Museu das Ilusões - Istambul - Turquia
Publicado em Abril 19, 2023

Quatro museus para crianças em Istambul, Turquia

Europa/ Miúdos

Na capital da Turquia, Istambul, existem alguns museus que são uma atração para miúdos mas também para graúdos! As sugestões deste texto vão para o Museu Rahmi M. Koç com aviões, carros e muito mais; o Museu do Brinquedo, com uma viagem à infância; o Miniatürk: onde o tempo pára; e o Museu das Ilusões com um incrível mundo de magia.

Museus para Crianças -Istambul - Turquia

Museus para Crianças -Istambul – Turquia

Museu Rahmi M. Koç: aviões, carros e muito mais

Inaugurado em 1994, o Museu Rahmi M. Koç é um dos museus mais peculiares de Istambul. Situado em Hasköy, na margem do estuário Chifre de Ouro, é o único grande museu da Turquia dedicado à história dos transportes, da indústria e das comunicações. O museu promete uma viagem inesquecível ao passado, com exposições de carros clássicos, os primeiros elétricos, barcos a vapor, aviões antigos e penny-farthings (os primeiros modelos de bicicleta). Além disso, os visitantes também podem alargar os seus horizontes nas secções dedicadas às invenções científicas e às ferramentas. Por outro lado, a coleção do museu também inclui alguns objetos pessoais de Mustafa Kemal Atatürk.

O Museu Rahmi M. Koç organiza regularmente diversas atividades e workshops para crianças, durante os quais os pais podem desfrutar dos cafés e restaurantes costeiros nas suas imediações. Mais informações, aqui.

Museu do Brinquedo - Istambul - Turquia

Museu do Brinquedo – Istambul – Turquia

O Museu do Brinquedo: uma viagem à infância

Situado numa mansão histórica de Kadıköy, o bairro mais famoso da parte da Anatólia, o Museu do Brinquedo de Istambul dá as boas-vindas ao colorido mundo dos brinquedos aos visitantes de todas as idades. Com uma coleção feita ao longo de duas décadas pelo poeta e escritor Sunay Akın em antiquários e leilões de mais de 40 países, este espaço é ideal para pais e filhos passarem tempo juntos.

Entre as exposições do museu , incluem-se os exemplos mais famosos da história do brinquedo desde o século XVII até à data. Uma oportunidade de aprender sobre a história do mundo de uma forma divertida e inesquecível. Além disso, o museu foi pioneiro na criação de uma união de museus infantis e dos brinquedos de todo o mundo que deu a Istambul o título de «capital dos museus do brinquedo».

Miniatürk: onde o tempo para

Outro museu muito apreciado pelas crianças é o Miniatürk, que reúne o património arquitetónico das civilizações que governaram a Anatólia ao longo da história. Aberto desde 2003, tem o lema: «Uma pequena maquete do grande país», trata-se de um parque único onde são expostas réplicas à escala de 1/25 das obras mais importantes da Turquia.

Os modelos em miniatura de 137 obras arquitetónicas, desde caravançarais, complexos, mesquitas, igrejas e sinagogas até edifícios antigos e palácios mostram a arte e a arquitetura turca. Sem dúvida que uma visita ao Miniatürk é uma introdução perfeita à História do país. Mais informações, aqui.

O Museu das Ilusões: um mundo de magia

O Museu das Ilusões de Istambul convida os mais pequenos a conhecer o surpreendente e fascinante mundo das ilusões em Narmanlı Han, em Beyoğlu, na parte europeia da cidade turca e no centro comercial Emaar Square, na parte da Anatólia.

Com ilusões óticas, hologramas, túneis mágicos e salas engenhosamente criadas… o museu proporciona experiências intrigantes aos visitantes de todas as idades. Enquanto o Museu das Ilusões de Istambul oferece às crianças uma viagem interativa e divertida, as exibições também contribuem para o desenvolvimento da imaginação das crianças com os seus truques de perceção. Os visitantes podem ver a sala infinita, o túnel Vórtice e a sala ao contrário, onda a diversão está assegurada tanto para miúdos como para graúdos. Mais informações, aqui.

Museu Rahmi Koç - Istambul - Turquia

Museu Rahmi Koç – Istambul – Turquia

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo