Em Istambul, na Turquia, é famoso o Museu do Palácio de Topkapi e um dos locais mais turísticos da cidade. É um conjunto de bonitos edifícios, decorados primorosamente – que estão espalhados por cerca de 700 mil metros quadrados e com um muro de cerca de 2 Km de comprimento. É um sítio muito bonito, com lindíssimos jardins, cheios de coloridas flores (e muitas tulipas!), e com muita história para contar. É considerado um local que reflete a época imperial em Istambul.
O nome Topkapi significa “porta do canhão” e o local começou a ser construído a mando de Maomé II (Sultan Mehmet), o Conquistador, em 1453, a seguir à conquista de Constantinopla, e serviu de residência a sultões durante quatro séculos, ou seja, até meados do século XIX. E com isso também são visitáveis as salas do Harém, onde o sultão reunia a sua família e 500 a 800 outras mulheres.
No Palácio Topkapi vai encontrar muitas salas museológicas com a exposição de objetos de materiais valiosos (como ouro e prata), assim como cerâmicas, roupas e peças sagradas para os muçulmanos, e relíquias como pedaços da barba e a marca do pé do profeta Maomé.
Entre os afamados tesouros está um diamante que pertenceu à mãe de Napoleão (Leticia Ramolino) e o punhal Topkapi, feito de ouro e com esmeraldas incrustadas, considerada a arma mais valiosa do mundo. Algumas das peças não se podem fotografar, mas veja algumas das imagens dos espaços.
Susana Ribeiro é jornalista desde 1998. Especializou-se em turismo e gastronomia mas tem experiência em várias áreas e meios: revistas, jornais, rádio, televisão, internet, locuções e redes sociais. Fez o Viaje Comigo para incentivar outros a viajarem mais.
Saiba Mais sobre a Susana Ribeiro
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.OK