Atrás do palco na Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo
Publicado em Abril 3, 2016

Escola Kerala Kalamandalam, Kerala, Índia

Ásia/ Índia [ Kerala ]

A Kerala Kalamandalam é a primeira instituição pública na Índia que dá formação nas artes e performances clássicas de Kerala, como Kathakali, Kutiyattam, Mohiniyaattam, Ottan Thullal e Panchavaadyam. Pudemos assistir a várias apresentações pelos alunos da própria escola que podem er nos vídeos neste texto.

Quase 500 alunos estudam atualmente na Kerala Kalamandalam onde a maior parte das salas não têm janelas nem portas. Fundada em 1930, pelo poeta Padmabhooshan Vallathol Narayana Menon, Kalamandalam é um forte nome a nível mundial na formação de artes performativas.

A aposta nesta escala pretende também que não se percam as artes cénicas clássicas de Kerala como Kathakali, Kudiyattam e Mohiniyattam que, antes de começar o século XX, estavam a enfrentar a extinção.

Dançarinas na Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo

Dançarinas na Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo

A Kerala Kalamandalam foi inaugurada em novembro de 1930 na Kunnamkulam, e mais tarde foi transferido para a aldeia de Cheruthuruthy, ao sul de Shoranur, em 1933. O marajá de Cochim doou um terreno e um edifício.
Posteriormente, um departamento de dança foi iniciado para reavivar também Mohiniyattam.

Sala de aula na Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo

Sala de aula na Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo

Palco da Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo

Palco da Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo

Olhares, Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo

Olhares, Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo

As artes performativas preservadas e ensinadas na Kerala Kalamandalam:

– Kathakali
Dança típica do sul da Índia, que explora movimentos leves e lentos, sendo que os olhos são verdadeiramente expressivos de sentimentos (e ações) e os pés também têm movimentos especiais. Os gestos com as mãos chamam-se mudras.
À letra, Kathakali significa “representação de uma história” e tem quase 400 anos. A performance é feita só por homens, que usam saias, toucados vistosos e jóias. A maquilhagem tem também cores simbólicas: verde representa personagens divinas, o preto demónios e o vermelho soberanos arrogantes.

Kathakali no WelcomHotel Raviz Ashtamudi © Viaje Comigo

Kathakali no WelcomHotel Raviz Ashtamudi © Viaje Comigo

– Kutiyattam
Ou Koodiyattam é uma dança dramatizada que diz ser o que restou do teatro sânscrito. Tem uma história de mil anos em Kerala, mas a origem está rodeada de mistério.

– Mohiniyattam
Dança praticada exclusivamente por mulheres, influenciada pelo Kathakali, pelo Kudiyattam e pelo Bharatanatyam. É apelidada de “a dança do encantamento”, pois tem movimentos muito graciosos – imitando as ondas do mar arábico e o movimento das palmeiras de Kerala.

– Ottan Thullal
Dança e performance poética de Kerala, na Índia. Foi introduzida no século XVIII por Kunchan Nambiar, um dos poetas desta região. E é acompanhada por um mridangam (um tambor duplo) ou um idakka (tambor e pratos).
Em Ottam Thullal tem-se um só protagonista, maquilhado de verde e uma guarda-roupa colorido.

– Panchavaadyam
Significa literalmente “orquestra de cinco instrumentos”, típica de Kerala. Dos cinco instrumentos, quatro – thimila, Maddalam, ilathalam e idakka – são de percussão, enquanto o quinto, kombu, é um instrumento de sopro.

INFORMAÇÕES
Kerala Kalamandalam
Deemed University for Art and Culture
Cheruthuruthy – 679 531 via Thrissur, Kerala, India
Telefone: 91+ 4884 262418

Pode ainda ler mais notícias de Kerala no Viaje Comigo.

Palácio na Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo

Palácio na Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo

Entrada na Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo

Entrada na Kerala Kalamandalam, Kerala © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo