Em Monção, a Festa da Rosca e do Papudo 2025 realiza-se nos dias 19 e 20 de julho, na Praça de Nossa Senhora dos Milagres, em Cambeses, visando a divulgação, promoção e comercialização daquele produto típico da doçaria local, distinguido, em 2019, como uma das “7 maravilhas doces de Portugal”
Com sessão de abertura marcada para as 18h00, a Festa da Rosca e do Papudo engloba um conjunto diversificado de iniciativas e atuações musicais. Referência para a apresentação do Hino de Cambeses, no sábado, pelas 23h30. A festa termina, no domingo, pelas 18h30, com atuação do Grupo Popular “Os Teimosos”.
Nos cestos e tabuleiros, junto às roscas tradicionais, os munícipes e visitantes poderão deliciar-se com roscas feitas à base de Alvarinho e canela. Duas confeções com grande expressividade nos últimos anos, proporcionando uma maior oferta deste doce típico do concelho de Monção.
De geração em geração com muito amor
A preparação das roscas e papudos acompanha o andar do tempo, passando de geração em geração. A massa é feita com farinha triga e água, à qual se junta manteiga, açafrão, fermento, sal e açúcar, ficando a levedar durante duas a três horas.
Passo seguinte, as mãos experientes das doceiras moldam as roscas e os papudos, sendo colocados em tabuleiros polvilhados de farinha triga para não “apegar”. Vai ao forno de lenha, com porta sempre aberta, até alourar. No final, levam cobertura de açúcar refinado.
Nos últimos tempos, tem havido algumas inovações no processo de confeção, apresentando-se roscas feitas à fase de Alvarinho e canela. Nos dias festivos e à quinta-feira, dia da feira semanal, várias “rosqueiras” marcam presença nas ruas de Monção, comercializando esta doçaria característica do concelho. Veja o video.