O ator e realizador João Menezes vive em Londres desde 1997. Mora em Camden e recorda, com o Viaje Comigo, a sua chegada à cidade. “Fiquei arrebatado, com tanta cor, tanto som, tanta gente”. Londres é uma cidade, diz-nos “de todas as cores. Camden é muito rock”.
Aqui ficam algumas sugestões do português João Menezes, sobre Londres, na rubrica “A cidade vista por dentro”, feita por quem vive fora da sua cidade e país natal. Não pretende ser um guia completo mas sim as sugestões, fora dos roteiros turísticos, de quem vive na cidade.
– Restaurantes aconselhados
The Camden Brasserie – em Jamestown Road; e o Bar Gansa (tapas & flamenco) – em Inverness Street. Ambos em Camden.
– Comida: o que comer – algo típico
Pequeno almoço britânico, com bacon, feijão, ovos, morcela…
– Sugestão de bares, cafés tradicionais, discotecas – locais de convívio.
Tudo em Inverness Street, a começar no Bar Gansa e a terminar no Good Mixer; o Underworld, mesmo em frente à saída de Metro também vale a pena a visita.
Aliás, em Camden, é começar numa ponta e correr os pubs todos!
O melhor espectáculo que vi foi no Electric Ballroom (Explosions In The Sky), é um venue fantástico de noite, e de dia podem comprar roupa usada naquela zona…
Ali perto têm o Jazz Cafe e, mais acima, o Roundhouse, onde já tocou tudo o que são grandes músicos, e cujas catacumbas são fantásticas. Fica em frente um local mítico e completamente fora dos roteiros turísticos: o Marathon.
Podem comer uns kebabs (fica aberto até o último cliente ir embora…) e lá dentro assistir a concertos de rockabilly ou de jazz (bem, uma espécie de…). E o ambiente é típico de um filme do David Lynch, nos seus melhores dias… Tudo pode acontecer…
O The Oxford Arms, é um típico pub inglês, por cima tem um teatro, o ETC Theatre, e aluga quartos por cima, jeitosos e a bom preço, especialmente tendo em conta a fantástica localização (Camden, antes de chegar ao canal).
Procura hotéis em Londres? Clique aqui
– Qual é a melhor zona para ficar num hotel e que zonas evitar?
Camden para ficar. Tudo o que não seja Camden a evitar 😀
– Há alguma zona mais insegura? Principalmente à noite?
Não conheço…
– Sítios que temos mesmo de visitar (alguns dos quais fora dos guias turísticos)
O cemitério de Highgate e a lenda do vampiro local.
Um passeio pelo canal depois, ou antes, da visita ao mercado de Camden (o Stables Market); Primrose Hill, para beber umas cervejinhas deitados na relva a ver Londres do alto… 😀
– Qual é o melhor meio para andar na cidade?
Metro
Fotos: DR – Visit London