Braga é uma cidade universitária no norte de Portugal. Alberga a Universidade do Minho e tem um passado rico em história, tendo sido habitada na época dos romanos – tinha o nome de Bracara Augusta.
Quando visitar Braga, pode começar por fazer um passeio pelo centro histórico e pelas ruas pedonais da cidade, com muitas lojas (antigas e modernas) de comércio tradicional, restaurantes, cafés, bares e monumentos.
E quando passear no centro de Braga vai perceber que os jardins da cidade são exemplares – alguns mais antigos, outros mais recentes, mas todos sempre muito bem tratados. Alguns têm inclusive parques infantis para os mais pequenos brincarem.
Passe por uma das entradas no centro histórico: o Arco da Porta Nova e visite os museus locais – com exposições históricas, mas que também albergam mostras internacionais – e outros espaços históricos como a Casa dos Crivos ou o Palácio do Raio.
O Theatro Circo é a sala de espetáculos da cidade de Braga. Veja a agenda e marque lugar num dos concertos ou apresentações de teatro e dança.
Aproveite para conhecer as raízes históricas de Braga, com as ruínas de Bracara Augusta. A cidade romana foi fundada pelo Imperador Augusto entre 300 e 400 a.C. e ainda permanecem vestígios desses tempos. Pode também visitar a Citânia de Briteiros com vestígios arqueológicos de um castro celto-ibérico de 300 a.C.
FESTAS EM BRAGA
A Semana Santa é uma das maiores festas de Braga. Durante uma semana existe todo o tipo de manifestações artísticas e religiosas. Os altares das igrejas estão decorados com flores e vela (mais do que é normal) e há procissões de dia e de noite.
O S. João, na noite de 23 para 24 de junho, é celebrado em Braga e com grande folia. Tal como no Porto, também em Braga a noite é de diversão com martelos e alho porro.
No Natal, Braga deve ser das cidades portuguesas onde mais gente vai encontrar nas ruas. No dia 24 de dezembro, a Casa das Bananas (na rua do Souto, número 26) acolhe, nas últimas décadas, uma tradição natalícia: beber um copo de moscatel e comer uma banana. Os donos da casa, chamada de “bananeiro”, serviam apenas as bebidas e tinham bananas para as acompanhar. Rapidamente passou a ser algo habitual e agora no dia 24 de dezembro, das 16h00 às 20h00, reúnem-se dezenas de pessoas a celebrar esta tradição, antes do jantar de Natal.
IGREJAS, CAPELAS E SANTUÁRIOS
Braga é conhecida por ser a cidade dos Arcebispos – sede do episcopado português no século XII – e parte da sua história está ligada à religião Católica Apostólica Romana. Dois dos mais mais conhecidos santuários são o Bom Jesus do Monte e do Santuário do Sameiro.
Para subir ao Bom Jesus do Monte pode ir pelas centenas de degraus ou então fazer a viagem no Elevador do Bom Jesus.
Entre os locais a visitar, destaca-se a Sé de Braga (costuma-se usar a expressão “mais velho do que a Sé de Braga” que significa que é algo mesmo, mesmo muito antigo) com muitos tesouros de arte sacra no seu interior. Começou a ser construída em 1070 e na sua arquitetura sobressaem vários estilos: gótico, renascentista e barroco. É na Capela dos Reis que estão os túmulos de Dom Henrique e Dona Teresa, pais do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Visite ainda a Igreja de Santa Cruz, do século XVII, a Capela de São Frutuoso de Montélios, a Igreja da Lapa, o Convento do Pópulo e o Mosteiro de S. Martinho de Tibães, entre outros locais históricos.
MUSEUS A VISITAR
Tesouro – Museu da Sé de Braga
Museu da Imagem
Museu dos Biscaínhos
Museu Nogueira da Silva
Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Museu dos Cordofones
Museu Pio XII
RESTAURANTES E GASTRONOMIA
São muitos os restaurantes tradicionais em Braga. Um dos pratos típicos da cidade é o bacalhau à Braga. Mas, também os rojões à Moda do Minho e as papas de sarrabulho fazem parte da maior parte das ementas. À sobremesa, não deixe de provar o tradicional e (muito) doce pudim Abade de Priscos.
Um dos restaurantes tradicionais que já experimentei foi o Cruz Sobral – onde comi uns rojões maravilhosos. Mas também existem muitas tabernas e restaurantes mais modernos. Experimentámos o DGema, uma hamburgueria (com preços bastante acessíveis)que diz ser “minhota de gema”. Os nomes dos hambúrgueres são muito originais e usam expressões nortenhas 😀 São elas, por exemplo, o “Bai-me à Benda”, “Penico do Céu” e “Ougar por mais”.
Existem muitas “Tabernas” em Braga. A Taberna Inglesa (bar e restaurante) a Taberna Celta que está sempre cheia! Ainda há a Taberna Holandesa. Quase todas ficam fora do centro histórico da cidade.
CAFÉS EM BRAGA
Vai encontrar no centro histórico da cidade de Braga alguns cafés antigos como é o caso do Café Vianna e A Brasileira. Desde 1907, com o slogan “O Melhor Café é o Da Brasileira”, o café tem decoração clássica e vende café moído.
O Café Vianna está no edifício Arcada e abriu em 1871, tendo por aqui passado nomes conhecidos como Eça de Queirós ou Camilo Castelo Branco.
Ao lado do Café Vianna está o Café Astória, com ambiente mais moderno, ao estilo bar e atualmente com serviço de sushi.
Ainda pelas ruas do centro da cidade, encontra cafés mais recentes que vendem pastelaria deliciosa. É o caso da Casa das Bolas de Berlim, ou a Spirito Cupcakes, assim como a Nata Sabores (que pertence à Casa das Bolas de Berlim).
A Casa das Tíbias tem doces de se ficar colado à montra. Além de ser um espaço muito bonito (tem esplanada) os doces são a sua especialidade, especialmente as tíbias, servidas com três sabores: clássico, avelã e café.
A Pastelaria Ferreira de Capa é já antiga mas tem um charme que não passa de moda. A decoração clássica contrasta com o mobiliário moderno e os pastéis são bons e recomendam-se. Também antigo é o Café Lusitana que surgiu renovado e que conta com vista para o belíssimo jardim de Santa Bárbara.
NOITE EM BRAGA
Como cidade universitária que é, Braga tem muitos espaços de diversão noturna. Alguns dos mais conhecidos são o Sardinha Biba (existe desde 1990), o Club del Mar, o BA – Bar Académico de Braga e, por exemplo, o Bar do Lip.
ONDE DORMIR EM BRAGA
Pesquise aqui as sugestões do Viaje Comigo dos locais de alojamentos em Braga: hotéis, hostels, etc
O nosso amigo Pedro Henriques, do blog Espírito Viajante, também tem mais informações para quem vai visitar Braga. Passe por lá!