O Central Park é um dos pontos mais emblemáticos da cidade de Nova Iorque, conhecido por todo o mundo por ser o lugar mais verdejante da “selva de cimento”. A 21 de julho de 1853, foi decretado por lei o primeiro parque público de grande dimensão (750 hectares) dos Estados Unidos da América, e assim surgiu o Central Park.
Depois dessa data, começou a haver uma maior consciência social sobre a importância dos espaços verdes citadinos e da manutenção desses locais comunitários.
Contudo, no início do século XX, devido às idiossincrasias sociais, económicas e políticas o Parque começou a entrar em declínio. Com o abandono das responsabilidades por parte dos dirigentes políticos da cidade o local começou a degradar-se tornando-se até um perigo público, devido às más condições.
– Veja aqui o Guia Completo de Nova Iorque –
A salvação veio de um grupo, bem relacionado, que começou a contactar pessoas com poder para fazerem a diferença. Angariaram fundos e reuniram pessoal qualificado e apaixonado pela causa, e assim conseguiram salvar o parque.
Desde então, uma sólida plataforma foi criada e isso permitiu que o Central Park se tornasse um ícone da cidade de Nova Iorque.
O que ver no Central Park?
O Parque tem inúmeros pormenores que deleitam os entusiastas de arquitetura (também paisagística), escultura e natureza. São infindáveis os arcos, cada um diferente do outro, como o Arco Inscope, Riftstone ou Driprock.
As pontes também nos enchem os olhos, como a Ponte Balcony, a Bow ou a Ponte Rústica. Há também, pelo parque, instalações artísticas, como na praceta Doris C. Freedman.
Por todo o parque encontra esculturas de diversas figuras ilustres (fictícias ou não) como a do Romeu e Julieta, de Beethoven, do Peregrino, entre outras. Por isso, esteja atento!!
Para os apaixonados pela natureza e pela botânica, existem inúmeros recantos com belíssimos trabalhos de variados arquitetos paisagísticos.
O que fazer no Central Park?
O Parque está direcionado para a prática de diversos desportos, tendo à disposição locais apropriados para cada um. Encontra, por exemplo, campos de futebol, baseball, voleibol e de basquetebol.
Fica ainda uma lista de outras coisas que pode fazer no parque:
– andar no ringue de patinagem;
– andar de barco;
– assistir a concertos;
– fazer um tour com um guia;
– nadar na piscina do parque;
– observar pássaros;
– ir ao zoo do parque;
– pescar no Harlem Meer;
– andar de bicicleta;
– correr;
– andar de patins;
– dar um passeio de carruagem.
Onde comer em Central Park?
No parque há muitos snacks a serem vendido, por todo o lado, como os famosos cachorros-quentes. Tem stands que têm esplanada e servem refeições leves, de diferentes cozinhas. Se quiser algo mais substancial tem três restaurantes no parque: Loeb Boathouse, Tavern on the Green e o Le Pain Quotidien.
Texto: Rafaela Santiago