Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema - DR
Publicado em Junho 22, 2016

9 a 17 de julho: Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema 2016

Eventos

De 9 e 17 de julho, de 2016, decorre a 24ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, no Teatro Municipal. Núcleo central do festival, as competições – Nacional, Internacional, Experimental, Vídeos Musicais, Take One! e Curtinhas – voltarão a apresentar o que de melhor se faz no cinema contemporâneo.

Os ingleses Tindersticks vão apresentar, ao vivo no Curtas Vila do Conde, o novo álbum visual “The Waiting Room”. A secção Stereo do festival vai contar também com filmes-concerto de Jay-Jay Johanson, The Legendary Tigerman e The Greg Foat Group.

A 16 de julho, o cantor e compositor de voz melancólica, Jay-Jay Johanson apresenta em Vila do Conde o seu mais recente álbum “Opium”, num espetáculo audiovisual onde os temas são acompanhados por imagens em movimento.

Presença habitual no Curtas Vila do Conde, The Legendary Tigerman regressa ao festival a 15 de julho com “How To Become Nothing”, o projeto que juntou o músico, a fotógrafa Rita Lino e o realizador Pedro Maia numa road trip pelo deserto da Califórnia. O resultado, em estreia absoluta no Curtas Vila do Conde, é um road movie, em formato de filme-concerto, com banda sonora ao vivo de The Legendary Tigerman e imagens manipuladas em tempo real por Pedro Maia. “How To Become Nothing” é um falso diário, com registos em fotografia, Super 8mm e textos de Paulo Furtado, fruto de três visões sobre a viagem de um homem que, mais do que desaparecer, procura chegar a nada, ser nada.

Pela primeira vez em Portugal, The Greg Foat Group, o quinteto de jazz liderado pelo talentoso músico Greg Foat, sobe ao palco do festival a 14 de julho para apresentar um projeto em estreia absoluta. “Visual Music” é uma banda sonora original para clássicos do cinema experimental dos anos 20 realizados por Hans Richter, Marcel Duchamp, Ralph Steiner e Walter Ruttmann.

STEREO

TINDERSTICKS, 13 julho, 22h30
Plateia: 22 euros

GREG FOAT GROUP, 14 julho, 23h59
Plateia: 7 euros

THE LEGENDARY TIGERMAN, 15 julho, 23h59
Plateia: 10 euros

JAY-JAY JOHANSON, 16 julho, 23h59
Plateia: 15 euros

Curtas de Vila do Conde

Curtas de Vila do Conde

COMPETIÇÕES

A Competição Nacional ilustra a singularidade do cinema português através de um conjunto de filmes que desafiam as fronteiras entre géneros e temas. Esta seleção apresentará obras de autores consagrados e de cineastas estreantes em dezasseis filmes.

A seleção oficial integra trabalhos de realizadores com historial em Vila do Conde, como Leonor Noivo, Gabriel Abrantes, André Santos e Marco Leão, ou Paulo D’Alva.

Seleção Oficial 2016

Competição Nacional

Competição Internacional

Competição Experimental

Competição Curtinhas

Competição Vídeos Musicais

Competição Take One!

O Curtas Vila do Conde procura o cinema do futuro, que propõe olhares diferentes sobre o mundo.

A Competição Internacional é a montra de luxo desse cinema e apresenta uma seleção das melhores curtas-metragens produzidas no último ano, de grande diversidade temática e geográfica.

Os 38 filmes que em 2016 integram esta competição discutem as grandes questões da humanidade: desde as mais pequenas crises familiares até às grandes questões do tempo contemporâneo.

Entre os filmes selecionados, estão autores que regressam ao festival (e alguns deles premiados), como Jennifer Reeder, Theodore Ushev, Bertrand Mandico, Deborah Stratman, Salla Tykkä, Ben Rivers e Dustin Guy Defa. Destaque também para a presença de autores emergentes, como Nadav Lapid e Konstantina Kotzamani.

Na Competição Curtinhas, o júri, composto por 15 crianças, votará no melhor filme ao qual será atribuído um prémio de 1000 euros. Esta secção do festival, conta também com um espaço infantil e várias oficinas, permitindo aos mais novos participarem numa semana de cinema em família.

Reservada a filmes de estudantes, a Competição Take One! apresentará uma nova geração de talentos saída das escolas de cinema e audiovisual.

Fora de competição, o Panorama Nacional apresenta-se como um espaço de exibição de autores e filmes relevantes do último ano, mas que já passaram por outros festivais portugueses.
Como a competição nacional, estes filmes são de diversos géneros e utilizam estratégias diferentes, mas todos eles mostram a capacidade do formato curta-metragem para contar histórias sobre o nosso mundo.

Nesta seleção, destaque para filmes como “A Balada de um Batráquio”, de Leonor Teles (Urso de Ouro no Festival de Berlim), ou “Ascensão”, de Pedro Peralta (Semana da Crítica do Festival de Cannes); e o regresso de autores como José Miguel Ribeiro, Filipe Abranches e Simão Cayatte.

INFORMAÇÕES

Os bilhetes para os filmes-concerto do Curtas Vila do Conde estão à venda na Bilheteira do Teatro Municipal de Vila do Conde e na rede da Bilheteira Online.

Para o filme-concerto dos Tindersticks, os bilhetes custam 22 euros, com desconto de 50% para titulares do Free-Pass do Festival.
Para os restantes espetáculos, os bilhetes variam entre os 7 e os 15 euros, com entrada gratuita com Free-Pass.

O Free-Pass para o 24º Curtas Vila do Conde, à venda no site do festival, pode ser adquirido até 31 de maio ao preço promocional de 35 euros.

Depois dessa data, passa a custar 40 euros, aumentando para 50 euros a partir de 1 de julho.

Este passe geral garante o acesso a todas as sessões de cinema, filmes-concerto (à exceção de Tindersticks), festas, Mercado da Curta Metragem e a um catálogo do festival.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo