Pelo mundo inteiro, são vários locais turísticos que têm tradições que dizem dar, de uma forma ou de outra, alguma sorte. Deitar moedas para o lago, fazer festas a uma estátua, etc A ser verdade já muita gente seria rica, já que fazem filas para praticar as crendices. Pelo sim, pelo não, eu lá vou fazendo algumas… até porque não custa nada, certo? 😀
The Charging Bull, Nova Iorque, EUA
O que fazer: passar a mão no touro
Há alturas do dia em que existe fila para se tirar fotografia junto desta estátua. Primeiro porque tem uma história interessante (que conto mais abaixo) e depois porque dizem que se se tocar nos genitais do touro traz sorte e dinheiro. Também pode tocar nos chifres e focinho, mas não sei porquê toda a gente vai para a parte de trás do touro de Wall Street.
A história: em 1989, o escultor Arturo Di Modica e 30 amigos descarregaram a estátua do touro de 3200 kg (!!!!) à frente da bolsa de valores de Wall Street. E fizeram-no em cinco minutos! Como não tinha sido dada autorização para colocar a estátua naquele local acabou por ser retirada mas houve inclusive manifestações a pedirem que a estátua voltasse ao local.
Não voltou ao mesmo sítio mas foi colocada no local onde está agora na Broadway e Bowling Green. O artista Di Modica criou a escultura após a queda da bolsa de 1987, para simbolizar a força, poder e esperança do povo americano.
Estátua de Julieta, Verona, Itália
O que fazer: passar a mão no seio direito da Julieta
Vai ser fácil perceber qual a parte do corpo da estátua de Julieta (o amor de Romeu) que está mais gasta. Diz-se que traz sorte a quem lá passar com a mão… sorte ao amor. A parte mais gasta é o seio direito da Julieta. Se for igual à história de Julieta e Romeu… não obrigada!
Também dizem que assim encontrará o seu amor verdadeiro. Ainda no mesmo local há quem compre cadeados e os coloque nos portões de ferro que estão atrás para que a sua relação dure.
Touro nas Galerias Vittorio Emanuelle, Milão, Itália
O que fazer: rodar sobre o pé direito em cima da imagem do touro no chão
As Galerias Vittorio Emanuelle são de um requinte absoluto. Mesmo que não tenha dinheiro para gastar nas lojas, pode só visitar o espaço no interior porque é mesmo muito bonito. No centro das galerias está uma imagem no chão que representa um brasão das Casa Savóia, uma dinastia europeia. E os habitantes de Milão acreditam que, se pisar nos genitais do touro, a sorte vai estar do seu lado.
Diz a tradição que tal ritual devia ser feito no dia 31 de dezembro, para trazer sorte para o novo ano. Mas todos os dias há quem o faça sobretudo turistas que visitam Milão. Além de reconhecer ao longe o local da tradição (porque tem sempre gente à volta) o sítio onde se coloca o pé está a ficar com um buraco, de tão desgastado que está.
Em França, Paris, Pont des Arts
O que fazer: colocar o cadeado e lançar a chave ao rio Sena
São os pares de namorados que colocam os cadeados para continuarem juntos. Nem se sabe muito bem como começou isto, mas o facto é que são muitos os casais que lá vão. O monumento cruza o rio, do Museu do Louvre até o Palácio das Artes.
Como a ponte está já cheia de cadeados (e até já falam de peso excessivo no monumento) algumas outras pontes em Paris também já começaram a ter cadeados.
Fontana di Trevi, Roma, Itália
O que fazer: Atirar uma moeda ao lago, estando de costas para o mesmo, enquanto pede um desejo.
Pode pedir o que quiser, mas o verdadeiro pedido, diz a lenda, é desejar voltar a Roma. Diz-se desta fonte, que serve de cenário ao filme La Dolce Vita, que ao lançar a moeda voltará brevemente a Roma.
Eu espero que o meu pedido se concretize, porque adorei Roma e gostava de lá voltar mais vezes. 😀
Mesmo que não acredite… não custa tentar.
Ainda há outras crendices idênticas pelo mundo inteiro, aqui ficam mais algumas. Conhece outras?
Em Praga, República Checa
O que fazer: tocar na estátua de São João Nepomuceno
A estátua de John Nepomuk está na Ponte Carlos. Chama-se Estátua de São João Nepomuceno e recebe um ritual: todos os turistas vão lá tocar na estátua. Fazê-lo traz supostamente boa sorte – também se diz que assim voltará de novo a Praga em viagem.
Em São Paulo, Brasil
O que fazer: tocar no dedo da estátua Condor
Reza a lenda que quem tocar no dedo da estátua Condor, em São Paulo, do escultor italiano Luigi Brizzolara, tem sorte. Tem de tocar no dedo da mão esquerda, vai perceber qual é porque está mais desgastado do que os outros.
Fica a estátua de bronze, de 1922, na Praça Ramos de Azevedo, com acesso ao Vale do Anhangabaú, ao lado do Teatro Municipal, em S. Paulo.
Na Rússia, Moscovo
O que fazer: passar a mão pelo nariz de uma estátua de bronze de um cão
A estátua está na estação de metro Revolyutsii Ploshchad, em Moscovo. Segundo a lenda, quem tocar ou esfregar o nariz da estátua do animal terá sorte. E são muitos (principalmente turistas) que o fazem.