No estado do Rio de Janeiro, no Brasil, Armação dos Búzios é um dos destinos mais visitados do litoral brasileiro. Foi Brigitte Bardot quem ajudou a mostrar Búzios ao mundo, um local de praias paradisíacas, boa comida e muita natureza.
Visitar Armação de Búzios era um sonho meu de há muito. Via na televisão as suas praias, o seu ambiente “cool”, com lojas trendy, restaurantes internacionais e bom espírito brasileiro. Cumpri o sonho de visitar em maio de 2017. Uns dias antes da minha visita, disseram-me, tinha chovido muito. Quando lá estive… esteve sempre sol, a fazer lembrar os dias de verão “Você tem pé quente, Susana!” 😀
“O nosso problema é conseguir manter visitantes quando não estão os dias de verão”, confidenciam-me em Búzios sobre o problema da sazonalidade, enquanto acrescentam que quase todos os habitantes vivem do turismo.
Armação dos Búzios tornou-se mundialmente famoso com a visita da icónica Brigitte Bardot (saiba mais aqui). Em forma de agradecimento, e em sua honra, fizeram uma estátua da atriz francesa, em tamanho real, e à beira-mar deram o nome de Orla Bardot – um sítio lindo para assistir ao pôr do sol.
Armação dos Búzios já foi uma típica aldeia de pescadores. Ainda hoje existem pescadores, mas é o turismo o maior motor da economia local. Muitas das casas dos pescadores deram lugar a habitações para alugar, junto das praias, ou a hotéis. Tudo terá começado por volta de 1940 e 1950, quando vinham alguns brasileiros passar uns tempos nas praias de Armação. Depois, com Brigitte Bardot, em 1964, e uma grande divulgação mundial, através da imprensa internacional, trouxe muita mais gente.
Um dos melhores momentos da minha viagem a Armação dos Búzios, foi quando tive o prazer de conhecer a Dona Eva, neta de escravos, com os seus invejáveis 107 anos.
Tanto D. Eva como a sua filha, D. Uia, são símbolos da antiga comunidade de escravos que cultivava os campos daquela região. D. Uia tornou-se também conhecida por lutar pelos direitos dos descendentes dos escravos, que ficaram sem nada, depois de vidas inteiras a trabalharem para os fazendeiros. Ainda hoje luta pela posse de terras. Leia mais.
Outro encontro memorável foi quando conheci Ivone R., uma artista conhecida pelos seus bonecos gigantes e coloridos. Na Travessa de Santana, em Armação dos Búzios, é impossível não ver o ateliê de Ivone R. As peças coloridas estão expostas no terraço e chamam a atenção.
Desde sempre esteve ligada às artes. Desenhou sapatos com a sua própria marca – Ivone R – e, desde 1995, faz estes trabalhos que dão nas vistas pela sua dimensão, criatividade e cores garridas. Algumas estão estão em museus, casas privadas, lojas ou estão em exposições. Leia mais.
Armação dos Búzios é também, hoje, conhecida pela sua riqueza natural. As suas ilhas e as 23 praias paradisíacas (a Olho de Boi é de nudistas, e tem um acesso mais dificultado), tais como a Geribá, Ferradura, Ferradurinha, João Fernandes, Azeda e Azedinha, são as que mais atraem os turistas anualmente.
Junto da Praia dos Ossos, encontra-se a Igreja de Sant’Anna, uma das construções mais antigas de Búzios. Quase não vai dar por esta pequena igreja, datada de 1740. Fica mesmo ao lado do hotel/pousada onde fiquei instalada, o Vila da Santa Hotel Boutique & Spa e, por isso, me chamou a atenção.
A Rua das Pedras é o ponto de encontro para quem queira comprar o artesanato local e experimentar os restaurantes e bares, que oferecem a gastronomia típica da região e muitos deles com música ao vivo. Há ainda restaurantes de tudo um pouco: mais em conta, mais caros, gourmet, pizzaria, japonês, etc. É só escolher! (veja as sugestões de restaurantes, do Viaje Comigo, mais abaixo)
A 173 quilómetros do Rio de Janeiro, Armação dos Búzios é um local de férias onde existem muitos motivos para passear. Pode ir de carro, transportes públicos ou avião… sim, Armação tem um pequeno aeroporto, pronto para receber pequenas máquinas. E perto da pista de aterragem estão os campos de golfe do Búzios Golf Club, que abriu a 23 de março de 1996. Com design do reconhecido Pete Dye, o campo é de 18 buracos e é considerado um dos melhores da América Latina. Saiba mais.
Se estiver a visitar Armação de Búzios pela primeira vez, fazer o City Tour Trolley Búzios é a melhor forma de se começar a ambientar a este pedacinho do céu. O tour passa pelos mais bonitos pontos panorâmicos e algumas das mais belas praias de Armação dos Búzios.
Um dos pontos de paragem obrigatório é a Ponta da Lagoinha, um local turístico de interesse arqueológico e geológico. Porquê? Dizem os especialistas de Geologia que as rochas de Armação dos Búzios foram formadas durante uma colisão entre a América do Sul e a África no passado (há cerca de 500 milhões de anos!). As rochas foram submetidas a altas temperaturas que geraram minerais típicos. Leia mais.
Outro passeio imperdível é de barco para conhecer toda a costa de Armação dos Búzios. Com o Libertas (pode comprar os bilhetes na loja que fica na Rua das Pedras) fica a conhecer, do lado do mar, as praias lindas de Armação dos Búzios. O barco faz quatro paragens para poder mergulhar. O passeio é muito divertido e uma ótima forma de ficar a conhecer toda a costa. Saiba mais.
ONDE COMER EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
Durante os dias que passei em Armação dos Búzios pude experimentar vários restaurantes. Estes são os que aconselho porque abarcam uma grande diversidade de preços e de propostas gastronómicas diferentes:
– Restaurante Pizza Pino
Se estiver por Armação dos Búzios, a pensar em comer uma pizza feita num forno a lenha, passe no Pizza Pino. Abriu em 1990 e ocupa um edifício na famosa Rua das Pedras, tendo duas esplanadas: uma na dita rua e outra, nas traseiras, em cima do areal.
Leia mais aqui.
– Rocka Beach Lounge & Restaurant
Neste restaurante, cada prato servido traz uma dose de imaginação e criatividade, num trabalho do chef Gustavo Rinkevich e sua equipa. Os produtos são locais, da época, e beneficiam os produtores da região. Leia mais.
– Restaurante Noi
Numa das ruas mais movimentadas de Armação dos Búzios, o restaurante Noi destaca-se por ser um local de apreciadores de cerveja, mas não só! Pratos bem servidos e boa comida fazem deste um local a experimentar quando estiver por Búzios. Leia mais.
– Restaurante ENU
Fomos ao Enu para experimentarmos a cozinha japonesa, mas também tem propostas da gastronomia internacional. Nas sugestões asiáticas, o Enu serve tudo com base nos peixes frescos do dia. Leia mais.
– Místico Restaurante
O Mistico Sunset Lounge & Restaurante faz parte da Pousada Abracadabra, em Armação dos Búzios. O restaurante tem a sala virada para uma piscina e para a baía de Armação… ou seja, uma vista linda, seja de dia ou de noite. E a comida é igualmente excecional. Um sítio a ir e voltar, sem dúvida! Leia mais.
ONDE DORMIR EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
Fiquei alojada no Vila da Santa Hotel Boutique & SPA. Este hotel nasceu de um sonho dos seus proprietários, que são amantes da decoração e das antiguidades.
Em cada canto há uma preciosidade, como a janela que veio da Córsega e que terá sido tocada por Napoleão Bonaparte; o bar de madeira que foi retirado de um navio antigo; os cartazes vintage da Air France; e as peças novas mas que têm ar vintage, como as torneiras das casas de banho ou a cama que terá sito feita a pedido de um sultão para a sua amada… Cada peça tem uma história no Vila da Santa. Leia mais aqui.
Outros hotéis que fiquei a conhecer em Armação dos Búzios:
– Pérola Búzios Hotel & Convention
O hotel fica a cerca de 5 minutos a pé da praia, próximo da Praia do Canto e a uns 100 metros da Rua das Pedras – conhecida pelo seu comércio e restaurantes e bares. Os quartos são muito amplos e gostei mais dos que tinham jardins interiores e terraço. Têm muita luz natural e dá-lhes um ar muito acolhedor. Leia mais.
– Hotel Le Relais La Borie
O grande areal de Geribá está mesmo ali, a dois passos da piscina, dos quartos, etc, e isso é mesmo uma grande mais-valia deste hotel Le Relais La Borie. Tem alguns quartos que são mais disputados pela vista para a praia, principalmente um que tem uma vista panorâmica, com várias janelas. Leia mais.
– Casas Brancas Boutique Hotel & Spa
Fui a este hotel, no final de um dia de visitas em Armação dos Búzios e a primeira coisa que encanta aqui é a vista sobre a baía e o pôr do sol… é uma imagem que nos deixa muito relaxados. E perdemo-nos no tempo a olhar para esta paisagem lindíssima. Leia mais.
– Procura outros hotéis em Armação dos Búzios? Pesquise aqui
COMO CHEGAR A ARMAÇÃO DOS BÚZIOS?
Quando visitei Armação dos Búzios, no Brasil, saí do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (também conhecido como Galeão e/ou Tom Jobim) com um transfer da IN Búzios, que me deixou na porta do meu hotel.
E, depois, como ia ficar três dias no Rio de Janeiro, aproveitei o transfer da IN Búzios para chegar à porta do hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana. Melhor é impossível.
Leia mais aqui sobre o transfer.