Hotel Teatro, Porto
Publicado em Setembro 2, 2013

Hotel Teatro – Design Hotels no Porto

Alojamento/ Norte [ Hotéis/ Hotéis Porto ]

Na entrada do Hotel Teatro, no Porto, encontra a bilheteira, ou seja, encontra a receção que tem forma de bilheteira de antigo teatro. Um desafio do design de interiores que não é para admirar já que, no Teatro Hotel, no Porto, o tema central é, como se pode imaginar pelo nome, a arte do palco.

Hotel Teatro, Porto

Hotel Teatro, Porto

Ficar instalado no Hotel Teatro é como estar permanentemente num palco. E você é o ator convidado. Tem holofotes nos corredores e salas, cortinados a tapar paredes, uma receção em forma de bilheteira à moda antiga, e figurinos que serviram para vestir atores e cantores dos musicais de Filipe La Féria.
Mas, porque tomou o hotel esta temática?

Neste mesmo prédio funcionou o Teatro Baquet, numa zona da cidade que outrora foi muito dedicada à parte cultural – fica colado ao Teatro Sá da Bandeira. O Baquet abriu em 1859 mas, em 1888, um incêndio ditou o seu encerramento. Depois de ter sido casa de vários negócios, em 2010, abriu como Hotel Teatro.

Hotel Teatro, Porto

Hotel Teatro, Porto

Hotel Teatro, Porto

Hotel Teatro, Porto

O hotel tem o requinte de um quatro estrelas e a inovação e design de um hotel que está incluído na classificação internacional de Design Hotels – aliás, é o único na cidade do Porto que tem essa categoria.
A decoração é da autoria de Nini Andrade Silva, que foi criadora de peças únicas como a bobina de filme, em ponto grande, transformada em sofá e colocado junto da entrada.

Os quartos são confortáveis, com camas espaçosas e almofadas onde se afunda a cabeça, para ter uma noite relaxada. É que, apesar de estar mesmo no centro da cidade, não há barulho que entre pelas janelas dos quartos.

Hotel Teatro, Porto

Hotel Teatro, Porto

Existem 74 quartos, com tipologias diferentes e, no topo, uma suite com varanda, espreguiçadeiras, e vista para a Baixa da cidade. Nos quartos não há portas, só cortinados a separar a cama da casa de banho, como se estivesse em palco, e onde o dourado e bronze predominam na decoração.

Tem o Hotel Teatro, um bar apelidado de Plateia e o restaurante Palco, com menus de degustação criados pelo chef Arnaldo Azevedo, separados em vários atos para provar. Um dos menus tem o nome de Almeida Garrett.

Hotel Teatro, Restaurante Palco

Hotel Teatro, Restaurante Palco

Porquê ficar no Hotel Teatro?
Fica mesmo no centro da cidade, com autocarros à porta e metro a cinco minutos a pé. Basta subir uma rua e está na central rua de Santa Catarina e também ali perto (5 minutos a pé) está na afamada movida portuense com bares, restaurantes e discotecas.

Vista do topo do Hotel Teatro

Vista do topo do Hotel Teatro

Para conhecer o centro histórico, na Ribeira, junto ao rio, é fazer o caminho sempre a descer. Para subir, se estiver muito cansado, pode usar o Funicular dos Guindais para poupar as pernas – além de poder usufruir de uma vista fantástica.

As frases com letras rasgadas na porta do hotel, que dá para a rua de Sá da Bandeira, no Porto, fazem parte de um poema de Almeida Garrett, destacado escritor português.

Entrada do Hotel Teatro

Entrada do Hotel Teatro

O poema que está nas portas do Hotel Teatro:

Seus olhos – se eu sei pintar
O que os meus olhos cegou –
Não tinham luz de brilhar,
Era chama de queimar;
E o fogo que a ateou
Vivaz, eterno, divino,
Como facho do Destino.

Divino, eterno! – e suave
Ao mesmo tempo: mas grave
E de tão fatal poder,
Que, um só momento que a vi,
Queimar toda a alma senti…
Nem ficou mais de meu ser,
Senão a cinza em que ardi.

Almeida Garrett – Folhas Caídas

INFORMAÇÕES
Hotel Teatro, Rua Sá da Bandeira, 84, Porto
Telefone: (+351) 220 409 620

Hotel Teatro, Porto

Hotel Teatro, Porto

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo