Vista do Miradouro de Casal de Loivos - Alijo - Douro © Viaje Comigo Vista do Miradouro de Casal de Loivos - Alijo - Douro © Viaje Comigo
Publicado em Março 23, 2018

15 locais em Portugal para conhecer na Páscoa

Notícias [ Páscoa ]

As férias de Páscoa são aproveitadas por muitos para ficarem a conhecer melhor alguns locais de Portugal. Aproveito a época para deixar a sugestão de 16 sítios a conhecer. A viagem pode começar numa estrada, com vista de cortar a respiração, para descobrir castelos e outros monumentos – e acrescento dicas sobre onde comer e onde ficar alojado.

Na Estrada Nacional 222 © Viaje Comigo

Na Estrada Nacional 222 © Viaje Comigo

Se quiser algo diferente pode sempre aproveitar o bom tempo (se for o caso dos próximos dias) para passeios de barco, rodeado de uma bela paisagem. Se precisarem de ajuda a programar os passeios, podem também pedir-nos dicas de quem os ajudará nisso – ver aqui.

– Procura hotéis para as suas viagens? Pesquise aqui:

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida
Rio Minho © Viaje Comigo

Rio Minho © Viaje Comigo

SUGESTÃO PRÉVIA: – UMA VIAGEM DE AUTOCARAVANA PELA COSTA ALENTEJANA? Inspire-se no vídeo abaixo e leia o roteiro que fiz.

1. ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

As Aldeias Históricas de Portugalsão uma rede de 12 locais, que se complementam na História e que conseguem ter particularidades que os distinguem entre si. Se Piódão é tida como a aldeia que parece um presépio, ao longe, Monsanto continua a ser apelidada d’A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal e Trancoso, que é cidade, ainda mantém a sua antiguidade na área que circunda o altaneiro castelo. Todas diferentes, estas aldeias, mas todas ligadas de forma indelével à História de Portugal, tendo sido palco de batalhas, conquistas e episódios que, ainda hoje, são recordados nos anais da História. Conhece todas as Aldeias Históricas?

2 – PONTE DE BARCA

No norte de Portugal, Ponte da Barca é um dos locais que merece uma visita atenta para se descobrir a sua história e a sua cultura. Os seus encantos naturais, e também por ter metade do território no Parque Nacional da Peneda-Gerês, valeram-lhe o título de Reserva Natural da Biosfera.

O ponto mais alto do concelho de Ponte da Barca é na Serra Amarela, no alto da Louriça, freguesia de Lindoso, com 1359 metros de altitude. Existem vários trilhos interpretativos, com percursos pedestres assinalados, nesta área. Saiba o que pode visitar em Ponte da Barca e onde ficar alojado, no Viaje Comigo.

Ponte da Barca - Rio Lima © Viaje Comigo

Ponte da Barca – Rio Lima © Viaje Comigo

Pelourinho de Ponte da Barca © Viaje Comigo

Pelourinho de Ponte da Barca © Viaje Comigo

3 – MELGAÇO

A vila de Melgaço pertence ao verdejante distrito de Viana de Castelo e está inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A vila é conhecida pelas suas paisagens, história, gastronomia e também por produzir a muito apreciada e conhecida casta de vinho verde, o Alvarinho. Saiba mais sobre o que pode visitar em Melgaço, os restaurante e alojamentos.

Castelo de Melgaço - Portugal © Viaje Comigo

Castelo de Melgaço – Portugal © Viaje Comigo

Melgaço Alvarinho Houses - Portugal © Viaje Comigo

Melgaço Alvarinho Houses – Portugal © Viaje Comigo

Castelo de Castro Laboreiro - Melgaço - Portugal © Viaje Comigo

Castelo de Castro Laboreiro – Melgaço – Portugal © Viaje Comigo

4 – PONTE DE LIMA

Ponte de Lima é um local muito especial, pelo menos para nós no Viaje Comigo… que gostamos sempre de voltar lá uma e outra vez. É conhecida como a “mais antiga vila” de Portugal, tendo inclusive rejeitado a nomenclatura de “cidade” para não perder a sua verdadeira essência e rusticidade.

E qual é a sua essência? Beleza natural, história, forte valor arquitetónico, feiras e romarias, e uma grande oferta de produtos regionais, desde o artesanato, à gastronomia, e aos vinhos… verdes – tanto os brancos loureiros como o tinto vinhão. Veja o guia completo de Ponte de Lima aqui.

Rio Lima © Viaje Comigo

Ponte sobre o Rio Lima © Viaje Comigo

Igreja Matriz de Ponte de Lima © Viaje Comigo

Igreja Matriz de Ponte de Lima © Viaje Comigo

5 – AVEIRO

São os canais que se cruzam com as ruas de Aveiro que a fazem ser apelidada de Veneza portuguesa (e também pelos barcos típicos). Eu chamaria mais de Amesterdão, pela forma como se adaptou aos tempos modernos e como se tornou uma cidade jovem (muito por causa da Universidade) sem perder o seu lado mais tradicional.

Leia mais sobre o que visitar e provar em Aveiro. aqui.

Passeios de Moliceiro em Aveiro © Viaje Comigo

Passeios de Moliceiro em Aveiro © Viaje Comigo

Edifício do Museu de Arte Nova de Aveiro © Viaje Comigo

Edifício do Museu de Arte Nova de Aveiro © Viaje Comigo

6 – SISTELO EM ARCOS DE VALDAVEZ

No concelho dos Arcos de Valdevez, a norte de Portugal, está a aldeia de Sistelo, apelidada por muitos como o “pequeno Tibete português”. Tal apelido se deve aos seus socalcos, construídos para melhor aproveitar o terreno agrícola. Descubra também os passeios que pode fazer na Ecovia – leia mais dicas sobre Arcos de Valdevez no Viaje Comigo.

Sistelo - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Sistelo – Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Ponte Medieval de Vilela - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Ponte Medieval de Vilela – Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Ecovia - Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

Ecovia – Arcos de Valdevez © Viaje Comigo

7 – GEOPARK DE MACEDO DE CAVALEIROS

O Geopark Terras de Cavaleiros tem um total de 700 Km2 de área no Nordeste Transmontano, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Em 2014, foi reconhecido pelas Redes Europeia e Global de Geoparks da UNESCO e, em 2015, como Geoparque Mundial da UNESCO. No total, tem referenciados 42 geossítios que testemunham uma história local com mais de 400 milhões de anos.

Saiba, no Viaje Comigo, onde ficar alojado e o que visitar em Macedo de Cavaleiros.

Descontinuidades - Geopark Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Descontinuidades – Geopark Terras de Cavaleiros – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Gnaisses do Geopark Terras de Cavaleiros © Viaje Comigo

Gnaisses do Geopark Terras de Cavaleiros © Viaje Comigo

Gnaisses do Geopark Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Gnaisses do Geopark Terras de Cavaleiros – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

8 – CHAVES

Junto ao rio Tâmega e a fazer fronteira com Espanha, a cidade de Chaves foi povoada por variados povos. Os Romanos chamavam-na de “Aquae Flaviae” (pelo nome do imperador Flávio Vespasiano) e, assim, passou o nome para os habitantes, que são os flavienses. O que pode visitar em Chaves? Saiba aqui.

Flores da Ilha do Cavaleiro, Chaves © Viaje Comigo

Flores da Ilha do Cavaleiro, Chaves © Viaje Comigo

Pedras para atravessar o rio Tâmega, Chaves © Viaje Comigo

Pedras para atravessar o rio Tâmega, Chaves © Viaje Comigo

Casas da Praça de Camões, Chaves © Viaje Comigo

Casas da Praça de Camões, Chaves © Viaje Comigo

Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, Chaves © Viaje Comigo

Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, Chaves © Viaje Comigo

9 – FELGUEIRAS

A cidade de Felgueiras tem vários motivos de visita: desde pretextos gastronómicos, a visitas ao património, cultura e tradição, esta cidade reúne um sem fim de razões para ser visitada. Por isso, fizemos a mala e fomos conhecer Felgueiras. Os monumentos da Rota do Românico, os bordados tradicionais, o pão de ló de Margaride e os vinhos verdes já são chamarizes suficientes para conhecermos melhor esta cidade, em pleno coração do Vale do Sousa. Mas, há muito mais! Felgueiras guarda inúmeros testemunhos da época romana e a arte românica é expressa em monumentos como a Igreja de Airães e o Mosteiro de Pombeiro. Saiba mais o que visitar em Felgueiras, aqui.

Fachada dos claustros e fonte do Mosteiro de Pombeiro, Felgueiras © Viaje Comigo

Fachada dos claustros e fonte do Mosteiro de Pombeiro, Felgueiras © Viaje Comigo

Piscina da Casa de Paço de Pombeiro Felgueiras © Viaje Comigo

Piscina da Casa de Paço de Pombeiro Felgueiras © Viaje Comigo

Pão de Ló de Margaride, Felgueiras © Viaje Comigo

Pão de Ló de Margaride, Felgueiras © Viaje Comigo

Forno da Fábrica de Pão de Ló de Margaride, Felgueiras © Viaje Comigo

Forno da Fábrica de Pão de Ló de Margaride, Felgueiras © Viaje Comigo

10 – COIMBRA

Banhada pelo Rio Mondego, Coimbra tem uma mística intrinsecamente ligada à vida universitária desde os seus primórdios, por volta do século XIII, até aos dias de hoje. É aqui que ocorre a maior festa académica do país, a Queima das Fitas.

O seu ex-líbris é a Universidade de Coimbra, recentemente reconhecida pela UNESCO como Património Universal. Mas, não só por isso vale a pena descobrir esta cidade. Percorra as suas ruas estreitas, as ruínas romanas, as muralhas e todos os recantos repletos de histórias que esperam ser contadas.
Para saber mais sobre o que visitar em Coimbra, leia aqui.

Sé Velha de Coimbra - ©Viaje Comigo

Sé Velha de Coimbra – ©Viaje Comigo

Fonte e cano dos Amores, Quinta das Lágrimas, Coimbra

Fonte e cano dos Amores, Quinta das Lágrimas, Coimbra © Viaje Comigo

Quinta das Lágrimas, Coimbra

Quinta das Lágrimas, Coimbra © Viaje Comigo

11 – ÓBIDOS

Óbidos é uma pitoresca vila muralhada, com um bonito Castelo, que acolhe inúmeros eventos, e que é conhecida pela sua deliciosa ginja, pelos bordados originais, pelos trabalhos em verguinha e pela beleza natural. É também um dos destinos turísticos mais populares de Portugal.

Para conhecer a vila, nada como que passear pelas ruelas, carregadas de pormenores arquitetónicos que sobreviveram a séculos de história e principalmente ao terramoto de 1755. Apesar de essa catástrofe natural ter destruído partes da muralha, edifícios e templos, ainda muito ficou para se ver hoje em dia e outras partes estão perfeitamente intactas. Leia o fuia completo de Óbidos aqui.

Castelo de Óbidos © Viaje Comigo

Castelo de Óbidos © Viaje Comigo

Rua em Óbidos © Viaje Comigo

Rua em Óbidos © Viaje Comigo

12 – LEIRIA

Uma visita a Leiria tem vários pontos imperdíveis e o maior deles é, sem dúvida, o seu Castelo altaneiro. Depois, perca-se pelas ruas do centro histórico, viva o seu comércio, desfrute dos cafés e restaurantes e volte à ação para descobrir novos museus e espaços antigos que guardam e divulgam a história do concelho, da região… e do país. Preparado para passear em Leiria? Comece a visita pela Sé Catedral de Leiria, do século XVI, passeando depois pelo centro histórico e descobrindo o comércio tradicional da Rua Direita. Veja o guia completo de Leiria no Viaje Comigo.

Centro Histórico de Leiria © Viaje Comigo

Centro Histórico de Leiria © Viaje Comigo

Subida para o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, Leiria © Viaje Comigo

Subida para o Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, Leiria © Viaje Comigo

Castelo de Leiria © Viaje Comigo

Castelo de Leiria © Viaje Comigo

13 – VILA VIÇOSA

No Alentejo, mais precisamente no distrito de Évora, está a muito portuguesa Vila Viçosa. É conhecida por ser uma vila-museu, com história pelas ruas, e ser também capital do mármore. Foi nesta vila que se mantiveram, durante vários séculos, os duques de Bragança até à Proclamação da República (1910). E foi aqui que nasceu, em 1894, a poetisa Florbela Espanca. Saiba aqui o que visitar em Vila Viçosa.

Vila Viçosa © Viaje Comigo

Vila Viçosa © Viaje Comigo

Castelo de Vila Viçosa © Viaje Comigo

Castelo de Vila Viçosa © Viaje Comigo

Vila Viçosa © Viaje Comigo

Vila Viçosa © Viaje Comigo

14 – DOURO

Sei que o Douro é uma região imensa para se conhecer e onde nem eu sei muito bem por onde começar, quando tenho de dar dicas do que visitar. Sendo um dos meus locais de eleição, existem várias vertentes a explorar nos passeios: leia aqui várias sugestões de alojamentos, restaurantes, quintas produtoras de vinhos e muitos mais sítios para conhecer.

Na Estrada Nacional 222 © Viaje Comigo

Na Estrada Nacional 222 © Viaje Comigo

Susana Ribeiro na Quinta do Pôpa - Douro © Viaje Comigo

Susana Ribeiro na Quinta do Pôpa – Douro © Viaje Comigo

15 – SILVES

Se está pelo Algarve, vá visitar o Castelo de Silves, que é um dos monumentos mais bonitos, maiores e mais bem preservados desta região.
Leia mais aqui sobre este histórico monumento.

Castelo de Silves - Algarve © Viaje Comigo

Castelo de Silves – Algarve © Viaje Comigo

D. Sancho I - Castelo de Silves - Algarve © Viaje Comigo

D. Sancho I – Castelo de Silves – Algarve © Viaje Comigo

Castelo de Silves - Algarve © Viaje Comigo

Castelo de Silves – Algarve © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo