Edifício Termal de Caldas das Taipas - Guimarães
Publicado em Abril 19, 2023

Guimarães: 12ª edição dos Banhos Velhos, de junho a setembro

Eventos

A Garota Não, First Breath After Coma com Noiserv, Surma e José Pinhal Post-Mortem Experience são alguns dos nomes que vão fazer parte da 12ª edição dos Banhos Velhos: de junho a setembro de 2023, o antigo Edifício Termal de Caldas das Taipas, em Guimarães, recebe concertos, cinema, tertúlias, palestras, teatro, ateliers, visitas guiadas e serviço educativo. A agenda conta com mais de duas dezenas de iniciativas com entrada livre.

O espaço Banhos Velhos é uma marca identitária e histórica na vila das Caldas das Taipas, Guimarães, desde 1753. Após a sua restauração em 2010, tornou-se num espaço de cultura e lazer, com programação na primavera e verão. Depois de dois anos com atividade ainda adaptada à realidade pandémica, a temporada cultural no museu termal está finalmente de volta, a iniciar em abril, com mais de 20 iniciativas, onde a história se funde com a cultura e o património, num só lugar. Para abrir esta nova temporada, “haverá um mote especial: o assinalar dos 125 anos do Edifício Termal de Caldas das Taipas, atualmente chamado de ‘Banhos Novos’, com uma tertúlia, seguida de uma peça de teatro, criada de raiz para o efeito e que será uma experiência altamente imersiva para o público.” conta a organização, “um regresso muito desejado, pois o local tem uma mística muito própria.”

Com a missão de descentralizar a cultura e dar acesso a todas as iniciativas de forma livre, esta será “uma temporada cultural com atividades para todos os públicos, seja infantil/juvenil, como para um público mais adulto e/ou sénior. Aqui todos cabem e todos têm portas abertas para ver algo com que se identifiquem ou de serem confrontados com o inesperado” explica a organização.

Na música, os destaques vão para os espetáculos de Surma e Mira Quebec com Diogo M., no mês de junho. Em julho, o espetáculo de José Pinhal Post-Mortem Experience, seguido de DJ Set de António Bandeiras. Agosto é marcado pelo regresso de First Breath After Coma e Noiserv, num momento inédito onde atuam em conjunto e, ainda, a tradicional Noite de Fados com o Grupo de Fados da Vila. Por fim, Setembro conta com a estreia de A Garota Não, no encerramento desta temporada musical de 2023.

A programação inclui também uma série de atividades de serviço educativo. O Workshop de Escrita Criativa para alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, agendado para o dia 23 de maio, marca o início da temporada. Em junho, as Tertúlias com História regressam para comemorar os 125 anos dos “Banhos Novos”, com um atelier infantil simultâneo para crianças em idade pré-escolar. Ao longo dos quatro meses de programação, as iniciativas educativas incluem Visitas Guiadas Educativas em junho, uma Noite de Astronomia em julho e uma nova tertúlia em setembro. Ainda em setembro, a fechar a programação, está agendado um novo atelier infantil e uma Visita Guiada Noturna aos Banhos Velhos.

O teatro faz o seu retorno à agenda cultural dos Banhos Velhos após três anos de ausência. O GTAC – Grupo de Teatro Amador de Campelos apresenta “Dois Tempos” em julho, enquanto o grupo de teatro ATRAMA encerra a programação com “Aquistas”, uma experiência performativa “in situ” inspirada nas memórias de Amadeo de Souza-Cardoso durante sua estadia no balneário termal de Caldas das Taipas, em celebração aos 125 anos dos “Banhos Novos”.

O cinema marca também presença com a primeira sessão em julho, com a rodagem do filme “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” de Dan Kwan e Daniel Scheinert. Em agosto, “Os Fabelmans” de Steven Spielberg, “The Whale” de Darren Aronofsky e “Aftersun” de Charlotte Wells completam o ciclo de cinema.

Todas as iniciativas são de entrada livre e acontecem no espaço Banhos Velhos com exceção da tertúlia “Os 125 anos dos Banhos Novos” ou em caso de chuva. Toda a informação será devidamente atualizada e deverá ser consultada em permanência no site ou nas redes sociais dos Banhos Velhos.

A Garota Não

A Garota Não

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo