Croácia
Publicado em Fevereiro 8, 2014

Ecoturismo na Croácia

Croácia/ Europa

A Croácia é conhecida pela sua costa, banhada pelo mar Adriático, com mais de 1200 ilhas, mas é muito mais do que um destino de verão. Quem gosta de desfrutar da natureza e de ecoturismo, a Croácia é também um destino a não perder nos meses de inverno.

Croácia

Ecoturismo na Croácia

Atravessada de norte a sul pelos Alpes Dináricos, a Croácia tem uma cordilheira montanhosa que se estende por 645 km, ao longo da costa, e que constitui a área mais acidentada e montanhosa da Europa, a seguir aos Alpes.

A poucos quilómetros da costa estão situadas montanhas propícias para a prática de ecoturismo.  Esta outra faceta do destino é ideal para quem gosta de fazer escalada, montanhismo, ou apenas caminhar em trilhos.

Os arredores de Zagreb, Ogulin, Pazin, Split ,Omis e as ilhas, Mljet, Brac e Vis são alguns dos lugares onde se pratica ecoturismo em montanhas de maior altitude.

Já para os mais experientes, existem cerca de 400 excursões organizadas, nas montanhas mais dificeis de escalar da Europa, como é o caso de Paklenica, Velebit, Ucka, Dinara, Mosor e Biokovo.

Croácia

Ecoturismo na Croácia

TRILHOS NA CROÁCIA

Os trilhos das montanhas croatas são muito procuradas devido à sua geologia única e às paisagens deslumbrantes.

Na costa da Dalmácia está situado o pico Dinara, o mais alto do país (1.831 metros), com vista sobre vales e o mar Adriático.

O segundo pico mais alto é o Sveti Jure (1.762 metros) situado no Parque Natural de Biokovo, entre os vales que circundam os rios Cetina e Neretva.

O local mais visitado para ecoturismo é Velebit, a maior cordilheira da Croácia, considerada uma reserva mundial de Biosfera pela UNESCO. Velebit estende-se ao longo de 145 quilómetros, paralelos à costa, e abarca dois parques nacionais, o Parque Nacional de Velebit Setentrional e o Parque Nacional de Paklenica.

Também o famoso Parque Nacional de Plitvice é outro dos locais de referência para quem gosta de fazer longas caminhadas. No interior do parque, existem oito rotas, que atravessam os dezasseis lagos, unidos por cascatas e cataratas.

Curiosidade: o Parque Nacional de Plitvice, declarado Património da Humanidade pela UNESCO, é o lugar mais visitado de todo o país.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo