Porque, o Douro não se limita somente à região demarcada do Douro Vinhateiro, a cooperativa Dolmen decidiu pegar em tudo o que há de bom no chamado Douro Verde e promovê-lo turisticamente.
Da barragem do Carrapatelo até à Régua, os programas a desenvolver podem passar por cruzeiros no rio Douro, com provas da gastronomia e vinhos regionais a bordo, e ações conjuntas com os promotores turísticos locais: desde restaurantes até hotéis e alojamentos de turismo rural.
A Dolmen – Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL – está também envolvida, com 45 grupos de ação local e o apoio do Turismo de Portugal, desenvolvendo o projeto de visa a promoção e salvaguarda do receituário português, com as 7 Maravilhas da Gastronomia.
O objetivo é também promover a gastronomia e os vinhos da Região dos Vinhos Verdes – nomeadamente da área que alberga os concelhos de Cinfães, Marco de Canaveses, Resende e Baião – tirando partido da navegabilidade do rio Douro.
Com os programas pelo Douro Verde, juntam-se as mais-valias da região, como gastronomia, vinhos, passeios e alojamento, criando a partir de agora novos circuitos que concentrem também roteiros culturais e arquitetónicos, com oferta de atividades de lazer.
Esta é uma zona com história milenar, onde se podem descobrir várias belezas naturais, como a Serra da Aboboreira, por exemplo, ou a riqueza patrimonial com mais de dois mil anos de Tongóbriga, no Marco de Canaveses, a Rota do Românico, entre muitas outras.
A gastronomia desta região destaca as carnes cozinhadas em forno a lenha, com batata assada e arroz de forno, em alguidar de barro. Entre as especialidades locais estão os enchidos e o anho assado com arroz de forno, que tem a sua própria Confraria desde 2006, que está responsável por promover a autenticidade deste prato.
Ao anho junta-se o leitão de porco bísaro, confecionado em Amarante. O naco ou posta de vitela Arouquesa é outro dos pratos sugeridos – e esta raça autótocne do norte de Portugal tem Denominação de Origem Protegida (DOP). Uma carne suculenta, rosada e tenra.
Na doçaria desta região destacam-se aos Doces do Freixo, os doces conventuais de Amarante ou as Cavacas de Resende.
O Território Douro Verde é também uma zona rica na produção de vinhos. Entre as castas brancas realça-se o Avesso (cultivado sobretudo na sub-região de Baião), o Azal (sub-regiões como Amarante e Baião), e Trajadura (cultivada em quase toda a região). Nas castas tintas, sobressai o Vinhão (única casta regional tintoreira).
Destaque também para a produção do espumante de Vinho Verde: Bruto Natural ao Meio Seco e Reserva e Super Reserva. São vinhos de Amarante, Baião, Marco de Canaveses e Cinfães que aqui se querem destacar.
Em Cinfães, junto ao rio Douro, encontra ainda o Hotel Porto Antigo, onde se podem degustar algumas destas maravilhas da gastronomia, no seu restaurante.
O hotel, de quatro estrelas, tem ainda uma esplanada e piscina com vista para o rio. Sem dúvida, um cenário imperdível. Se quiser reservar no hotel, ter acesso a preços e outras informações, pode clicar aqui.
Se quiser ver outros alojamentos em Cinfães e nas redondezas basta clicar aqui.