Fontana di Trevi
Publicado em Janeiro 3, 2014

Estátuas que dão sorte

Preparar a viagem [ Preparar a Viagem ]

Pelo mundo inteiro, são vários locais turísticos que têm tradições que dizem dar, de uma forma ou de outra, alguma sorte. Deitar moedas para o lago, fazer festas a uma estátua, etc A ser verdade já muita gente seria rica, já que fazem filas para praticar as crendices.  Pelo sim, pelo não, eu lá vou fazendo algumas… até porque não custa nada, certo? 😀

The Charging Bull, Nova Iorque, EUA

Charging Bull

Charging Bull

O que fazer: passar a mão no touro

Há alturas do dia em que existe fila para se tirar fotografia junto desta estátua. Primeiro porque tem uma história interessante (que conto mais abaixo) e depois porque dizem que se se tocar nos genitais do touro traz sorte e dinheiro. Também pode tocar nos chifres e focinho, mas não sei porquê toda a gente vai para a parte de trás do touro de Wall Street.

A história: em 1989, o escultor Arturo Di Modica e 30 amigos descarregaram a estátua do touro de 3200 kg  (!!!!) à frente da bolsa de valores de Wall Street. E fizeram-no em cinco minutos!  Como não tinha sido dada autorização para colocar a estátua naquele local acabou por ser retirada mas houve inclusive manifestações a pedirem que a estátua voltasse ao local.

Não voltou ao mesmo sítio mas foi colocada no local onde está agora na Broadway e Bowling Green.  O artista Di Modica criou a escultura após a queda da bolsa de 1987, para simbolizar a força, poder e esperança do povo americano.

Estátua de Julieta, Verona, Itália

Julieta em Verona

Julieta em Verona

O que fazer: passar a mão no seio direito da Julieta

Vai ser fácil perceber qual a parte do corpo da estátua de Julieta (o amor de Romeu) que está mais gasta. Diz-se que traz sorte a quem lá passar com a mão… sorte ao amor. A parte mais gasta é o seio direito da Julieta.  Se for igual à história de Julieta e Romeu… não obrigada!

Também dizem que assim encontrará o seu amor verdadeiro. Ainda no mesmo local há quem compre cadeados e os coloque nos portões de ferro que estão atrás para que a sua relação dure.

Touro nas Galerias Vittorio Emanuelle, Milão, Itália

Vittorio Emanuelle, Milão

Vittorio Emanuelle, Milão

O que fazer: rodar sobre o pé direito em cima da imagem do touro no chão

As Galerias Vittorio Emanuelle são de um requinte absoluto. Mesmo que não tenha dinheiro para gastar nas lojas, pode só visitar o espaço no interior porque é mesmo muito bonito.  No centro das galerias está uma imagem no chão que representa um brasão das Casa Savóia, uma dinastia europeia. E os habitantes de Milão acreditam que, se pisar nos genitais do touro, a sorte vai estar do seu lado.

Diz a tradição que tal ritual devia ser feito no dia 31 de dezembro, para trazer sorte para o novo ano.  Mas todos os dias há quem o faça sobretudo turistas que visitam Milão. Além de reconhecer ao longe o local da tradição (porque tem sempre gente à volta) o sítio onde se coloca o pé está a ficar com um buraco, de tão desgastado que está.

Em França, Paris, Pont des Arts

Pont des Arts, Paris

Pont des Arts, Paris

O que fazer: colocar o cadeado e lançar a chave ao rio Sena

São os pares de namorados que colocam os cadeados para continuarem juntos. Nem se sabe muito bem como começou isto, mas o facto é que são muitos os casais que lá vão.  O monumento cruza o rio, do Museu do Louvre até o Palácio das Artes.

Como a ponte está já cheia de cadeados (e até já falam de peso excessivo no monumento) algumas outras pontes em Paris também já começaram a ter cadeados.

Fontana di Trevi, Roma, Itália

Fontana di Trevi

Fontana di Trevi

O que fazer: Atirar uma moeda ao lago, estando de costas para o mesmo, enquanto pede um desejo.

Pode pedir o que quiser, mas o verdadeiro pedido, diz a lenda, é desejar voltar a Roma. Diz-se desta fonte, que serve de cenário ao filme La Dolce Vita, que ao lançar a moeda voltará brevemente a Roma.

Eu espero que o meu pedido se concretize, porque adorei Roma e gostava de lá voltar mais vezes. 😀

Mesmo que não acredite… não custa tentar.

Ainda há outras crendices idênticas pelo mundo inteiro, aqui ficam mais algumas. Conhece outras?

Em Praga, República Checa

República Checa

República Checa

O que fazer: tocar na estátua de São João Nepomuceno

A estátua de John Nepomuk está na Ponte Carlos. Chama-se Estátua de São João Nepomuceno e recebe um ritual: todos os turistas vão lá tocar na estátua. Fazê-lo traz supostamente boa sorte – também se diz que assim voltará de novo a Praga em viagem.

Em São Paulo, Brasil

Condor, S. Paulo

Condor, S. Paulo

O que fazer: tocar no dedo da estátua Condor

Reza a lenda que quem tocar no dedo da estátua Condor, em São Paulo, do escultor italiano Luigi Brizzolara, tem sorte. Tem de tocar no dedo da mão esquerda, vai perceber qual é porque está mais desgastado do que os outros.

Fica a estátua de bronze, de 1922, na Praça Ramos de Azevedo, com acesso ao Vale do Anhangabaú, ao lado do Teatro Municipal, em S. Paulo.

Na Rússia, Moscovo

Moscovo

Moscovo

O que fazer: passar a mão pelo nariz de uma estátua de bronze de um cão

A estátua está na estação de metro Revolyutsii Ploshchad, em Moscovo. Segundo a lenda, quem tocar ou esfregar o nariz da estátua do animal terá sorte. E são muitos (principalmente turistas) que o fazem.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo