É um dos sítios que não pode deixar de visitar em Istambul, na Turquia. A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia, foi construída entre 532 e 537 pelo Império Bizantino, para ser a catedral de Constantinopla, que é hoje Istambul. Entretanto, duas outras igrejas foram aqui construídas e destruídas com revoltas civis, transformamdo-se posteriormente numa mesquita.
Embora se chame Santa Sofia não é devido a nenhuma devoção. Sophia é a “transliteração fonética” em latim da palavra grega para “sabedoria” — o nome completo da igreja em grego é a “Igreja da Santa Sabedoria de Deus”.
A sua cúpula é vista de várias partes da cidade – fica a 55 metros acima do solo – e é considerada uma obra de arte da arquitetura. Na altura da sua contrução era a maior catedral do mundo e assim continuou por quase mil anos, até à construção da Catedral de Sevilha, em 1520.
Da história de Hagia Sophia faz parte um episódio marcante: foi aqui que Cardeal Humberto, em 1054, excomungou o patriarca Miguel I Cerulário, dando assim início ao Grande Cisma do Oriente, que perdura até hoje.
Hagia Sophia ficou como mesquita até 1931, altura em que Kemal Atatürk ordenou que se fechassem as suas portas para a transformar em Museu em 1935. Em 1985, foi classificada Património Mundial pela UNESCO e atualmente é um dos locais mais visitados no mundo.
Curiosidades:
– é provavelmente a única catedral no mundo que foi igreja e mesquita e, por isso, reúne caraterísticas e elementos das duas religiões: tanto tem imagens de santos como mensagens escritas árabe.
– um mosaico retrata Jesus Cristo sentado num trono e um imperador de joelhos ao seu lado. Este mosaico está datado entre os séculos 886-913 DC.
– está uma Mihrab frente ao Portão Imperial e os seus nichos indicam a direção de Meca. Do lado direito da Mihrab, está um local que foi feito para o sultão e plataformas para os leitores do Alcorão.
– No piso superior – acesso por uma rampa – vê-se um mosaico do Imperador Alexandre segurando um crânio e é onde está a loja do museu e uma exposição de imagens de mosaicos.
– uma das colunas da Basílica é da Coluna das Lamentações, onde está um furo: diz-se que foi abençoado por São Gregório, e quem colocar o dedo no furo tem a cura de doenças, caso o dedo saia molhado.
– Um mosaico que representa Virgem Maria no trono, segurando Jesus, com os imperadores Constantino e Justiniano de cada lado – presume-se que seja do século X dC.
– Mosaicos mostram a Virgem Maria segurando Jesus Cristo, enquanto o imperador D. João II fica à direita e a imperatriz Irene à esquerda dela; outro mostra Jesus, o imperador Constantino IX Monomachus e a imperatriz Zoé.
À direita destes mosaicos, há oito placas de madeira com inscrições caligráficas, incluindo nomes de Alá e Maomé, assim como os nomes dos quatro primeiros Califas e dos dois netos do Profeta (Hassan e Hussein).
– Também encontra aqui o túmulo de Enrico Dandalo, Doge de Veneza, responsável pelo saque de Constantinopla em 1204.
– Inscrições do Alcorão adornam a cúpula de Hagia Sophia. No início tiveram peças em ouro, que acabaram por cair com o passar dos anos.
INFORMAÇÕES
Hagia Sophia, Sultanahmet Mh., Ayasofya Meydanı, Fatih/İstanbul, Turquia
Telefone: +90 212 522 1750
Horário: horário de verão, 15 abril a 1 de outubro, 9h00-19h00; horário de inverno, 1 outubro a 15 de abril, 9h00-17h00
Preço: 30 TL
Dica: Pode evitar as filas comprando o bilhete online