albânia

Bandeira da Albânia

Mapa Albânia - Europa ©DR

Mapa Albânia – Europa ©DR

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo