Cerejas - Casas de Alpedrinha
Publicado em Maio 7, 2021

Casas de Alpedrinha: onde podem colher e comer as cerejas

Alojamento/ Portugal [ Fundão ]

Esta é a época para poder apanhar as cerejas e comê-las diretamente da árvore! Este é o convite das Casas de Alpedrinha, no concelho do Fundão, a poucos minutos a pé da Vila de Alpedrinha, e também perto está a Aldeia Histórica de Monsanto e a de Castelo Novo… nas suas traseiras está a Serra da Gardunha. Tudo motivos para aproveitar a natureza envolvente.

Cerejas - Casas de Alpedrinha

Cerejas – Casas de Alpedrinha

A produção da “Cereja do Fundão” estende-se pelo concelho do Fundão, pelas freguesias de Louriçal do Campo e Lardosa (concelho de Castelo Branco) e pelas freguesias de Ferro e Peraboa (concelho de Covilhã).

No território da Beira Baixa, a beleza e o colorido das cerejeiras começam a sobressair, já entre meados de abril e marca presença até o fim de julho. E, a boa notícia é que, em alguns locais, é possível acompanhar de perto a colheita deste fruto.

Cerejas - Casas de Alpedrinha

Cerejas – Casas de Alpedrinha

Nas Casas de Alpedrinha, empreendimento localizado próximo à Serra da Gardunha, as cerejas ocupam lugar de destaque, em uma área total de 4 hectares. É neste espaço que a magia acontece e os hóspedes das casas de campo podem, além de caminhar pelos cerejais e fazer um piquenique em família, colher até 2 kg de cerejas, vivenciando uma experiência única de turismo rural.

De acordo com Luís Sá Pereira, Managing Partner das Casas de Alpedrinha, “a intenção é fazer com que as pessoas circulem e encontrem nas 100 árvores de cereja presentes na Quinta, motivos para celebrar a perfeição da Primavera e, ainda, proporcionar a estes hóspedes uma vivência diferente”. Deste modo, os visitantes sabem que poderão contar com uma programação especial no mês de junho, época em que a colheita das cerejas segue a todo vapor.

Cerejas - Casas de Alpedrinha

Cerejas – Casas de Alpedrinha

Outros tipos de cereja

Para os mais curiosos sobre o universo das cerejas, vale mencionar que, entre os tipos de cereja mais comuns, as seleções burlat e earlise estão entre as mais precoces da região da Beira, ou seja, são as primeiras a surgirem para venda ao grande público. Há a cereja da Cova da Beira, que é a já citada “Cereja do Fundão”, com Indicação Geográfica Protegida, e as variedades Stella, Sherry e Compact Lambert.

São várias as possibilidades que a cereja oferece e algumas delas resultam em pratos deliciosos, como o lombo com cereja e o peito de pato ao molho de cereja. No entanto, cabe dizer que as sobremesas não ficam para trás quando o tema é sabor e, entre elas, estão a geleia de cereja e o bolo de cereja. Outra iguaria produzida com a cereja é o licor que, em Portugal, conquistou muitos apreciadores. Mesmo nos comércios locais, seja do Fundão, da Vila de Alpedrinha e de povoados próximos, a cereja é a estrela da estação. Por esta razão, os restaurantes e as pastelarias incluem o fruto em diversas receitas, apoiando, assim, o turismo sustentável.

Pastel de Cereja do Fundão

Pastel de Cereja do Fundão

Licor de Cereja

Licor de Cereja

Festa da Cereja cancelada

A Câmara do Fundão divulgou um comunicado, ao final do mês de abril, em que afirma que decidiu cancelar a Festa da Cereja, o Festival SangriaAgosto e restantes eventos que ia copromover até final de agosto. Isto se deu face à situação que envolve a covid-19.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, esclareceu que a decisão se impunha frente à necessidade de prevenção que se manterá nos próximos meses. A ideia de que a eventual realização destes eventos seria muito condicionada e restritiva, especialmente nesta fase pandémica, também contribuiu para que as festividades fossem canceladas.

Cerejas no caminho - Rotas da Gardunha © Viaje Comigo

Cerejas no caminho © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Casas de Alpedrinha
Quinta do Anjo da Guarda, S/N,
EN18, 6230-117 Alpedrinha – Fundão, Portugal
GPS: 40.1055 N; -7.4590 W
Telefone: +351 926 620 419 / +351 275 035 400
geral@casasdealpedrinha.com

Cerejas - Casas de Alpedrinha

Cerejas – Casas de Alpedrinha

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo