No Brasil, em Salvador (Bahia) fui passar um dia na praia de Stella Maris na Barraca do Lôro, ou seja, num espaço que tem toda uma estrutura no areal: bar, restaurante, guarda-sol e serviço na praia de comida e bebida. A água do mar… quentinha é grátis! E é só relaxar, com música ambiente do mar!
Levei um livro mas é tanta coisa que acontece à minha frente que nem no telemóvel peguei! São os surfistas a apanharem ondas, mulheres a jogarem futebol, crianças a fazerem castelos de areia, vendedores de tudo e mais alguma coisa… e tanta coisa mais!
Ainda por cima, este hábito de ficar sentado na cadeira – em Portugal estamos mais deitados na areia – faz com que se fique ainda mais atento. Já tinha reservado um guarda-sol com antecedência, pois disseram-me que costumam esgotar (fui em março). Fui muito simpaticamente recebida por todo o pessoal da Barraca do Loro. Perguntaram logo se ia beber ou comer algo e fiquei a olhar para o menu já com água a crescer na boca.
Primeiro, veio a água de côco para hidratar e depois uns petiscos, mesmo antes de subir ao restaurante para um almoço de praia. Já falo disso mais abaixo! E tem duches para tirar a agua salgada, se quiser. Também tem escolas de surf, se desejar ter umas aulas ou alugar o material. A água é tão quentinha que não vai precisar de fatos para entrar.
Entretanto, à minha frente, é um desfile de pessoas: há o vendedor de bijuteria, de cangas, a a vendedora de acarajé, de castanha de caju, de queijo coalho grelhado – que anda com o grelhador aceso de um lado para o outro. com um calor insuportável – de picolé, de taboca (que parece a língua da sogra), de óculos, chapéus, vestidos, etc. Há de tudo!
A Barraca do Lôro existe desde 1995. Tem três pisos na estrutura do bar/restaurante, mas se não quiser sair do areal, fique por lá a comer! Ou então, escolha um dos andares. Lá em cima, tem uma vista panorâmica mais alargada, mas também pode ir lá na frente só para tirar a foto e comer noutra mesa.
Se não quiser sair debaixo do guarda-sol, pode provar o peixe frito vermelho inteiro com vinagrete de abacaxi e farofa – que vi tata gente a provar! Se preferir carne há picanha, carne do sol, filet mignon e… há variadas moquecas de peixe e marisco, vegetariana e vegana! Também massas e risottos, peixes, mariscos grelhados e até bolinhos de bacalhau!
Provei o Camarão crocante com côco, as ostras com molho de queijo provolone e gorgonzola – só de escrever e me lembrar cresce água na boca, de tão bom que estava! – e o Escondidinho do Sertão e a Casquinha de siri.
Se estiver a cortar nas calorias, a Barra do Lôro também tem opções Fitness, ou seja, com baixo índice calórico: como o Ceviche de peixe, Polvo à vinagrete, Açaí orgânico e saladas variadas.

Camarões do Restaurante da Barraca do Lôro – praia de Stella Maris – Salvador – Brasil © Viaje Comigo

Ceviche da Restaurante da Barraca do Lôro – praia de Stella Maris – Salvador – Brasil © Viaje Comigo
E se não estiver a contar calorias, olhe para as opões de sobremesas como a Cocada branca, o Petit Gateau, o Pudim de leite, o Brownie de chocolate ou o Gelado italiano.
Durante a hora de maior calor, colocam no areal, uma espécie de “passadeira” com água, para a areia ficar molhada e não queimar os pés entre o mar e o restaurante! Sempre a pensar nos clientes! Obrigada!
INFORMAÇÕES
Barraca do Lôro (também tem na Praia do Flamengo e na Praia do Forte)
Morada: Alameda Mar del Plata, 06 – Stella Maris, Salvador, Bahia, Brasil
Telefone: +55 71 3015-0140
Site
Leia também:
– Guia / Roteiro para visitar Salvador da Bahia
– Restaurantes: onde comer em Salvador, Bahia
– Viagem pela Gastronomia de Salvador da Bahia
– Compras em Salvador da Bahia
– Centro Histórico e Pelourinho, Salvador da Bahia
– Fortes e Farol da Barra, Salvador
– Itapuã, a praia e o farol, Salvador
– Casa Di Vina, um Hotel e Restaurante: na Casa de Vinicius de Moraes, Salvador
– Casa do Carnaval, Salvador, Bahia
– Barraca do Loro: um dia na praia de Stella Maris
– Bahia: de onde vêm as fitas do Senhor do Bonfim?
– Músicas que nos fazem viajar até Salvador da Bahia
– Casa do Benim, Salvador da Bahia
– Casa de Jorge Amado, Salvador da Bahia
– Candomblé Terreiro Casa Branca, Salvador
– Comunidade Solar do Unhão, Salvador
– Bairro de Santo António Além do Carmo, Salvador
– Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, Salvador
– Memorial Irmã Dulce, Salvador da Bahia
– Visitar Bonja: Ilha de Bom Jesus dos Passos
– Alojamento na Ilha de Bom Jesus dos Passos
– Ilha das Vacas, Salvador, Bahia
– Praia do Loreto, Ilha dos Frades
– Alojamento: onde dormir em Salvador da Bahia
– Hotel Deville Prime Salvador
– Vila Galé Resort Marés, Guarajuba, Bahia