Fonte do Carapichel - Montebelo Vista Alegre © Viaje Comigo Fonte do Carapichel - Montebelo Vista Alegre © Viaje Comigo
Publicado em Março 20, 2017

Fonte do Carapichel e a história da Vista Alegre

Portugal [ Ílhavo/ Uma fotografia por dia... ]

Em Ílhavo, o nome da Fábrica da Vista Alegre tem uma história curiosa e vem da Fonte do Carapichel. De forma muito interessante, a fonte foi mantida no moderno Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, num espaço ao ar livre, recordando a história deste sítio.

Água da Fonte do Carapichel - Montebelo Vista Alegre © Viaje Comigo

Água da Fonte do Carapichel – Montebelo Vista Alegre © Viaje Comigo

A Fonte do Carapichel foi mandada construir, em 1696, pelo bispo D. Manuel de Moura Manuel, de forma a ter água na quinta, junto da capela. Em 1920, a administração da Fábrica Vista Alegre decidiu reconstruí-la e, em 2015, foi novamente restaurada e integrada no Hotel.

Na pedra frontal da fonte encontra esculpidos 84 versos, num texto dedicado ao bispo, que termina com a designação de “Vista Alegre” referindo-se ao espaço verde e frondoso onde estava situada a fonte, ou seja, a quinta.

Fonte do Carapichel - Montebelo Vista Alegre © Viaje Comigo

Fonte do Carapichel – Montebelo Vista Alegre © Viaje Comigo

Mas, são muitas as lendas associadas a esta fonte:
– Uma conta que a água que brota desta nascente tem propriedades milagrosas, sendo antigamente muito procurada para a cura de diversas maleitas.

– outra é da Moura Encantada. Conta-se que ao passar pela fonte sentia-se “algo de estranho que nos cortava a respiração” e se ouviam “uns rumores, uns lamentos estranhos” (in Vista Alegre A minha terra, João Esteves de Almeida, 2008).

Fonte do Carapichel - Montebelo Vista Alegre © Viaje Comigo

Fonte do Carapichel – Montebelo Vista Alegre © Viaje Comigo

A água desloca-se até à fonte através da gravidade. Do sistema subterrâneo de recolha e condução da água a fonte conta com galerias e vários canais. Com a água canalizada a fonte do Carapichel foi perdendo importância e acabou por cair em desuso.

“Bebe, pois, bebe à vontade acharás que é (muitas vezes) tão útil para a saúde quão para a vista alegre” – transcrição dos quatro versos finais do texto da Fonte do Carapichel, datado de 1696.

Escrito da Fonte do Carapichel - Montebelo Vista Alegre © Viaje ComigoEscrrito da Fonte do Carapichel - Montebelo Vista Alegre © Viaje Comigo

Escrito da Fonte do Carapichel – Montebelo Vista Alegre © Viaje Comigo

Da construção original, pode ver ainda o exterior da cisterna que alimenta a fonte, com as paredes construídas com grés / arenito de Eirol e pedra avermelhada muito característica desta região. Aliás, a pedra está também dentro do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, em diversos espaços.

Pintura da fonte no Palácio Vista Alegre © Viaje Comigo

Pintura da fonte no Palácio Vista Alegre © Viaje Comigo

Desafio 2017 – #79 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Parede da Fonte do Carapichel - Palácio Vista Alegre © Viaje Comigo

Parede da Fonte do Carapichel – Palácio Vista Alegre © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo