Publicado em Outubro 15, 2013

Passatempo com livro de culinária “À mesa com Monte Velho” – Herdade do Esporão

Passatempos [ Livros ]

PASSATEMPO: 

Viaje Comigo e a Herdade do Esporão vão oferecer três livros “À mesa com Monte Velho – 4 estações com ingredientes do Alentejo” a três leitores do Viaje Comigo.

O passatempo vai estar disponível até às 00h00 de domingo, dia 20 de outubro de 2013. Os nomes dos três vencedores (vão ser escolhidos por um representante da Herdade do Esporão) serão divulgados durante o dia 22 de outubro de 2013.

COMO PARTICIPAR (apenas 5 passos necessários)

A participação é feita através do Facebook:

1º)  Colocar o seu Gosto nas páginas do Facebook do Viaje Comigo e na página do Esporão;

2º) –  Fazer uma frase, criativa e original, ou uma quadraque use as palavras Esporão. Monte Velho e Alentejo. (a participação não deve ter mais de 250 carateres, incluindo os espaços). As 3 melhores frases/quadras vão ser escolhidas por um representante do Esporão.

3º) Deve colocar essa frase de participação no post do passatempo do Facebook do Viaje Comigo, também disponível através deste link. É só carregar aqui e vai lá ter.

4º) Partilhar a sua participação na sua página pessoal do Facebook.

5º) Enviar e-mail para geral@viajecomigo.com a confirmar a sua participação, com o seu nome completo e morada (informação servirá para os vencedores se identificarem e a morada para onde devemos enviar os livros para os vencedores).

Todos estes passos são necessários para validar a sua participação. Caso falhe um dos pontos a participação não será validada. Passatempo válido apenas para residentes em Portugal.

Estão inspirados? Ficamos à espera das vossas participações! :D

O LIVRO

“À MESA COM MONTE VELHO – 4 ESTAÇÕES COM INGREDIENTES DO ALENTEJO”

A Herdade do Esporão editou este livro de receitas alentejanas com sugestões para as quatro estações do ano, sempre acompanhadas pelos vinhos Monte Velho.

Os livros têm uma tiragem de 15 mil exemplares e vão ser oferecidos a quem comprar os vinhos Monte Velho – nos supermercados e hipermercados dos grupos Sonae, Auchan e Pingo Doce – mas três desses livros vão ser oferecidos aqui no Viaje Comigo. Participe e tenta ganhar um deles!

O livro de receitas “À Mesa com Monte Velho” inclui um conjunto de 24 receitas recriadas pelo chef Miguel Vaz, responsável pelo restaurante da Herdade do Esporão, e que são harmonizadas com os vinhos Monte Velho Branco e Tinto.

Livro Receitas Monte Velho

Livro Receitas Monte Velho

O Livro de Receitas do Monte Velho apresenta várias sugestões de receitas para cada estação do ano, com uma seleção dos melhores ingredientes alentejanos e portugueses e ensinando passo a passo a forma de preparação.

No final de cada receita, pode encontrar um ingrediente-chave em destaque, com a descrição dos seus benefícios para a saúde e a lista de ingredientes típicos das quatro estações do ano.

Para o Outono, onde o frio começa a convidar a refeições dentro de casa, Monte Velho apresenta as receitas de Fritos de Abóbora e Queijo de Cabra com Salada de Agrião, para o Branco, e um Ensopado de Borrego, para acompanhar o Tinto. Para a sobremesa, uma Tarte Tatin de Maçã Bravo de Esmolfe.

No Inverno, a sugestão vai para Abóboras Recheadas com Farinheira e Maçã, perfeitas para acompanhar Monte Velho Branco e Borrego Estufado com Abóbora, Cogumelos e Puré de Grão-de-bico. Para finalizar, um Crumble de Pera e Chocolate com Gelado de Baunilha.

Para a Primavera, e primeiros dias de sol, sugere-se uma Salada de Batatas Novas ou Atum com Ovo Escalfado, para acompanhar com um Monte Velho Branco, e ainda Frango do Campo Assado em Forno de Lenha, perfeito para o Monte Velho Tinto.

Já no Verão, a escolha recai sobre os peixes e mariscos, como salada de Polvo com Tomate e Pimentos, uma receita leve acompanhada por um Branco bem gelado ou, para os apreciadores de tintos durante todo o ano, uma Caldeirada de Peixe do Rio. Para a sobremesa, um delicioso Pêssego Assado com Baunilha.

CELEBRAR OS 40 ANOS DO ESPORÃO

Em Reguengos de Monsaraz, nasceu em 1973, pela mão de José Roquette, o projeto Esporão, que é tida como uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal.

Com propriedades no Alentejo, a Herdade do Esporão, e no Douro, a Quinta dos Murças, o Esporão está hoje presente em mais de 50 países. A primeira colheita data de 1985, sob a marca Esporão Reserva. A gama de vinhos alargou-se com marcas como o Alandra, em 1991, e de Monte Velho e Vinha da Defesa, em 1992, a que se seguiram as restantes marcas produzidas pelo Esporão.

Em 1997, era inaugurado o Enoturismo, projeto pioneiro em Portugal, que oferece a experiência de conhecer onde nascem e como são feitos os vinhos do Esporão. No restaurante, os pratos recriam as receitas tradicionais, com base em produtos locais, assumindo um toque de contemporaneidade.

À experiência gastronómica soma-se, obviamente, a experiência vínica, que começa nas vinhas e termina no copo, sendo possível visitar vinhas, adegas e caves, realizar provas de vinhos e azeites, cursos vínicos, entre outras atividades.

E o reconhecimentos tem vindo em forma de prémios e distinções: em 2001 o Esporão foi capa da revista Time e eleito Empresa do Ano 2001 e 2008, pela Revista de Vinhos. Em 2011, foi destacado como Produtor do Ano, pela revista Wine.

Em 2008, o projeto do Esporão entendeu-se ao Douro, com a aquisição da Quinta dos Murças – localizada no Cima Corgo, ao lado da aldeia de Covelinhas, entre a Régua e o Pinhão, a propriedade tem uma área total de 155 hectares, sendo que as vinhas, olival e laranjal encontram-se em modo de produção biológica.

Ao nível da responsabilidade ambiental, em toda a área de vinha e olival das diferentes propriedades do Esporão é seguido o modo de produção integrada, exceto os 66 hectares da “Vinha da Defesa” e os 80 hectares de olival na Herdade do Esporão, que já estão certificadas em modo de produção biológica, ou as áreas em processo de conversão para este sistema agrícola.

Em abril de 2013, a abordagem holística, na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão, levou à atribuição do disputado e prestigiado prémio “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo