O Bom Jesus do Monte fica a cerca de 5 quilómetros do centro da cidade de Braga. Tem transporte público até lá, mas se quiser ir de carro tem estacionamento gratuito. Para chegar ao topo tem também um elevador. Ao fim de semana e feriados, o santuário está mais cheio, por isso, se puder visite durante a semana para ter um ambiente mais tranquilo.
O templo da estância do Bom Jesus foi inaugurado a 10 de agosto de 1857. No cimo do monte está a igreja e capelas mas este é também um local turístico com hotéis e restaurantes.
Há uma expressão muito usada: “ver Braga por um canudo”. E foi neste santuário que a expressão nasceu, já que se refere ao binóculo, que estava num miradouro do Bom Jesus e servia para aproximar as vistas sobre a cidade.
O binóculo foi retirado do local – porque precisa de constante segurança, para não ser vandalizado – e só é colocado em certas alturas do ano. Nesse miradouro foram, agora, colocados alguns cadeados como prova de amor entre casais.
A água que brota de todos os lados no Bom Jesus do Monte deu-lhe, ao longo dos anos, uma mata e bosque frondosos, com jardins bonitos e bem tratados. Tem grutas, miradouros, pontes e lagos que proporcionam passeios inesquecíveis.
No Bom Jesus tem centenas (583) de degraus para chegar ao santuário mas… calma… tem um elevador que funciona desde 1882 e que o leva lá acima. Se quiser compre já a viagem de ida e volta (com desconto) ou desça pela enorme escadaria.
O SANTUÁRIO
O Santuário do Bom Jesus é uma das maiores atrações religiosas e turísticas no norte de Portugal. Além da Igreja principal, tem 14 capelas, um pórtico do século XVIII, estátuas e muitos outros motivos de visita espalhados pelo espaço.
Mas onde começa a história deste santuário? Em 1373 já existia uma ermida dedicada à Santa Cruz na montanha do Bom Jesus. Ao longo dos séculos foram erguidas mais ermidas e, em 1522, foi mandado construir um novo templo, que por volta do século XVIII estava ao abandono.
Foi pensado um novo santuário, com os atuais escadórios: Escadório do Pórtico; Escadório dos Cinco Sentidos; e Escadório das Três virtudes.
Em 1784, foi lançada a primeira pedra da nova construção que acabou por gerar o atual Santuário do Bom Jesus e toda a estância turística em seu redor. A Igreja ficou finalizada em 1811. No altar-mor tem uma impressionante representação da cena da Paixão de Cristo.
O adro da Igreja apresenta oito estátuas, que representam personagens que participaram na condenação, paixão e morte de Cristo. No templo, abaixo das janelas que ladeiam a porta principal, estão duas lápides com graças concedidas aos romeiros do Bom Jesus pelos Papas Pio VI e Pio IX.