Publicado em Agosto 23, 2013

Restaurante DOP de Rui Paula

Gastronomia/ Norte [ Restaurantes/ Restaurantes Porto/ Sushi ]

No restaurante DOP, o menu está em constante evolução. O chef, Rui Paula, aprendeu a cozinhar a partir das bases da gastronomia tradicional portuguesa e é a partir delas que vão saindo as suas criações.

Restaurante DOP

Restaurante DOP

O DOP está instalado no edifício do Palácio das Artes-Fábrica de Talentos, já com um pé no centro histórico da cidade. É um edifício bonito, recuperado, onde a sala do DOP sobressai, com altas portadas envidraçadas, por onde entra muita luz natural.

Restaurante DOP

Restaurante DOP

No restaurante de Rui Paula, reina a cozinha de autor, com menus de mar, com peixes, e menus de terra, com carnes. Mas, aqui, não são só os sabores que trazem um grande leque de experiências gustativas. Também os olhos comem, e o chef sabe disso.

Restaurante DOP

Restaurante DOP

Restaurante DOP

Restaurante DOP

Os seus pratos são coloridos, com apontamentos de produtos nacionais, não muito habituais, como o uso de flores comestíveis, por exemplo. Os produtos frescos são um requisito, mas os sabores tradicionais nunca são esquecidos e apresentam-se reinventados.

Restaurante DOP

Restaurante DOP

E, nos pratos, nem tudo é o que parece. É normal chegar à sua mesa o que parece ser um cogumelo, e é uma batata recheada, ou uma bola com alheira, escondida sobre uma capa escura, saborosamente apurada.

Restaurante DOP

Restaurante DOP

Também as sobremesas do DOP são verdadeiras delícias. Tão bonitas que há sempre quem tire uma fotografia antes da primeira garfada.

Restaurante DOP

Restaurante DOP

E também aqui o DOP se destaca. A equipa de Rui Paula é brilhante e está sempre a criar novas sobremesas, desde uma floresta de doces suspiros até uma sopa de frutos, com muitas poucas calorias, com um caldo de sumos de fruta. A esta sopa ninguém dirá que não, é garantido!

No final de 2012, Rui Paula precisava de um especialista para arranjar o peixe que ali chegava diariamente. Foi então que pensou, “se vou ter um especialista de peixe, porque não servir também sushi?”.

Restaurante DOP

Restaurante DOP

Restaurante DOP

Restaurante DOP

E foi assim, que criou, ao fundo da sala do DOP, uma montra com peixes frescos, onde é possível ver o sushiman em ação e onde é servido o sushi de fusão. E diga-se desde já, que é, na cidade do Porto, um dos melhores locais a servir este estilo de sushi.

No DOP existem vários mimos que são também inegáveis regalias para os clientes. Os empregados deste restaurante são definitivamente uma das mais-valias: muito bem formados e muito atentos às necessidades dos visitantes. Ao servirem qualquer prato, trazem a descrição do mesmo na ponta da língua e o serviço não tem uma única falha. Quem é que não gosta disso?

Restaurante DOP

Restaurante DOP

No Douro, mais propriamente em Armamar, Rui Paula tem ainda um outro restaurante, este plantado sobre as águas do rio: o DOC. O conceito de criação de pratos gourmet mantém-se, com base na rica cozinha regional, mas aqui a vista é  outra: para os socalcos do Douro. É também este o chef responsável pela carta do restaurante do hotel Vidago Palace.

INFORMAÇÕES

Morada Palácio das Artes, Largo de S. Domingos, 18, Porto

Telefone 222 014 313

Horário 19h30-23h, 2ª; 12h30-15h e 19h30-23h, de 3ª a sábado. Fecha ao domingo

Preço médio €60 / sushi: €30

Fotos do restaurante: Direitos Reservados

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo