No dia 3 de outubro de 2020, o Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa vai levar a Almeida – uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal – o evento “Em 1843 a “Roda dos Eispostos” (expostos) é instituída em Almeida!”, com visitas guiadas, comentadas, momentos gastronómicos e um concerto com a Orquestra Sem fronteiras, dirigida pelo maestro João Gaspar, e comentários de Maestro Vitorino de Almeida. Devido à Covid-19, os eventos têm um número limitado de lugares, mas toda a gente pode assistir aos mesmos (ou a parte deles) em streaming, na página de Facebook das Aldeias Históricas de Portugal. Veja o programa completo mais abaixo, neste texto.
Aproveitem e fiquem mais uns dias para visitar as Aldeias Históricas de Portugal (vejam aqui algumas ideias de programas) e, em especial, a histórica Almeida. No dia anterior, a 2 de outubro, a festa é em Castelo Mendo e dia 4 a animação chega a Piódão. Vão ser três dias em cheio!
Como participar ou assistir a estes eventos do Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa?
A inscrição nas atividades é gratuita e limitada a um pequeno número de pessoas. A inscrição pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada.
Em 2020, os espetáculos do Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa vão ter transmissão em streaming na página do Facebook das Aldeias Históricas de Portugal. Nomes conhecidos como Kátia Guerreiro e António Chaínho, Noiserv, The Legendary Tigerman, Tiago Nacarato e Capicua são de artistas que fazem parte de alguns dos 12 programas, bastante diversificados, que incluem gastronomia, visitas guiadas, caminhadas, etc. Tudo para ficarem a conhecer melhor as Aldeias Históricas de Portugal.
PROGRAMA DO DIA 3 DE OUTUBRO DE 2020: CICLO 12 EM REDE – ALDEIAS EM FESTA EM ALMEIDA
“Em 1843 a “Roda dos Eispostos” (expostos) é instituída em Almeida!”
Esta é a premissa para fazer uma viagem no tempo que nos leva a refletir sobre a importância social desta estrutura assistencial e qual o impacto que teve no presente e no futuro de Almeida da época!
Para isso, vão ter visitas guiadas encenadas e comentadas por quem investiga e sabe realmente da temática; haverá música da época e música que resulta da evolução dos tempos; vai ser lançada uma brochura sobre a temática e desenvolvidas novidades gastronómicas a partir de produtos que já se consumiam e produziam à época. Um momento para pensar e refletir o passado, com os pés no presente e os olhos no futuro.
Aproveitem e fiquem mais uns dias para visitar as Aldeias Históricas de Portugal (vejam aqui algumas ideias de programas) e, em especial, a histórica Almeida.
Programa:
10h30 – Visita comentada
“Pregão do Senado – Casa da Roda dos Expostos em Almeida, 1843”.pela CARB e Prof. Doutor Augusto Moutinho Borges
Início na Praça Dr. Casimiro Matias (antiga praça de são João)
TARDE
16h00 – Visita comentada
“Pregão do Senado – Casa da Roda dos Expostos em Almeida, 1843”. pela CARB e Prof. Doutor Augusto Moutinho Borges
Início na Praça Dr. Casimiro Matias (antiga praça de são João)
18h00 – Apresentação da brochura
“Almeida – A Casa da Roda dos Expostos, 1843
Solar de São João
18h45 – Momento gastronómico.por Chef Álvaro Costa
(provas de produtos endógenos, showcooking e jantar)
Solar de São João
21h00 – Concerto
“Do convento ao Quartel ” por Orquestra Sem fronteiras dirigida pelo maestro João Gaspar
Comentários de Maestro Vitorino de Almeida
Claustros do Convento (em caso de condições adversas Picadeiro del Rey)
Streaming
Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal:
Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje.
Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia.
No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.
As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.
A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).
A festa só acaba em novembro!
O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2020” só termina em novembro! Depois de Almeida, a festa continua em Piódão, a 4 de outubro; Sortelha, a 17 de outubro; Castelo Novo, a 24 de outubro, Idanha-a-Velha, a 31 de outubro; e Monsanto, a 7 de novembro.
“Aldeias Históricas de Portugal – 1 destino que são 12!”
Calendário Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” (6 de setembro a 7 de novembro 2020):
– 6 de setembro 2020: Castelo Rodrigo
– 12 de setembro 2020: Linhares da Beira
– 19 de setembro 2020: Belmonte
– 25 de setembro 2020: Trancoso
– 26 de setembro 2020: Marialva
– 2 de outubro 2020: Castelo Mendo
– 3 de outubro 2020: Almeida
– 4 de outubro 2020: Piódão
– 17 de outubro 2020: Sortelha
– 24 de outubro 2020: Castelo Novo
– 31 de outubro 2020: Idanha-a-Velha
– 7 de novembro 2020: Monsanto