Praia em Cascais e roda gigante © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 3, 2015

Visitar Cascais, Portugal

Portugal [ Cascais ]

Cascais fica a cerca de 30 minutos de Lisboa e é uma das mais interessantes vilas de Portugal. Se partir da capital portuguesa, a viagem de comboio, pela marginal, junto ao rio e mar é um dos passeios mais bonitos que pode fazer.

Cascais

Cascais © Viaje Comigo

Cascais

Cascais © Viaje Comigo

A praia ampla e as ruas pitorescas fazem de Cascais um local muito visitado por turistas e também por ser uma vila piscatória – com muitos restaurantes a servirem o peixe fresco. Entre a baía e a serra de Sintra, Cascais foi, no século XIX, o local escolhido pela família real para férias. No Largo de Camões, no centro histórico, estão as lojas e restaurantes.

Estátua de Luís de Camões - Cascais

Estátua de Luís de Camões – Cascais © Viaje Comigo

Rua dos restaurantes em Cascais

Rua dos restaurantes em Cascais © Viaje Comigo

Havia um dizer antigo “Cascais, uma vez e nunca mais”, devido aos maus acessos que existiam para a vila. Isso era no século XIX, atualmente não é assim e os acessos são bons e modernos.

Esta é uma zona que geralmente goza de bom tempo e, por ter um centro pitoresco, convida a passeios e a experimentar os restaurantes de variados estilos: desde os tradicionais portugueses, aos italianos, irlandeses, bares, cafés e pastelarias de grande qualidade.

Restaurantes em Cascais

Restaurantes em Cascais © Viaje Comigo

Restaurantes em Cascais

Restaurantes em Cascais © Viaje Comigo

Cascais

Cascais © Viaje Comigo

A Baía de Cascais – feita música pelo grupo português Delfins – é o centro dos passeios. É onde se organizam as festas locais e também onde estão muitas lojas, restaurantes, bares e, claro, a praia.

A marina de Cascais tem também espaços para relaxar, desde restaurantes (com especialidades de peixe e mariscos) e bares.

O Paredão ou Passeio Marítimo do Estoril é o local escolhido para longos passeios, sempre junto ao mar. Passeando pelo centro de Cascais verá que a antiga Rua Direita, hoje chamada de rua Frederico Arouca, tem várias lojas e bancas.

No Parque Marechal Carmona vai encontrar o Museu Condes de Castro Guimarães e ainda uma grande diversidade na fauna e flora. O espaço conta com um local para as crianças brincarem. Aqui perto está a Casa das Histórias Paula Rego.

Cascais

Cascais © Viaje Comigo

Cascais

Cascais © Viaje Comigo

A Boca do Inferno fica na costa oeste de Cascais e é onde toda a gente vai espreitar as ondas a baterem na caverna. Aproveite para ver aqui o pôr-do-sol e ficar deslumbrado.

A cerca de 8 quilómetros de Cascais está a praia do Guincho, muito ventosa e, por isso, aconselhada para a prática de surf, kitesurf e windsurf. Ficou conhecida internacionalmente porque apareceu no filme de James Bond “Ao Serviço de Sua Majestade” e acolheu a Taça do Mundo de Windsurf. Campeonatos de surf e bodyboard também passam por esta praia.

Cascais

Cascais © Viaje Comigo

Cascais

Cascais © Viaje Comigo

Igreja em Cascais

Igreja em Cascais © Viaje Comigo

Cascais

Cascais © Viaje Comigo

O QUE VER/ VISITAR

– Casa das Histórias Paula Rego: Museu inaugurado em 2009 que exibe alguns dos trabalhos da artista conhecida internacionalmente Paula Rego. O edifício é trabalho do arquiteto Eduardo de Souto Moura.

Casa das Histórias Paula Rego

Casa das Histórias Paula Rego © Viaje Comigo

– Museu do Mar D. Carlos: com exposições permanentes e temporárias relativas à marinha e biologia.

Estátua do Rei D. Carlos

Estátua do Rei D. Carlos © Viaje Comigo

Museu Condes de Castro de Guimarães: abriu ao público em 1931 e aqui pode visitar obras de arte que mostram a Cascais de outros tempos- desde porcelanas a livros variados. Está dentro do Parque Marechal Carmona

– Palácio de Seixas é a Messe de Cascais: foi construído sobre o que restava do Forte de Santa Catarina. Chegou a servir de casa – Residência de Ornelas – e depois nomeada de Palácio de Seixas. Posteriormente, o dono, Henrique Maufroy de Seixas, deixou em testamento o palácio à Marinha Portuguesa que a explora atualmente.

– Centro Cultural de Cascais está no antigo Convento Nossa Senhora da Piedade: com exposições temporárias variadas.

Centro Cultutral de Cascais

Centro Cultutral de Cascais © Viaje Comigo

– Casa da Guia: já foi a Quinta dos Condes de Alcáçovas, onde está um palacete do século XVII. Fica a caminho da praia do Guincho, este local onde poderá relaxar, nos restaurantes, lojas e cafés junto ao mar.

– Forte e Farol Santa Marta: funciona como farol e acolhe um museu dedicado à história dos faróis.

– Forte da Nossa Senhora da Luz: no início, chamava-se Torre de Santo António e servia para proteger as margens de Lisboa.

– Cidadela de Cascais: é onde está inserida a Pousada de Cascais e e inclui a Fortaleza da Luz. No século XIX serviu de residência de verão ao rei D. Luís.

Pousada de Cascais - Vista do quarto

Pousada de Cascais – Vista do quarto © Viaje Comigo

Cidadela de Cascais

Cidadela de Cascais © Viaje Comigo

– Palácio dos Duques de Palmela: construído no século XX, o palácio está situado no paredão que liga Cascais ao Estoril.

– Casa da Pérgola: aluga quartos e fica mesmo em frente à geladaria Santini.

– Casa Santa Maria; de início do século XX, é da autoria do arquiteto José Lino, e considerada uma obra de arte.

Cascais

Cascais © Viaje Comigo

– Estoril: Casino e jardins no exterior, para relaxar. Do outro lado da linha de comboio pode passear à beira-mar, onde tem restaurantes e bares. A zona do Tamariz tem um restaurante à beira-mar que é bar-discoteca durante o verão.

– Forte de São Julião da Barra: construído no século XVI é a sede do Ministério Nacional da Defesa.

– Forte São Lourenço do Bugio (Torre do Bugio), está situado no meio do rio Tejo.

Jardim em Cascais

Jardim em Cascais © Viaje Comigo

– Forte de São Bruno de Caxias (foi usado como prisão política durante o regime de António de Oliveira Salazar.

Outros Fortes: Forte da Cruz (também conhecido como o Chalet Barros); Forte da Giribita; Forte de São Pedro conhecido por Forte Velho; Forte da Cadaveira conhecido como São Teodósio Forte da Cadaveira ; Forte de São Julião da Barra; Forte de São João das Maias; Forte de São Jorge de Oitavos; e Forte do Guincho (Forte da Praia do Abano).

– Parque Natural de Sintra-Cascais
Estende-se desde a Serra de Sintra, passando pela Praia do Guincho até ao Cabo da Roca – o ponto mais ocidental da Europa.

Cascais

Cascais © Viaje Comigo

ONDE DORMIR EM CASCAIS

Fique com as sugestões do Viaje Comigo sobre alojamento em Cascais.

Pousada de Cascais

Pousada de Cascais © Viaje Comigo

ONDE COMER

São muitos os restaurantes com gastronomias do mundo inteiro. Junto da praia estão estacionadas food trucks com sabores diferentes. Experimentámos o restaurante Taberna da Praça (na Cidadela) e aconselhámos. Quer deixar-nos a sua sugestão de onde comer?

Pousada de Cascais - Taberna da Praça

Pousada de Cascais – Taberna da Praça © Viaje Comigo

Food truck junto da praia de Cascais

Food truck junto da praia de Cascais © Viaje Comigo

Em Cascais, seja verão ou inverno, a Santini é a geladaria mais concorrida. Os gelados ao estilo italiano, feitos com frutas e produtos frescos, chegam a fazer filas que vêm até à rua. Abriu há mais de 60 anos no Tamariz mas agora tem mais lojas no país.

Pastelarias: tem muitas e boas!

Pastelaria Garrett
Avenida Nice, 54 – Estoril
2765-259 Cascais

Pastelaria A Bijou de Cascais
Rua Regimento Infantaria Dezanove, 55, Cascais

Praia em Cascais e roda gigante

Praia em Cascais e roda gigante © Viaje Comigo

Cascais

Cascais © Viaje Comigo

Cascais

Cascais © Viaje Comigo

Baía de Cascais

Baía de Cascais © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo