A Torre dos Clérigos, no coração da baixa portuense, é a torre mais alta de Portugal e um dos ex-libris e maiores símbolos da cidade do Porto. A torre, recentemente restaurada, renasceu proporcionando aos visitantes acesso a pisos e peças até agora escondidas do público. Preparado para a subir? São 240 degraus!
Este belo exemplo do estilo barroco surgiu no século XVIII com o cunho do italiano Nicolau Nasoni, um arquiteto apaixonado pelo Porto, de tal forma, que o seu último desejo foi ser sepultado na Igreja dos Clérigos – também restaurada recentemente.
A torre é composta por seis andares, 225 degraus e mede 76 metros de altura, por isso, leve os seus sapatos mais confortáveis porque a subida não é fácil.
Contudo, quando atingir o topo vai ver que valeu a pena pois tem uma vista deslumbrante sobre quase toda a cidade do Porto, como também sobre o rio Douro e que se prolonga até à Foz.
Além da vista estupenda, pode visitar o Museu da Irmandade dos Clérigos que integra peças do legado da igreja e inclui pinturas, esculturas, mobiliário antigo e tapeçarias.
Na Igreja, cuja entrada é gratuita, pode juntar-se à celebração dominical (21h30).
INFORMAÇÕES
Morada: Rua de São Filipe Nery, Porto
Telefone: (+351) 220 145 489
Horários (Torre, Exposições e Igreja): todos os dias, das 09h00 às 19h00.
Preços: Bilhete Torre + Exposição Irmandade – 3€/adultos; grátis/crianças até aos 10 anos (inclusive)
Grupos: escolas, os alunos usufruem 50% desconto em todos os bilhetes (pré-reserva necessária)
Clero: entrada gratuita; Escuteiros: entrada gratuita (devem-se apresentar devidamente uniformizados)