Preparado para subir um quilómetro e depois mais não-sei-quantas-dezenas-de-degraus para chegar às Grutas de Edakkal, em Kerala, na Índia? São quase 40 minutos, sempre a subir, para ver os vestígios arqueológicos, inscritos nas paredes das grutas, que nos fazem recuar 7 mil anos.
A visita às grutas pode ser feita entre as 9h00 e as 16h00, e a zona é livre de plásticos. Ou seja, se tiver uma garrafa de água, tem de entregar à segurança (junto da bilheteira) e, no final, pode ir buscá-la. Foi a forma que encontraram para que as pessoas não deitem o lixo para o chão, nomeadamente as garrafas plásticas do que beberem. E acreditem que vão querer beber algo fresco depois (ou a meio) desta subida.
A caminho das grutas, vai chegar a uma parte da estrada em que os carros não podem avançar mais. Há inúmeras lojas turísticas (com venda de doces, bebidas, chapéus e outras recordações) na subida até ao início da escadaria que o vai levar às grutas. Também vai encontrar macacos em liberdade pelo caminho e até os spas de peixinhos para quem quiser relaxar!
Depois encontra escadas feitas recentemente e outras escavadas nas próprias rochas. Custa um pouco esta subida, sobretudo devido às elevadas temperaturas. Quando visitámos as grutas estavam mais de 30 graus… íamos subindo e descansando em alguns momentos. Parava, sentava-me e só depois seguia caminho. Sem pressas.
O nome Edakkal significa “uma pedra no meio” e, como o nome indica, parece que um pedregulho se foi meter no meio de duas pedras ainda maiores e criar uma gruta. Cientistas acreditam que esta não é uma gruta mas sim uma fissura nas rochas, causada pelas alterações climáticas.
A descoberta das grutas aconteceu em 1895 e está associada ao então Superintendente da Polícia do Distrito de Malabar, Fred Fawcett. Este entusiasta da Pré-História, estava a participar numa caçada, em Wayanad, e reparou num machado de pedra que, se veio a saber posteriormente, era da altura do Neolítico.
Decidido a explorar este local, conseguiu perceber que, desde os primórdios dos tempos, esta caverna era usada como abrigo. Os sinais nas grutas indicam que foram habitadas durante a Nova Idade da Pedra, e tal facto entusiasmou arqueologistas e historiadores em todo o mundo.
As grutas estão repletas de gravuras e desenhos pré-históricos, comprovadas com as representações nas paredes, que recuam 7 mil anos, tornando Edakkal como o único lugar conhecido por esculturas da Idade da Pedra, no sul da Índia.
As figuras, pertencentes ao Neolítico e Mesolítico, mostram imagens de armas antigas, símbolos (espirais, estrelas, quadrados), do sol, vários animais e seres humanos (com cabelo e máscaras), entre outros. As mais recentes escavações nas cavernas Edakkal apresentam cenas que podem datar de 2300 a.C a 1700 a.C.
Antes ou depois da visita às grutas, aprecie a vista do topo que é muito bonita. Aproveite e desfrute.
COMO CHEGAR ÀS GRUTAS DE EDAKKAL
Estação de comboios mais próxima: Kozhikode, a cerca de 97 km
Aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional de Calicut
Pode ainda ler mais notícias de Kerala no Viaje Comigo.