Sydney-Australia © Simon Pixabay
Publicado em Maio 29, 2023

Viajar para a Austrália (e mapas)

Austrália/ Oceânia

Localizada na Oceânia, a Austrália é um país repleto de praias lindíssimas, uma biodiversidade incomparável e uma cultura vibrante tantos nas suas grandes metrópoles, como os terras com menos densidade populacional.

A Austrália, também chamada de “o continente-ilha”, é banhada pelo oceano Índico a sul, pelo mar de Timor a oeste, pelo mar de Arafura e Estreito de Torres a norte, e pelo mar de Coral e mar da Tasmânia, a leste.
O país, conhecido anteriormente como “terra desconhecida do Sul”, hoje também apelidado de “terra dos cangurus”, é um destino com muito para ver e, principalmente, experienciar.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Mapa da Austrália ©

Mapa da Austrália ©

HISTÓRIA DA AUSTRÁLIA

A colonização da Austrália teve início em 1788, quando a Inglaterra resolveu fazer da nova terra uma colónia penal, enviando para aquela região os presos com penas superiores a 7 anos.

Antes da colonização, o país era habitado por várias tribos de nativas, que viviam lá há mais de 60 mil anos. Estima-se que seriam cerca de 500 tribos, que falavam à volta de 300 dialetos diferentes. Atualmente, o número de tribos nativas representa apenas menos de 1% da população australiana.

Foi a partir de 1850 que o país passou a ser destino de estrangeiros, sobretudo de chineses, já que em várias regiões foram descobertas minas de ouro. Em 1901, a Austrália passou a fazer parte da Comunidade Britânica. A independência apenas foi conquistada em 1942, mas, os laços com o Reino Unido apenas foram “cortados” em 1986.
A partir da década de 40, um grande número de imigrantes de todo o mundo foram atraídos para a Austrália. Ainda hoje em dia é um país muito procurado por quem deseja uma maior dignidade salarial (apesar de ser sempre difícil a imigração).

Canguru, Austrália © Pen_ash Pixabay

Canguru, Austrália © Pen_ash Pixabay

Mapa da Austrália ©

Mapa da Austrália ©

Alguns dos melhores pontos a visitar na Austrália:

A Austrália é de facto um país muito extenso, mas destacamos aqui alguns pontos que achamos que valem realmente uma visita:

• A Grande Barreira de Corais (The Great Barrier Reef) – Se faz mergulho e é apreciador de corais, vai ficar em êxtase. Este é o maior recife de coral do planeta Terra e fica ao largo da costa de Queensland, no nordeste do país. Vai poder ver inúmeras espécies diferentes de tubarões, raias mantas, tartarugas, peixes e 400 espécies de corais.

Pedra de Ayers (Uluru) – É um monólito colossal (350 metros) avermelhado, localizado quase no centro do país. À volta da Pedra de Ayers encontram-se vários riachos, grutas e pinturas sagradas antigas. É um dos cartão-postal da Austrália.

uluru-Austrália © Walkerssk-Pixabayjpg

Uluru-Austrália © Walkerssk-Pixabayjpg

Pináculos, Parque Nacional de Nambung – Se gosta de áreas selvagens, vai querer conhecer este local, na costa ocidental australiana.

Os Doze Apóstolos, Parque Nacional de Port Campbell – Este parque localiza-se no Estado de Vitória e é uma das paisagens naturais mais bonitas da Austrália.

Ilha Fraser – Este é um cenário de cinema. Fica a cerca de 200 km a norte da cidade de Brisbane e é composta por cerca de 100 lagos de água doce, espalhados por florestas tropicais, eucaliptos e mangais.

Tasmânia – Aqui vai encontrar algumas espécies raras e em vias de extinção, entre elas, o famoso diabo da Tasmânia. A ilha conta com uma grande extensão de montanhas, lagos, praias isoladas e florestas.

Sydney – Uma das cidades mais conhecidas da Austrália e também aquela que tem o maior número de habitantes. Sugerimos que visite Chinatown, o Jardim Botânico, Ópera House e a ponte do porte de Sydney.

Melbourne – Esta cidade australiana é considerada o motor industrial, comercial e cultural do país, bem como a capital do desporto.

Barreira de Corais - Austrália © Alicia3690 Pixabay

Barreira de Corais – Austrália © Alicia3690 Pixabay

Clima da Austrália

Como a Austrália está localizada no hemisfério sul, os meses de verão são de dezembro a março e os meses de inverno, de junho a agosto. Sendo um país tão extenso, as temperaturas variam um pouco de região para região, mas o clima é maioritariamente temperado, com verões que oscilam entre os 13 a 35º e invernos que podem chegar a graus negativos.

Clima na Austrália

Clima na Austrália

Gastronomia da Austrália

Nos séculos anteriores, a culinária australiana baseava-se na carne e peixe que eram caçados, e em frutos e plantas comestíveis que a terra dava. Com o passar do tempo, começou a ser influenciada pelos imigrantes, particularmente a partir do sul da Europa e de culturas asiáticas.

A produção de vinho também merece destaque, por isso, quando visitar o país, não deixe de provar o vinho australiano. Fazem muito churrasco! E é um ótimo pretexto para reunir amigos e família.

Em termos de comidas tradicionais destacamos as famosas costeletas de porco com molho barbecue, as tartes recheadas, o Vegemite (pasta salgada com alguns condimentos apimentados, para petiscar), o Damper (tradicional pão australiano), a Pavlova (a sobremesa preferida dos australianos).

Um termo muito conhecido é também a “Bush Food”, ou seja, alimentos que têm origem na Austrália e que são muito consumidos pelos australianos, como por exemplo: a carne de canguru, ema, crocodilo, e também algumas frutas silvestres.

Austrália-WikiImages © Pixabay

Austrália-WikiImages © Pixabay

Mapa da Austrália

Mapa da Austrália

Capital: Canberra
Área: 7 692 024 km²
População: 25 080 200 habitantes

Fronteiras: Não tem fronteiras terrestres
Moeda: Dólar australiano (AUD)
Clima: O clima é temperado, com verões que oscilam entre os 13 a 35º e, no inverno, as temperaturas vão de 0 a 11º.

Língua Oficial: Inglês
Religião: A Austrália não tem religião oficial. Porém, atualmente, 20% da população é católica.
Sistema político: Monarquia constitucional com uma divisão de poder federal

Horário: A Austrália usa três principais fusos horários: Horário Padrão da Austrália Ocidental (+ 08: 00), Horário Central Australiano (+ 09: 30) e Horário Padrão da Austrália Oriental (+ 10: 00).

Visto: Para viagens em turismo os cidadãos portugueses devem ter um passaporte válido e obter uma ETA (Electronic Travel Authority), junto dos agentes de viagens locais ou escritórios de reservas de companhias de aviação, a qual substitui um visto e permite uma estada até 90 dias. Os cidadãos brasileiros também precisam de visto para entrar na Austrália.

Vacinas: Recomenda-se que tenha o boletim de vacinas atualizado.

Bondi Beach- Austrália © flok85 Pixabay

Bondi Beach- Austrália © flok85 Pixabay

Contactos úteis:
Cód. telef. +61
Nº telefone emergência (polícia, bombeiros, emergência médica): 000
Embaixada de Portugal em Camberra
-Endereço:Suites 8 & 9, Stephen House, 32 Thesiger Court, 2600 Deakin, ACT Camberra, Austrália;
– Telefones: (0061) 262604970 / 262605664 / 262812473;

Consulado Geral de Portugal em Sydney
– Endereço: Level 17, 55 Clarence Street, NSW 2000 Sydney, Austrália;
– Telefone: (0061) 292622199

Bandeira da Austrália © Chickenonline Pixabay

Bandeira da Austrália © Chickenonline Pixabay

BANDEIRA DA AUSTRÁLIA

A bandeira da Austrália foi oficialmente adotada pelo país em 3 de setembro de 1901. Mais tarde, o Governador-geral da Austrália passou a declarar este dia como “Dia da Bandeira Nacional Australiana”.

A bandeira é composta, no canto superior esquerdo, pela bandeira do Reino Unido (homenagem aos responsáveis pela colonização das terras australianas); no canto inferior esquerdo apresenta-se uma estrela branca de sete pontas (também conhecida por Estrela da Federação, simboliza os seis estados e o território australiano, que são representados pelas sete pontas que compõem a estrela); do lado direito encontram-se quatro estrelas de sete pontas e uma de cinco pontas (representando a constelação do Cruzeiro do Sul. Esta constelação pode ser vista da Austrália a qualquer hora do dia).

Bandeira da Austrália ©

Bandeira da Austrália ©

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo