Com um centro histórico muito concorrido, Bratislava, cidade e capital da Eslováquia, é a única cidade europeia que faz fronteira com dois países: a Áustria e a Hungria. Talvez por isso, muita gente quando visita a Bratislava, tira apenas um ou dois dias e, geralmente, vai a caminho ou está a voltar de uma viagem à Hungria ou à Áustria (de Viena a Bratislava é cerca de uma hora de comboio). E uma das maiores atrações, além do castelo, é uma estátua de um homem das obras “Man At Work”… curioso? Saiba mais abaixo!
Bratislava é uma cidade pequena, com 475 mil habitantes (dados de 2021), mas que tem um charme muito próprio, acolhedora e com vários locais que vale a pena visitar.
Caminhe pelas suas ruas e revisite o passado, com os seus monumentos, castelos, palácios e igrejas. Ou, se preferir, relaxe nos seus vários espaços verdes e deguste uma boa refeição ou um delicioso café nos seu restaurantes e cafés, ou mesmo a bordo de um cruzeiro pelo Danúbio – foi assim que conheci esta cidade.
O QUE VER / VISITAR EM BRATISLAVA
Venha comigo, vou mostrar-lhe em 10 paragens como passar um dia magnífico na Bratislava.
1. Hlavné Námestie (Praça Principal de Bratislava)
Esta é a praça principal da Bratislava e sempre ocupou um lugar central na vida social da cidade. Na Hlavné Námestie localizam-se alguns dos monumentos mais importantes da cidade, tal como a antiga Câmara Municipal da Bratislava, que atualmente é sede do Museu da Cidade da Bratislava (onde vale a pena subir à sua torre para ter uma bonita vista); a Fonte Roland (mandada construir pelo rei da Hungria, em 1572, Maximiliano II, para fornecer abastecimento público de água à cidade); várias estátuas que se tornaram ícones da Bratislava e, claro, vai encontrar vários cafés e restaurantes.
2. Man At Work – a estátua mais icónica da Bratislava
Esta é uma escultura em bronze, de um homem, um trabalhador, que está a sair de uma tampa de esgoto e fica a observar a rua. Segundo consta, esta estátua já perdeu a cabeça duas vezes, devido a acidentes de viação, o que obrigou a que fosse colocada uma placa junto a ela.
Há duas histórias acerca da estátua “Man at work”, ou também apelidado de o “Observador”. Diz-se que representa um trabalhador (comunista), que pára de trabalhar e fica a observar o movimento da rua, descansado, porque sabe que o Governo garante o seu emprego.
Outra versão da origem desta estátua é a de que se trata de um trabalhador que faz uma pausa no seu trabalho para estar a apreciar as pernas das mulheres que passam (esta versão talvez se deva ao sorriso maroto que a escultura apresenta).
Outro pormenor interessante é que se conta que passar a mão pela cabeça do homem, traz boa sorte. Há quem diga ainda que as mulheres que passam a mão pelo nariz da estátua, acabam por engravidar mais rápido.
É muito provavelmente o local mais fotografado da cidade!
A ponte da Revolta Nacional Eslovaca, também denominada Ponte Nova, é uma enorme estrutura, toda em ferro, que passa por cima do rio Danúbio. Esta ponte destaca-se por ser a sétima maior ponte suspensa do mundo e também pela sua arquitetura distinta. Numa das suas extremidades existe uma torre que culmina num formato semelhante a um ovni.
É possível subir a essa torre (num elevador que faz a subida em 45 segundos) e ter uma vista panorâmica de fazer cortar a respiração. Aí, vai apreciar a Bratislava de uma perspetiva magnífica, e, tudo isto, enquanto janta ou toma uma bebida, no restaurante ou no bar que existe no topo. Nesta ponte, tanto passam carros, como pessoas, numa via segura, criada especialmente para pedestres (são 430 metros de caminhada).
A catedral de São Martinho pode facilmente ser destacada como cartão-postal da Bratislava. Esta igreja gótica, construída no século XV, foi o local onde os reis austro-húngaros foram coroados. No exterior podemos ver uma réplica dourada de uma coroa (de 150kg), que foi colocada no topo da torre da catedral. A entrada é gratuita.
5. Igreja Azul
A Igreja Azul é relativamente recente, tendo sido construída no início do século XX. Esta linda igreja em Art Nouveau, destaca-se pela sua cor azul, pelos vários mosaicos (também em tons de azul) e claro, pela sua arquitetura diferenciada. A entrada é gratuita.
Outro dos locais de onde poderá ter uma vista magnífica sobre a cidade e sobre o Danúbio, é o Castelo da Bratislava, que se encontra no alto de uma colina. Atualmente, o castelo abriga coleções do Museu Nacional da Eslováquia. Para além do castelo, poderá passear nos lindos jardins exteriores.
7. Memorial Slávin
Este obelisco é o maior da Europa Central, com 39 metros de altura, para além estátua (com 11 metros) de um soldado soviético vitorioso, carregando uma bandeira. Na base estão os nomes das cidades eslovacas libertadas pelo Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial. Slávin é também um cemitério militar, onde descansam para a eternidade milhares de soldados soviéticos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial. Localiza-se perto do centro da cidade.
A Porta de São Miguel é o único elemento preservado da antiga fortificação que remonta ao século XIV. Esta é a principal porta de entrada para a Cidade Velha e, atualmente, alberga o Museu das Armas. Uma curiosidade engraçada é que mesmo por baixo da torre existe um círculo dourado, conhecido como o “quilómetro zero”, que mostra as distâncias entre a Bratislava e outras 29 capitais.
9. Grassalkovich – Palácio Presidencial
Esta é a residência do Presidente da República eslovaco, desde 1996. Faz lembrar a Casa Branca, nos EUA. À entrada, encontra-se uma enorme fonte que simboliza a liberdade e tem um globo mesmo no centro. Só é possível visitar o interior do palácio apenas um dia por ano (a 14 de junho), mas pode caminhar e apreciar os seus imponentes jardins.
10. Eurovea – Frente de Água
Este é um local onde pode desfrutar da modernidade urbana da cidade. Aqui, com vista para o Danúbio, divirta-se e aprecie o novo edifício do Teatro Nacional Eslovaco, assista a um espetáculo, ou faça compras no centro comercial Eurovea.