A Quinta do Pôpa é uma das mais jovens e mais criativas produtoras de vinho no Douro Vinhateiro. Fica em Adorigo, Tabuaço, na região demarcada de vinhos mais antiga do Mundo: o Alto Douro Vinhateiro.
Porque o vinho nunca é igual, de uns anos para os outros, também as suas garrafas são sempre diferentes… com rótulos elegantes, com motivos cinematográficos e tudo à volta do vinho tem lugar neste projeto de sucesso, coordenado por dois irmãos. A Quinta do Pôpa tem também uma das mais bonitas vistas sobre o rio Douro e, como todas as quintas vinhateiras, tem uma história original por detrás.
“Esta é a história que conta a realização do sonho de Zeca do Pôpa que toda a vida carregou consigo o sonho do seu pai Francisco Ferreira, de alcunha Pôpa, em adquirir o seu “pedacinho” do Douro”, diz no site da Quinta do Pôpa.
Conseguiu realizar o sonho em 2003 quando comprou a Quinta do Vidiedo (que viria a ser a Quinta do Pôpa) e, a partir daí, deu todo o seu tempo para trabalhar as vinhas. Em 2010, o sonhador traz os filhos – Stéphane e Vanessa Ferreira – ao Douro e estes ficaram contagiados… e também se dedicaram a tempo inteiro a este negócio.
A primeira vindima teve lugar em 2007, altura em que o enólogo (e amigo) Luís Pato foi padrinho do projeto e deu asas aos vinhos Pôpa.
Hoje, os Netos do Pôpa seguem o seu caminho com uma aposta muito forte no marketing. Com consultoria do enólogo Francisco Montenegro lançam Homenagens em garrafas: Quinta do Pôpa Homenagem a Francisco Ferreira; Pôpa VV, TN, TR e Pôpa Colheita Douro (branco e tinto) à família Pôpa; Pôpa Vinho Tinto Doce um tributo a todas as mulheres da família; PaPo ao enólogo Luís Pato; e a gama Contos da Terra ao Douro, dedicado ao terroir e suas gentes.
Veja aqui mais vinhos da Quinta do Pôpa.
Em 2012, a Quinta do Pôpa abriu as portas para receber visitantes, em visitas que dá a conhecer o processo de produção, passando pelos lagares de granito e adega. O primeiro sítio a parar é mesmo no topo, junto da receção, onde a vista para o Douro quase nos deixa sem palavras.
A visita passa pelos lagares, onde se faz a tradicional pisa a pé das uvas (70% dos vinhos saem da pisa a pé), e pela adega onde se destacam, além das pipas, a frase “Todo o homem tem o seu sonho”, de Luís Pato. Passa depois pela garrafeira, pela da sala de cascos, o Museu das Vindimas (com objetos do passado) e termina na Sala de Provas.
Durante todo o ano pode visitar a Quinta do Pôpa mas algumas das atividades podem ir mudando. Como é normal, só no tempo mais quente é mais convidativo fazer piqueniques, por exemplo. Mas há almoços vínicos, wine brunch e a quinta é Pet Friendly, ou seja pode levar os seus animais de estimação. E, além disso tudo, criam experiências à medida e consoante os pedidos dos clientes. Durante a época de vindimas, os visitantes podem inscrever-se na pisa a pé e visita às vinhas.
A sala de receção é também onde se fazem as provas que podem ser acompanhadas com degustação de queijos, enchidos, compotas e do mais recente azeite do Pôpa. E é aqui que está a loja, onde pode comprar os vinhos e também peças de decoração que estão relacionadas com o mundo do vinho.
E, se precisar de ajuda e sugestões dos sítios a visitar na região do Alto Douro Vinhateiro, a Quinta do Pôpa faz também serviço de concierge e aconselha-o dos locais onde ficar alojado, o que visitar e os melhores espaços para degustar as cozinhas portuguesa e duriense.
Hoje a propriedade reúne 30 hectares, sendo 14 correspondente a vinha com uma mistura de castas tintas nobres de letra A: entre as quais a Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinto Cão, Sousão e Malvazia Preta, destacando-se em grande percentagem a Touriga Nacional. São ainda destacados 4 hectares de vinha velha com idade superior a 80 anos de idade, com mais de 22 tipos de castas.
E a criatividade da dupla de irmãos não está só no marketing e design de peças. à medida que vai subindo a colina, junto dos socalcos, estão as tabuletas mais originais que dizem “Aviso: não dê alimente as vinhas”, por exemplo, ou então “Não perturbe: uvas brilhantes em crescimento”.
INFORMAÇÕES
Quinta do Pôpa
Estrada Nacional 222, Adorigo, Tabuaço, Douro, Portugal
Contactos: (+351) 916 653 442 ou turismo@quintadopopa.com
Horário: terça a sábado, das 10h00 às 17h00. Restantes dias, sob marcação prévia (mínimo 3 dias) e sujeito a disponibilidade.
Como chegar à Quinta do Pôpa? Depois da Folgosa e da subida para o centro de Tabuaço à direita vai aparecer uma entrada para a Quinta do Pôpa. Como fica numa entrada à direita é natural que são a veja depois de passar. Fique atento ao fazer a Estrada Nacional 222, considerada uma das estradas mais bonita do mundo.
GPS: 41º 09’18.31”N, 7º 35’ 48.98”W