Esplanada by Bruna Buniotto Esplanada by Bruna Buniotto
Publicado em Julho 16, 2025

Amadora: Festival Gastronómico Associação Crescer, de 12 a 14 de setembro 2025

Gastronomia/ Notícias [ Amadora ]

A multiculturalidade está de regresso à Amadora para a segunda edição de “É UM ENCONTRO”, um dos maiores festivais de comidas do mundo de Portugal. Organizado pela Associação CRESCER, com o apoio do Município da Amadora, o evento realiza-se de 12 a 14 de setembro de 2025 e volta a reunir, no Parque Central da Amadora, chefs nacionais e internacionais, pessoas da comunidade, artistas, agentes culturais e milhares de visitantes em três dias de gastronomia, partilha e inclusão social.

“Estamos muito contentes por regressar com o É UM ENCONTRO, um projeto que, desde a sua primeira edição no ano passado, superou todas as expectativas, recebendo cerca de 11.000 visitantes, e afirmando-se como um dos maiores festivais gastronómicos do país. O entusiasmo gerado por esse sucesso tem sido uma enorme fonte de motivação para toda a equipa e parceiros envolvidos, que, com o apoio imprescindível do Município da Amadora, se têm empenhado profundamente na construção desta nova edição. Acreditamos que este ano podemos duplicar o número de visitantes, porque sentimos que este é um festival verdadeiramente valorizado por todos – pela comunidade, pelos chefs, pelos artistas, e pelos que vêm descobrir, provar e conviver”, afirma Américo Nave, diretor executivo da Associação CRESCER.

Batucadeiras de S. Miguel de Arcanjo by Beatriz Felício

Batucadeiras de S. Miguel de Arcanjo by Beatriz Felício

Chef Baraa Mahammd Alfetuni (Mercado) by Bruna Buniotto

Chef Baraa Mahammd Alfetuni (Mercado) by Bruna Buniotto

SABORES DO MUNDO E DA COMUNIDADE

Nesta edição, o festival convida o público a mergulhar numa viagem de sabores através de showcookings, workshops e masterclasses. Os showcookings estarão divididos em três formatos distintos: Tradição, conduzidos por pessoas da comunidade e dedicados a pratos com raízes locais; Fusão, que juntam chefs profissionais a membros da comunidade para criar interpretações conjuntas de receitas; e Chefs, protagonizados por nomes reconhecidos da gastronomia nacional. Confirmados para os showcookings Fusão estão os chefs Justa Nobre, Tia Cátia (ambas a 13 de setembro), e Chakall e Nuno Bergonse (14 de setembro). No segmento dos showcookings Chefs, participará o chef Rui Ribeiro (14 de setembro), entre outros.

“O É UM ENCONTRO é um festival gastronómico que celebra as cozinhas do mundo, reunindo especialidades de dezenas de países – preparadas por quem melhor as conhece: as próprias pessoas da comunidade. É uma experiência única onde a comida é ponto de encontro, partilha e reconhecimento das culturas que compõem a identidade deste território.”, acrescenta o chef Nuno Bergonse, curador e mentor do projecto.

No formato Tradição, destaca-se a participação da cozinheira da comunidade Tia Emília Cardoso. A par dos showcookings, o festival contará com momentos formativos e participativos. Nos workshops, destaca-se a presença de Constança Cordeiro bartender reconhecida pelos seus projetos Toca da Raposa e UNI, em Lisboa, que no dia 12, pelas 21H00 irá promover um workshop de cocktails, que promete muita ousadia, como é a assinatura de Constança. Estas sessões incluem também um workshop dinamizado por uma pessoa da comunidade. Estes espaços de aprendizagem prática abrem novas janelas sobre sabores, técnicas e culturas, promovendo o encontro através da partilha de conhecimento culinário.

Palco Tertúlia by Beatriz Felício 2

Palco Tertúlia by Beatriz Felício

PALCO TERTÚLIA: CONVERSAS QUE NOS UNEM

Ao longo dos três dias do festival, o Palco Tertúlia será um espaço de diálogo, onde a gastronomia serve de ponto de partida para conversas fundamentais sobre sustentabilidade, igualdade, identidade e inclusão. Com a participação de chefs, investigadoras, cozinheiras da comunidade e agentes do setor social e cultural, estas sessões convidam à reflexão através da escuta e da partilha de experiências na primeira pessoa.

Entre várias conversas a que os visitantes poderão assistir, na sexta-feira, 12 de setembro, pelas 20h00, o primeiro tema será “É UMA CONVERSA… Sobre Responsabilidade Social Corporativa”. No sábado, dia 13, às 15h00, a sessão “É UMA CONVERSA… sobre Género e Gastronomia” será moderada por Catarina Marques Rodrigues, e contará com as intervenções de Joana Barrios (atriz e gastrónoma), da chef Marlene Vieira, e do coletivo We Cheffes.

Esta tertúlia centra-se nas desigualdades de género no setor da gastronomia, destacando a sub-representação das mulheres na alta-cozinha e os desafios que enfrentam. Em foco estarão o papel das mulheres na preservação das tradições culinárias, as barreiras estruturais da profissão, o empreendedorismo gastronómico feminino e a importância do ativismo social liderado por mulheres.

No mesmo dia, pelas 17h00, experiências de vida sobem ao palco em “É UMA HISTÓRIA… Sobre a Amadora”, na qual todos os participantes serão pessoas da comunidade, que irão contar as suas histórias, que fazem parte da história do concelho. Já no domingo, dia 14, pelas às 15h00, terá lugar a tertúlia “É UMA CONVERSA… Sobre Gastronomia como Expressão Cultural”, moderada pela jornalista Alexandra Prado Coelho, com a participação de Virgílio Gomes (investigador e autor), Mário Rolando (cozinheiro e documentarista), e um cozinheiro pertencente à comunidade local. Esta sessão explora a gastronomia como veículo de identidade e memória, refletindo sobre como receitas e técnicas culinárias se tornam símbolos culturais que atravessam fronteiras. Serão partilhadas histórias de pratos que viajaram pelo mundo, destacando misturas e influências na cozinha lusófona e o valor simbólico da alimentação nas comunidades migrantes.

Neste último dia do Festival “É UM ENCONTRO”, a programação do Palco Tertúlia encerra com “É UM SUCESSO…da Amadora”, conversa moderada por Helena Durães da TV Amadora, que terá início pelas 17h00. Esta tertúlia pretende dar a conhecer casos de sucesso da Amadora, tanto na gastronomia, como na música e outras artes, no desporto, entre outros exemplos de elementos da comunidade que podem ser fonte de inspiração para muitos outros.

Fátima Vera Cruz (Showcooking) by Beatriz Felício

Fátima Vera Cruz (Showcooking) by Beatriz Felício

UM FESTIVAL COM PROPÓSITO SOCIAL

O Festival “É UM ENCONTRO” é um projeto da Associação CRESCER que surge no âmbito das Comunidades em Ação (PRR), em parceira com a Câmara Municipal da Amadora. “Com um forte envolvimento da comunidade, o projeto tem como metodologia base a participação ativa dos atores locais nas diferentes atividades previstas, a fim de fomentar momentos de partilha de histórias e tradições e criar pontes entre as diferentes comunidades presentes no concelho. Simultaneamente, pretende envolver chefs de renome, nacionais e internacionais, a fim de promover a partilha mútua de aprendizagens e experiências, bem como facilitar a reinvenção de pratos tradicionais das diversas comunidades representadas.”, explica Américo Nave.

Para que tudo seja possível, a CRESCER conta com o apoio de diversos parceiros: The Hotel, fotógrafo Arlindo Camacho, Chefs Agency, El Corte Inglés, Ubbo, Multimédio 107, GoldInox, MOP, Metro, IKEA, Ivo Cutelarias, e MartiForm.

A entrada é gratuita e o programa completo será divulgado no site do festival.

INFORMAÇÕES GERAIS

É UM ENCONTRO
Local: Parque Central da Amadora
Horário:
Sexta-Feira, dia 12 de setembro 2025  – 18h00 às 00h00
Sábado, dia 13 de setembro 2025  – 12h00 às 00h00
Domingo, dia 14 de setembro 2025  – 12h00 às 22h00

COMO CHEGAR
Autocarro: 1502, 1508, 1601, 1717, 1009, 1714, 1510, 1514, 1712
Comboio: Linhas da Azambuja e de Sintra (sair na Amadora)
Metro: Linha azul (sair na Reboleira)

Esplanada by Bruna Buniotto

Esplanada by Bruna Buniotto

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo