Braga
Publicado em Dezembro 1, 2014

Visitar Braga, Portugal

Norte/ Portugal [ Braga ]

Braga é uma cidade universitária no norte de Portugal. Alberga a Universidade do Minho e tem um passado rico em história, tendo sido habitada na época dos romanos – tinha o nome de Bracara Augusta.

Quando visitar Braga, pode começar por fazer um passeio pelo centro histórico e pelas ruas pedonais da cidade, com muitas lojas (antigas e modernas) de comércio tradicional, restaurantes, cafés, bares e monumentos.

Arco da Porta Nova, Braga

Arco da Porta Nova, Braga

Jardins de Santa Bárbara, Braga

Jardins de Santa Bárbara, Braga

E quando passear no centro de Braga vai perceber que os jardins da cidade são exemplares – alguns mais antigos, outros mais recentes, mas todos sempre muito bem tratados. Alguns têm inclusive parques infantis para os mais pequenos brincarem.

Passe por uma das entradas no centro histórico: o Arco da Porta Nova e visite os museus locais – com exposições históricas, mas que também albergam mostras internacionais – e outros espaços históricos como a Casa dos Crivos ou o Palácio do Raio.

Avenida da Liberdade, Braga

Avenida da Liberdade, Braga

O Theatro Circo é a sala de espetáculos da cidade de Braga. Veja a agenda e marque lugar num dos concertos ou apresentações de teatro e dança.

Aproveite para conhecer as raízes históricas de Braga, com as ruínas de Bracara Augusta. A cidade romana foi fundada pelo Imperador Augusto entre 300 e 400 a.C. e ainda permanecem vestígios desses tempos. Pode também visitar a Citânia de Briteiros com vestígios arqueológicos de um castro celto-ibérico de 300 a.C.

Braga

Braga

Avenida Central, Braga

Avenida Central, Braga

FESTAS EM BRAGA

A Semana Santa é uma das maiores festas de Braga. Durante uma semana existe todo o tipo de manifestações artísticas e religiosas. Os altares das igrejas estão decorados com flores e vela (mais do que é normal) e há procissões de dia e de noite.

O S. João, na noite de 23 para 24 de junho, é celebrado em Braga e com grande folia. Tal como no Porto, também em Braga a noite é de diversão com martelos e alho porro.

Casa das Bananas, Braga

Casa das Bananas, Braga

No Natal, Braga deve ser das cidades portuguesas onde mais gente vai encontrar nas ruas. No dia 24 de dezembro, a Casa das Bananas (na rua do Souto, número 26) acolhe, nas últimas décadas, uma tradição natalícia: beber um copo de moscatel e comer uma banana. Os donos da casa, chamada de “bananeiro”, serviam apenas as bebidas e tinham bananas para as acompanhar. Rapidamente passou a ser algo habitual e agora no dia 24 de dezembro, das 16h00 às 20h00, reúnem-se dezenas de pessoas a celebrar esta tradição, antes do jantar de Natal.

Braga

Braga

Capela de Nossa Sra da Piedade, Braga

Capela de Nossa Sra da Piedade, Braga

IGREJAS, CAPELAS E SANTUÁRIOS

Braga é conhecida por ser a cidade dos Arcebispos – sede do episcopado português no século XII – e parte da sua história está ligada à religião Católica Apostólica Romana. Dois dos mais mais conhecidos santuários são o Bom Jesus do Monte e do Santuário do Sameiro.

Loja no Centro histórico de Braga

Loja no Centro histórico de Braga

Para subir ao Bom Jesus do Monte pode ir pelas centenas de degraus ou então fazer a viagem no Elevador do Bom Jesus.

Sé de Braga

Sé de Braga

Entre os locais a visitar, destaca-se a Sé de Braga (costuma-se usar a expressão “mais velho do que a Sé de Braga” que significa que é algo mesmo, mesmo muito antigo) com muitos tesouros de arte sacra no seu interior. Começou a ser construída em 1070 e na sua arquitetura sobressaem vários estilos: gótico, renascentista e barroco. É na Capela dos Reis que estão os túmulos de Dom Henrique e Dona Teresa, pais do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

Visite ainda a Igreja de Santa Cruz, do século XVII, a Capela de São Frutuoso de Montélios, a Igreja da Lapa, o Convento do Pópulo e o Mosteiro de S. Martinho de Tibães, entre outros locais históricos.

Centro Histórico de Braga

Centro Histórico de Braga

Braga

Braga

MUSEUS A VISITAR

Tesouro – Museu da Sé de Braga
Museu da Imagem
Museu dos Biscaínhos
Museu Nogueira da Silva
Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Museu dos Cordofones
Museu Pio XII

Braga

Braga

Taberna Inglesa, Braga

Taberna Inglesa, Braga

RESTAURANTES E GASTRONOMIA

São muitos os restaurantes tradicionais em Braga. Um dos pratos típicos da cidade é o bacalhau à Braga. Mas, também os rojões à Moda do Minho e as papas de sarrabulho fazem parte da maior parte das ementas. À sobremesa, não deixe de provar o tradicional e (muito) doce pudim Abade de Priscos.

Um dos restaurantes tradicionais que já experimentei foi o Cruz Sobral – onde comi uns rojões maravilhosos. Mas também existem muitas tabernas e restaurantes mais modernos. Experimentámos o DGema, uma hamburgueria (com preços bastante acessíveis)que diz ser “minhota de gema”. Os nomes dos hambúrgueres são muito originais e usam expressões nortenhas 😀 São elas, por exemplo, o “Bai-me à Benda”, “Penico do Céu” e “Ougar por mais”.

Existem muitas “Tabernas” em Braga. A Taberna Inglesa (bar e restaurante) a Taberna Celta que está sempre cheia! Ainda há a Taberna Holandesa. Quase todas ficam fora do centro histórico da cidade.

DGema Hambúrgueria, Braga

DGema Hambúrgueria, Braga

Café Vianna, Braga

Café Vianna, Braga

CAFÉS EM BRAGA

Vai encontrar no centro histórico da cidade de Braga alguns cafés antigos como é o caso do Café Vianna e A Brasileira. Desde 1907, com o slogan “O Melhor Café é o Da Brasileira”, o café tem decoração clássica e vende café moído.

A Brasileira, Braga

A Brasileira, Braga

A Brasileira, Braga

A Brasileira, Braga

O Café Vianna está no edifício Arcada e abriu em 1871, tendo por aqui passado nomes conhecidos como Eça de Queirós ou Camilo Castelo Branco.
Ao lado do Café Vianna está o Café Astória, com ambiente mais moderno, ao estilo bar e atualmente com serviço de sushi.

Ainda pelas ruas do centro da cidade, encontra cafés mais recentes que vendem pastelaria deliciosa. É o caso da Casa das Bolas de Berlim, ou a Spirito Cupcakes, assim como a Nata Sabores (que pertence à Casa das Bolas de Berlim).

Café Astória, Braga

Café Astória, Braga

Casa da Tíbias, Braga

Casa da Tíbias, Braga

Casa da Tíbias, Braga

Casa da Tíbias, Braga

A Casa das Tíbias tem doces de se ficar colado à montra. Além de ser um espaço muito bonito (tem esplanada) os doces são a sua especialidade, especialmente as tíbias, servidas com três sabores: clássico, avelã e café.

A Pastelaria Ferreira de Capa é já antiga mas tem um charme que não passa de moda. A decoração clássica contrasta com o mobiliário moderno e os pastéis são bons e recomendam-se. Também antigo é o Café Lusitana que surgiu renovado e que conta com vista para o belíssimo jardim de Santa Bárbara.

Pastelaria Ferreira de Capa

Pastelaria Ferreira de Capa

Nata Sabores, Braga

Nata Sabores, Braga

Natas Sabores, Braga

Natas Sabores, Braga

Café Lusitana, Braga

Café Lusitana, Braga

NOITE EM BRAGA

Como cidade universitária que é, Braga tem muitos espaços de diversão noturna. Alguns dos mais conhecidos são o Sardinha Biba (existe desde 1990), o Club del Mar, o BA – Bar Académico de Braga e, por exemplo, o Bar do Lip.

ONDE DORMIR EM BRAGA

Pesquise aqui as sugestões do Viaje Comigo dos locais de alojamentos em Braga: hotéis, hostels, etc

Ibis Braga

Ibis Braga

Braga

Braga

Braga

Braga

Braga

Braga

Igreja Convento dos Congregados, Braga

Igreja Convento dos Congregados, Braga

Braga

Braga

O nosso amigo Pedro Henriques, do blog Espírito Viajante, também tem mais informações para quem vai visitar Braga. Passe por lá!

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo